Visual Playstation 5

Anunciada em 2018 eis que finalmente chegou a nova geração de consolas com a Sony Interactive Entertainment a apresentar a sua Playstation 5. Depois de passarmos algumas semanas com a consola aqui ficam as nossas impressões desta PS5 que chega ao nosso mercado dia 19 de novembro em duas variantes, edição digital por 399,99€ e com unidade de disco Blu-Ray Ultra HD por 499,99€.

A primeira Playstation foi lançada no Japão a 3 de dezembro de 1994

Esta nossa análise vai incidir sobre a consola com leitor de Blu-Ray que foi cedida ao OtakuPT pela Playstation.

A primeira coisa que imediatamente vão notar é o tamanho da consola, a Playstation 5 não tem medo de ser o centro das atenções e apesar de grande o departamento de engenharia da Sony não teve receio de se afastar de um design mais industrial e optar por um look mais futurista que na nossa opinião resulta em pleno. A PS5 com o seu design elegante grita evolução tecnológica e é uma afirmação sem receio da entrada de uma nova geração.

Playstation 5 horizontal photo

A Playstation 5 foi concebia para poder ser posicionada de duas maneiras, na vertical ou então na horizontal, sendo que por estes lados a posição vertical foi a mais consensual. Com 4.5kg vão poder contar com uma consola que tem 39cm de altura, 26cm de profundidade e 10.4cm de largura, isto claro com a PS5 na vertical.

Dominada pelas cores branco e preto, a Playstation 5 possui dois painéis laterais que facilmente podem ser removidos e que abrem todo um potencial de negócio de personalização, aliás apesar do seu tamanho a PS5 é a consola da Sony que mais potencial tem neste campo e não será estranho ver no futuro edições de colecionador a incluir painéis laterais PS5 temáticos.

Playstation 5 photo ventsPara além dos painéis massivos o que capta também a atenção é a grelha de ventilação que envolve toda a consola que para além de permitir uma ótima circulação de ar esteticamente confere à Playstation 5 um look mais vanguardista, ainda para mais associada aos leds de atividade que projetam na parte interna dos painéis uma tonalidade azulada.

Já o painel preto central da Playstation 5 distancia-se mais da estética mate da consola e introduz uma superfície mais brilhante que dada a sua natureza vai projetar reflexos e que é um autêntico hímen de impressões digitais.

Na parte frontal da consola vão encontra os botões de ligar a consola e ejetar o Blu-Ray, para além de uma porta USB Type-A (Hi-Speed USB) que permite carregar o Dualsense e ainda uma porta USB Type-C permitindo velocidades de transferência até 10Gps.

A primeira Playstation tinha 2 Megabytes de RAM, a Playstation 5 tem 16GB

Na parte traseira da Playstation 5 vão encontrar duas portas USB Type-A (Super-Speed USB 10Gbps) e uma porta HDMI que vai permitir a ligação a TVS que suportem 8K e 4K 120Kz de acordo com o especificado HDMI 2.1. Podem estar descansados que a PS5 vem acompanhada de um cabo HDMI para além do cabo de alimentação e USB para conectar o Dualsense.

Relativamente a conexões na parte traseira da PS5 está a habitual entrada de Ethernet para ligação à Internet sendo que a consola se consegue ligar por Wi-Fi (IEEE 802.11 a/b/g/n/ac/ax) e possuiu Bluetooth 5.1.

Perguntam vocês, então e o comando da Playstation 5, o DualSense, não é mencionado? Na realidade o DualSense é algo tão especial que é merecedor do seu próprio artigo cujo link encontram em baixo.

Análise ao Dualsense – O futuro nas vossas mãos

Para terminar esta parte da componente física da Playstation 5 e sem entrar em aspectos mais técnicos a consola vem equipada com um SSD de 825GB e podem muito facilmente adicionar mais memória super rápida com a adição de um outro SSD, basta para tal removerem o painel direito e logo ali após a remoção de um parafuso podem colocar um SSD NVMe. Podem estar descasados que esta operação não envolve qualquer violação de garantia, devem no entanto estar atentos se a memória SSD NVMe que compram é compatível com a Playstation 5. A Sony Interactive Entertainment foi neste campo muito “user friendly” não impondo tecnologia proprietária e abrindo assim o mercado à competição sendo que são os jogadores que saem a ganhar, qualquer fabricante pode produzir memória para a Playstation 5 têm é, no entanto, corresponder aos altos parâmetros de qualidade e desempenho impostos pela Sony.

O Solid State Drive (SSD) desenvolvido para a Playstation 5 é algo que se destaca, pois, foi personalizado para ser extremamente rápido e isso é bem notório nos tempos de loading dos jogos. Verificamos assim tempos de carregamento mais rápidos e também instalações / atualizações mais rápidas, abrindo assim todo um potencial de imersão e inovação de gameplay a todos os jogos desenvolvidos para Playstation 5.

Já na componente gráfica a Sony colaborou juntamente com a AMD para a personalização de uma GPU baseada na arquitetura AMD Radeon RDNA 2, significando isso a disponibilidade das mais recentes tecnologias gráficas como o ray tracing e claro o suporte de 4k para aquela fidelidade gráfica inabalável.

Imagem do CPU da Playstation 5

Podem consultar em baixo as especificações detalhadas da consola:

  • CPU: x86-64-AMD Ryzen “Zen 2” (8 Cores / 16 Threads), frequência até 3.5 GHz
  • GPU: Motor gráfico baseado na AMD Radeon RDNA 2, frequência até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS)
  • RAM: GDDR6 16GB (largura de banda de 448GB/s)
  • SSD: 825GB (leituras a 5.5 GB/s)
  • Discos de jogos: Ultra HD Blu-ray, capacidade até 100 GB
  • Vídeo: Suporte para TVs 4K 120Hz, TVs 8K, HDR
  • Áudio: “Tempest” 3D AudioTech

A Playstation 5 é ruidosa e aquece muito?

A pergunta em cima é uma das preocupações da comunidade. A Playstation 4 e Playstation 4 Pro tem a reputação de aquecer e para manter a temperatura em intervalos saudáveis para a consola, a sua ventoinha é puxada ao limite o que se traduz numa poluição sonora considerável.

Ventoinha de arrefecimento da Playstation 5 imagem

Close-up vent playstation 5Por isso se a vossa pergunta é… a Playstation 5 é ruidosa? A resposta é… NÃO. No entanto, apesar da Playstation 5 ser mais silenciosa que a Playstation 4, tal não significa que não vão deixar de ouvir a ventoinha da consola. Devemos ter em conta que todo o design da Playstation 5 foi concebido para otimizar o fluxo de ar, o que significa uma maior exposição dos componentes de dissipação de calor ao ambiente e em consequência disso, menores obstáculos para a dissipação das ondas sonoras. Depois de testarmos inúmeros jogos e puxarmos pelas capacidades da Playstation 5 podemos dizer que o barulho da ventoinha da Playstation 5 não será um fator de distração, significando isto que o barulho está presente, mas só se vão aperceber de tal se ativamente estiverem atentos à procura dele.

Interface e Software

Passamos depois para a experiência Playstation 5. Aqui a Playstation opta por uma interface simples, intuitiva e fluida. Temos uma separação da área de “Jogos” da área de “Conteúdo multimédia” onde vão residir apps como Netflix, Crunchyroll, Youtube, etc…

astro'splaysroom screenshot

Vamos concentrarmo-nos na área dos Jogos. Tirando proveito da velocidade proporcionada pelo hardware da Playstation 5 tudo é fluido, sendo que a maior parte das informações é apresentada ao jogador através de cartões.

Vão poder transitar rapidamente entre a seleção de cada jogo com a Playstation 5 a apresentar um background relacionado com cada título. Na página do jogo para além de ser apresentada a opção de iniciar o jogo é igualmente revelada a percentagem do nosso progresso nesse jogo e o número de troféus conquistados.

Salta diretamente para a ação

Um clique para baixo e somos brindados com as “Atividades”, um conjunto de cartões que nos informam da percentagem de conclusão de determinada atividade e que nos permite saltar diretamente para aquela área do jogo. Basta selecionar o objetivo que queremos tentar concluir e clicar em retomar que somos transportados para aquela área do jogo.

O SSD da PS5 é  aproximadamente 100x mais rápido do que o disco mecânico tradicional

Mais um clique para baixo e somos brindados com os vídeos mais populares da comunidade e se derem mais um clique são apresentados “Suplementos” para o jogo em questão, sejam DLC, componente multiplayer, upgrade para edição deluxe, etc…

Uma vez lançado o jogo a opção de retomar atividades está também disponível dentro do próprio jogo, basta para tal pressionarem o símbolo da Playstation no DualSense e são apresentados um conjunto de cartões com várias atividades e a sua percentagem de conclusão. Fazendo uma analogia muito simplista, pensem numa espécie de “fast travel” dentro do próprio jogo.

Se forem subscritores do Playstation Plus vão ter uma vantagem com estes cartões, pois se pressionarem o X é apresentado um menu com os objetivos e terão acesso a um pequeno vídeo que vos vai mostrar como conseguir superar aquele objetivo, seja a mostrara localização de um item ou como derrotar um inimigo, aliás, se tiverem muita dificuldade podem até fixar o vídeo de ajuda na lateral do ecrã e ir jogando e olhando para o vídeo.

Durante um jogo vai ser o botão da Playstation no DualSense que vos vai abrir múltiplas opções. Para além de poderem voltar para o ecrã principal, surge agora um botão apelidado de “Comutador”, o que é que ele vai permitir? Basicamente serve de menu rápido para poderem saltar rapidamente de um jogo para outro ou de um jogo para uma aplicação (ex. youtube). Têm depois as “Notificações”, o “Game Base” que vos vai permitir criar um grupo, conversar com um amigo por voz, convidar alguém para um jogo ou enviar uma mensagem. Temos depois “Música” onde podem vincular a vossa conta Spotify e ir jogando ao ritmo que escolheram, segue-se as opções de “Som”, “Micro” que tanto podem silenciar neste menu como no botão exclusivo no DualSense, “Acessórios” para gerirem o DualSense e outros periféricos. No final da lista horizontal temos o nosso perfil onde podemos gerir o nosso estado online, trofeus, visão geral de perfil, mudar de utilizador, terminar sessão, etc… e por fim temos a “Alimentação”, basicamente a opção de colocar a Playstation 5 em modo repouso, reiniciar ou então desligar completamente.

Regressando ao menu principal da Playstation 5, temos acesso às “Definições” no canto superior direito que são apresentadas de maneira similar ao que já vimos na Playstation 4, com algumas novidades, vão por exemplo poder configurar “Avisos de Spoilers“, onde definem se querem que seja ocultado conteúdo que contenha potenciais spoilers, esse conteúdo pode ser identificado pelos programadores dos jogos, ou então, podem pura e simplesmente pedir à Playstation 5 para não mostrar conteúdos de partes do jogo que ainda não exploraram.

Troféus ficaram ainda mais épicos

Com a Playstation 5 vão ficar para trás as capturas de ecrã em preto dos troféus, isto pois o registo de conquista dos trofeus fica agora registado em vídeo, sim leram bem, vão poder reviver em vídeo aquele momento especial em que conquistaram aquele troféu super difícil, algo para mais tarde ver uma e outra vez. Nas opções vão poder escolher se querem capturar um screenshot no momento de conquista do troféu, se querem que fique gravado em vídeo e podem até escolher se o registo em vídeo tem uma duração de 15 ou 30 segundos.

Os troféus ficam assim muito mais dinâmicos e sociáveis, muitos vão partilhar nas redes sociais aqueles vídeos a conquistarem os seus troféus.

