Nova patente Playstation 5 causa preocupação nos jogadores sobre microtransações

Nova patente Playstation 5 causa preocupação nos jogadores sobre microtransações

A Sony Interactive Entertainment registou uma nova patente para uma “plataforma de recursos em jogo” que aparentemente descreve uma nova tecnologia de assistência de IA que ajudará os jogadores oferecendo soluções para quando eles ficam presos num nível ou não conseguem derrotar determinado Boss.

À primeira vista a tecnologia parece vantajosa, mas alguns jogadores PlayStation estão preocupados com a forma como a tecnologia pode ser abusada por algumas companhias.

Com assistentes IA como Siri e Alexa é natural que a Sony também esteja a explorar a possibilidade de criar o seu próprio assistente IA a ser implementado já na Playstation 5 dando assim assistência aos jogadores quando estes são confrontados com um problema em jogo que não conseguem ultrapassar.

O que preocupa os jogadores é como a ajuda será prestada, pode passar desde uma dica do assistente em como passar o Boss ou problema, mas uma companhia que procura um rendimento extra pode muito bem implementar microtransações nessas ajudas. Por exemplo, querem derrotar um Boss e não conseguem, o assistente IA pode dar a dica de que outros jogadores estão a derrotar aquele boss com o recurso “x” e oferecer uma microtransação para os jogadores comprarem aquele recurso.

Na patente podemos ler:

Muitas vezes, pode haver um recurso em jogo do ambiente do jogo que poderia ajudar o utilizador a atingir o objetivo com o personagem. O recurso em jogo pode ser conteúdo para download (DLC), add-ons, upgrades, itens, dicas, estratégia, dados comuns, etc. No entanto, o utilizador não está necessariamente ciente de que esse recurso existe.

A patente foi submetida em 2019 e foi publicada a 30 de janeiro de 2020. Tal como todas as patentes, não significa que a Sony vá necessariamente implementar este conceito na Playstation 5.