xCuri0, um utilizador no Reddit revelou que a versão para o PC (Steam) de Forspoken é incompatível com as placas gráficas da arquitetura AMD Polaris. Este efeito deve-se ao Direct X12 necessitar de uma versão superior à API existente nestas placas.

A especificação básica do Direct X12 é suportada por quase todas as placas gráficas disponíveis nos últimos anos. No entanto, certos recursos, como shadders ou meshes não existem na API em modelos como a AMD RX 400 ou AMD RX 500. O nível mais alto atualmente é o DirectX12 Ultimate (12_2) que é compatível com as arquiteturas mais recentes da AMD, nomeadamente a RDNA2 e RDNA3.

As placas gráficas mais antigas da AMD, tais como as já citadas da série Radeon RX 400 (GCN4), foram introduzidas com o suporte DirectX12_0, o mais básico e funcional. O nível superior apenas é suportado pela arquitetura GCN5 (Vega), ou seja, pelas placas da segunda geração desta arquitetura, tais como a AMD Radeon VII.

A arquitetura AMD Polaris alimentou as placas gráficas da séries Radeon RX 480 (2016), Radeon RX 580 (2017) e Radeon RX 590 (2018). Infelizmente este trio de gerações não pode desfrutar da aventura de Frey por não possuir recursos para tal. Também é muito provável que o trio de componentes não consiga executar um jogo moderno e exigente como Forspoken mesmo em resoluções baixas. Esperemos que mais jogos no futuro não necessitem de APIs mais avançadas no Direct X12 para serem executados. No entanto, já foi reportado que a NVIDIA GeForce 900 é compatível com o jogo, mesmo que se trate de uma placa gráfica de 2016.

Bruno Reis
Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments