A Capcom referiu que vai utilizar os dados da ePARA nas opções de acessibilidade do jogo Street Fighter 6.

A ePARA é uma empresa de e-Sports japonesa que visa criar um ambiente competitivo onde qualquer jogador pode participar independentemente de idade, sexo ou deficiência. Também ajuda a pessoas com estas características a encontrar emprego.

Esta não é a primeira vez que a ePARA participa ativamente num dos jogos da série. Anteriormente também o fez durante um torneio de Street Fighter V Champion Edition, intitulado Shingan Cup. Neste os jogadores que participaram foram todos cegos, e para determinar o que estava a acontecer nos combates a organização utilizou diversos sons.

Em Street Fighter 6, a Capcom vai utilizar esses sons para os implementar nas suas opções de acessibilidade. De salientar que as mesmas também estão disponíveis na demo que foi recentemente disponibilizada para todas as plataformas onde o jogo vai estar receber lançamento no dia 2 de junho. As opções são as seguintes:

  • Som de aproximação ou afastamento do adversário
  • Som cada vez que um ataque cruzado acerta no adversário
  • Som quando um ataque acerta no adversário
  • Som de notificação da quantidade de medidor de vitalidade que a personagem ainda possui
  • Som de notificação da quantidade de Super Art que a personagem ainda dispõe
  • Som cada vez que é realizada uma Super Art
  • Seleção de lutador/cenário

Os indicadores de som podem ser ativados/desativados, e o tempo de seleção de cenário/personagem pode ser definido como “Ao selecionar com o cursor” ou “Ao pressionar um botão”. Para o som de notificação da quantidade de medidor de vitalidade/Super Art restante será necessário pressionar um botão atribuído à função no ato de seleção da personagem.

Os sons da distância até ao adversário fluem constantemente durante o jogo e mudam continuamente de tom e intervalos à medida que a distância aumenta ou diminui. Quanto mais longe o jogador estiver, mais baixo será o som e maior será o seu intervalo. Quanto mais próximo o jogador estiver, mais alto será o som e menor será o intervalo. Também é possível determinar de que lado estamos do nosso adversário com um som específico.

Street Fighter 6 vai receber lançamento no dia 2 de junho para as consolas PlayStation 4PlayStation 5Xbox Series epara o PC (Steam). Uma demo já está disponível para todas as plataformas.

Bruno Reis
Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
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