O DualSense, o comando da Playstation 5, foi das primeiras coisas que a Sony Interactive Entertainment mostrou quando começou a sua máquina de hype para o lançamento da sua próxima consola de nova geração. Era palpável o entusiasmo que a companhia nipónica tinha neste seu feito tecnológico e Jim Ryan, Presidente e CEO da companhia, teceu rasgados elogios ao DualSense prometendo um rompimento com a tradição dos comandos anteriores Playstation.

Sabiam que o DualShock foi lançado no Japão em 1997

Termos como feedback háptico e gatilhos adaptáveis começaram a ser atirados aos jogadores, mas só agora passado muito tempo é que finalmente podemos constatar a transição dessas termos do papel para as nossas mãos, e o resultado é tão impressionante que decidimos criar um artigo apenas dedicado ao DualSense, considerem isto como um complemento à nossa review da Playstation 5. Sim, o DualSense é assim tão impressionante….

Design do DualSense

Começamos com o seu design e sim, para além da tonalidade branca a primeira coisa que salta à vista é o seu tamanho, o DualSense é maior que o Dualshock 4 e acaba também por representar uma mudança na linguagem de design dos comandos Playstation. Vemos agora um maior aproximar aos comandos de outras companhias e o seu tamanho acaba por o tornar mais confortável em longas sessões de jogo, para além de uma maior superfície para agarrarmos, a textura escolhida proporciona uma maior aderência. Como curiosidade a textura do comando é criada com a utilização de minúsculos símbolos dos botões clássico da Playstation.

O layout de botões e joysticks é mantido sendo que os botões embora mantendo a sua simbologia acabam por perder a sua coloração característica conferindo ao comando um ar mais sóbrio.

Desapareceu também a barra colorida na traseira do comando sendo que a indicação visual colorida passou agora para a parte lateral e inferior do touchpad que recebeu um upgrade significativo, muito maior permitindo não só uma deteção mais precisa, mas também a execução de gestos de uma forma bem mais confortável.

Mais abaixo para além de botão “Playstation” vão encontrar uma novidade, um botão dedicado para fazerem mute do microfone incorporado do DualSense. Quando o ativam o botão adquire uma iluminação alaranjada, mas podem ficar descansados, se quiserem podem nas opções da Playstation 5 selecionar a opção para que sempre que a consola é inicializada o DualSense fica automaticamente com o seu microfone desligado.

Um importante menção também ao altifalante incorporado no DualSense que é muitíssimo melhor que o do Dualshock 4, mais robusto, mais alto e claro, contribuindo ainda mais para um grande interatividade e imersão com os jogos.

Foto dos analógicos do DualSense

Uma palavra também sobre os analógicos, que como podem ver pela foto que tiramos em cima a Playstation no DualSense opta por uma textura nos bordos mais áspera e com uma textura mais notável, o que se traduz numa maior aderência, mas só com o tempo será possível constatar a sua durabilidade.

No lugar do botão “Share” vão encontrar o “Create” que vai na Playstation 5 expandir todo um leque de opções para poderem gravar e partilhar gameplay.

Algo que também é de louvar é a opção por parte da Sony em colocar como ligação no DualSense uma porta USB Type-C, conferindo uma maior robustez e estabilidade quando estamos ligados à consola por cabo USB, definitivamente uma melhoria relativamente ao Dualshock 4.

O DualShock ganhou este nome pois foi concebido com dois motores vibratórios

Outra das melhorias que os jogadores vão apreciar é o tamanho de R1 e L1, os botões estão significativamente maiores, tornando-os mais facilmente identificáveis e acabando assim com aqueles cliques acidentais.

Passamos assim para as duas principais inovações do DualSense, o feedback háptico e gatilhos adaptáveis, que são duas tecnologias formidáveis que a Sony oferece aos jogadores e que cabe agora aos produtores dos jogos explorarem a sua capacidade ao máximo.

Playstation 5 – Análise

Feedback háptico

Háptico é um termo relacionado com o “tato” e a ciência do toque, dedicada a estudar e a simular a pressão, a textura, a vibração e outras sensações biológicas relacionadas com o toque. Neste capítulo o DualSense através da vibração representa um avanço tecnológico conferindo ao jogador uma maior imersão.

O DualSense vai conseguir através da sua tecnologia de vibração transmitir ao jogador uma panóplia de sensações bem distintas e imersivas. Para terem uma ideia do controlo fino que o comando consegue exercer sobre o que transmite ao jogador vão por exemplo não só conseguir sentir cada um dos passos do personagem que estão a controlar, mas vão até conseguir identificar se o personagem está a caminhar sobre água, asfalto, terra, se está até a caminhar contra um vento forte… impressionante.

O DualSense consegue até transmitir a sensação de deslocação de massa, ou seja, se um dos lados está mais pesado que outro ou se algo de deslocou de um lado para o outro. Se bem implementado num jogo de corridas vão conseguir sentir por exemplo que um dos lados do carro saiu do asfalto e está na terra… ou se um personagem se está a desequilibrar para algum lado.

O comando da Playstation volta a ser branco após 3 gerações de consolas

Se quiserem conhecer um pouco de todo o potencial que o DualSense tem para oferecer então o primeiro jogo que devem experimentar e que é gratuito é o Astro’s Playroom, cuja review está aqui no OtakuPT.

Aliás o Astro’s Playroom explora tanto as capacidades do comando que permite até utilizarem o microfone do DualSense para com o vosso sopro interagirem com o jogo!!!

Gatilhos adaptáveis

Passamos depois para os gatilhos adaptáveis e que na minha opinião serão o que mais vai surpreender os jogadores e são o aspecto mais inovador do DualSense que muitos vão tentar copiar pois a experiência que proporcionam é inabalável.

Quando pegam pela primeira vez no DualSense e pressionam R2 e L2 não vão notar grande diferença para com o DualShock 4, mas assim que ligam o DualSense e entram num jogo que o suporte a vossa opinião vai mudar 180º.

Ape Escape foi o primeiro jogo desenvolvido especificamente para o DualShock

O DualSense vai permitir a implementação de vários níveis de resistência aos gatilhos. Significa isto que em determinadas situações terão de exercer mais pressão para o pressionarem até ao fim. Mas essa resistência pode não ser linear, o que significa poderão pressionar o gatilho até determinado ponto, mas depois terão de fazer ainda mais pressão para continuar progredir.

O DualSense consegue assim simular com os gatilhos movimentos contínuos e progressivos, vários tipos de resistência, pontos diferentes até onde o gatilho pode progredir e até consegue transmitir na perfeição o momento em que partem algo.

O futuro nas vossas mãos!!!

O DualSense é sem dúvida uma das estrelas desta nova geração em que entramos. É o comando mais tecnologicamente avançado que por aqui já passou e é um enorme sorriso para o futuro da imersão nos videojogos.

Em cima fica a nossa review em vídeo da Playstation 5 de uma maneira mais informal. Esta é uma boa altura para subscreverem o nosso canal de youtube.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments