Desde o lançamento das placas gráficas Nvidia GeForce RTX 4090 que diversos utilizadores relataram que os conetores 16 pinos/PCIe Gen5/12VHPWR das mesmas derreteram devido à excessiva quantidade de energia que necessitam para o seu funcionamento. Alguns até comentaram que as mesmas se incendiaram e danificaram outros componentes do seu PC.

Perante tais desenvolvimentos, a NVIDIA revelou ao The Verge que vai substituir todas as placas gráficas afetadas e pede a todos os consumidores e parceiros para enviarem as mesmas para análise. Contudo, o consagrado website Igor’sLAB referiu que este problema não é causado pelo sobreaquecimento das placas gráficas, nem pela indicada flexão do cabo de alimentação. O problema parece estar no próprio adaptador de energia que alega ser de baixa qualidade.

Diz-se que o adaptador tem um design perigoso. Contactos vacilantes com soldas fracas podem estar na causa que muitos adaptadores registam grandes picos de calor. A principal causa está no próprio adaptador de energia da NVIDIA, outras marcas podem não ser afetadas pelo problema. Dobrar ou torcer os fios diretamente no conetor do adaptador coloca muita pressão nas juntas e pontes de solda, que tal forma que podem mesmo se danificar. A ponte interna entre os pinos é muito fina para compensar o fluxo de corrente em duas ou três linhas de 12V ligadas em vez de quatro.

FONTEIgor'sLAB
Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments