Artista de The Promised Neverland gera polémica na Coreia do Sul

No passado dia 15 de janeiro foi comemorado o aniversário do personagem Ray do mangá Yakusoku no Neverland (The Promised Neverland) escrito por Kaiu Shirai e ilustrado por Posuka Demizu.

Por esse motivo, a ilustradora do mangá publicou uma ilustração especial dos personagens que acabou por gerar uma grande polémica.

A ilustração que podem ver em cima apresenta diferentes personagens da obra, com Ray no centro, a vestir uniformes militares, especificamente da Era Taisho, ou seja, são uniformes do Exército Imperial Japonês.

Claro está que tal foi o pretexto para online vários sul-coreanos começarem a atacar a ilustradora:

Não, estas não são roupas militares modernas do Japão, mas da Era Taisho. A Era Taisho foi a época em que o Japão cometeu crimes de estupro, violência e assassinato em territórios estrangeiros que procurava conquistar.

Tal como em outras ocasiões a essência da controvérsia foi gerada em países ao redor do Japão, como Coreia do Sul e China, que criticaram Posuka Demizu por esta estar a “glorificar os tempos sombrios do Japão”.

Outras críticas afirmam que “o Japão tenta mudar a história para que ninguém se lembre desses eventos” e que “nunca se desculparam a esses países pelos seus crimes passados”. No final, Demizu não apagou a postagem, mas fechou a possibilidade de adicionar mais comentários.

O que muitos não se aperceberam cegos pelo sentimento anti-Japão foi que Demizu não se estava a referir a uma época específica do Japão, mas a ilustração era baseada num dos modelos apresentados no jogo para smartphones The Promised Neverland ~ Escape from the Hunting Court. Isso era demonstrado nos trajes dos três personagens principais: Emma, ​​​​Ray e Norman, cujas roupas são idênticas às mostradas no visual do jogo em cima.

Em cima podem ver o nosso vídeo a mostrar o livro de arte de Posuka Demizu. Esta é uma boa altura para subscreverem o nosso canal de youtube.

Subscreve
Notify of
guest
2 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
20 , Janeiro , 2022 2:51

“ain, me sinto ofendido por tal coisa. Ah mano, vtmnc

Ronanfalcon
Ronanfalcon
13 , Fevereiro , 2022 15:04

“A Era Taisho foi a época em que o Japão cometeu crimes de estupro, violência e assassinato em territórios estrangeiros (…)”
Absolutamente toda guerra teve isso, seja em qual lugar do mundo. Podia ter criticado o uso da roupa, só por ser ‘uma era de guerras’, por não ser atual, mas as outras coisas são óbvias.

“nunca se desculparam a esses países pelos seus crimes passados”
Até nós aqui, do outro lado do mundo, sabemos que esses pedidos já foram feitos, para além de acordos com a coréia, envolvendo várias coisas (dinheiro e o próprio pedido de desculpas em si) – ou seja, a frase mente, só por que é fácil afirmar isso aleatoriamente.

E, para além disto tudo, o fim da notícia já vale como o final do que eu falaria.
Sendo franco, só comentei por que achei esses pontos importantes de ressaltar, mas no geral, já deu no saco isso dái.