Screenshot do menun do vídeo de troféus Playstation 5

Vai ser aqui que também vão poder configurar as transmissões a partir da Playstation 5 escolhendo a resolução dos vídeos, 30 ou 60 fps, a configuração da câmera, sobreposições, etc…

A subscrição Playstation Plus vai também dar aos jogadores de forma gratuita a PlayStation Plus Collection, uma coleção de 20 jogos, dos quais 10 pertencem aos PlayStation Studios. Termos assim:

  • Bloodborne
  • Days Gone
  • Detroit: Become Human
  • God of War
  • Infamous Second Son
  • Ratchet and Clank
  • The Last Guardian
  • The Last of Us Remastered
  • Until Dawn
  • Uncharted 4: A Thief’s End
  • Batman: Arkham Knight
  • Battlefield 1
  • Call of Duty: Black Ops III – Zombies Chronicles Edition
  • Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
  • Fallout 4
  • Final Fantasy XV Royal Edition
  • Monster Hunter: World
  • Mortal Kombat X
  • Persona 5
  • Resident Evil 7 Biohazard

Desempenho Playstation 5

Testamos na Playstation 5 jogos recentes como Astro’s Playroom, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e também alguns jogos Playstation 4 que testamos aqui anteriormente no OtakuPT, como por exemplo o Ghost of Tsushima. Em termos de desempenho não verificamos nenhum constrangimento relacionado com gameplay e a consola comportou-se de maneira formidável sem nenhum crash, lentidão, perda acentuada de frames, etc…

É notório que os jogos desenvolvidos a pensar na Playstation 5 conseguem ter um desempenho superior, nomeadamente tempos de loading super rápidos, tirando partido do combo CPU / armazenamento rápido / velocidade de dados da Playstation 5. Nos jogos Playstation 4 que experimentamos no pior dos casos o seu desempenho na Playstation 5 foi igual ao da Playstation 4, o que um update provavelmente resolverá.

Aliás uma das imagens de marca da Playstation 5 será mesmo a sua velocidade, entrar num jogo ou carregar determinada área deixa de ser um processo tedioso e vai incentivar o jogador a explorar ainda mais os jogos. É impressionante a fluidez com que conseguimos entrar e sair de um jogo e o momento quase instantâneo em que saltamos da ponta de um mapa para o outro ponto oposto.

8K / 4k 120fps / HDR

Conectamos a Playstation 5 a um monitor gaming da Asus sem qualquer problema, acontecendo o mesmo com uma TV 4K HDR da Samsung. A Playstation 5 foi capaz de detetar as dimensões de ecrã sem qualquer problema e ajustar o seu output da forma esperada.

Fica aqui uma nota aos streamers, o comportamento da Playstation 5 com placas de captura (ex. Elgato) é exatamente igual ao da Playstation 4, o que significa que não vão ter de alterar nada no vosso setup. PS. Não se esqueçam de desligar nas opções da Playstation 5 o HDCP para conseguirem captura vídeo.

Playstation 5 photo close-up

Em suma, a Playstation 5 é capaz de grafismos de nova geração em alta resolução, com melhorias gráficas consideráveis e desempenho a condizer, sendo que parte agora dos produtores dos jogos conseguirem tirar partido de todo o poder computacional que a Playstation 5 oferece. É também garantido que à medida que esta geração for amadurecendo cada vez mais os produtores serão capazes de explorar em pleno esta poderosa plataforma.

Elegante, veloz e poderosa!

Em conclusão, a Playstation 5 mostrou-se uma consola extremamente competente e impressionante com a sua velocidade, poder gráfico e imersão não só audiovisual mas também tátil com o fantástico Dualsense, permitindo a criação de experiências incríveis e únicas para o jogador. O futuro chegou!!!

Em cima fica a nossa review em vídeo da Playstation 5 de uma maneira mais informal. Esta é uma boa altura para subscreverem o nosso canal de youtube.