O editor Yūta Momiyama da Shueisha que gere a Shonen Jump+ da Weekly Shonen Jump e o MANGA Plus escreveu um artigo para explicar por que o departamento editorial da Shonen Jump+ gerência a distribuição no exterior através do MANGA Plus internamente.

Em primeiro lugar, ele explicou que é normal que editoras vendam os direitos de publicação no exterior para empresas estrangeiras através do departamento de licenciamento no exterior, e que esse sistema continua a apresentar resultados positivos. No entanto, o MANGA Plus é gerenciado diretamente pela Shueisha porque Momiyama quer que seja uma parte central da abordagem editorial da Weekly Shonen Jump.

De acordo com Momiyama, o papel de uma revista de mangá é “entregar mangás novos e interessantes ao mundo”. Para conseguir isso, a Weekly Shonen Jump faz uso extensivo de pesquisas e feedback dos leitores. Com os dados do MANGA Plus, o departamento editorial pode agora acompanhar a recepção internacional desde o início da serialização. Além disso, como o mercado internacional é tão importante para a indústria anime, os dados do MANGA Plus já estão a ser usados para ajudar a decidir quais títulos receberão adaptações de anime.

Os dados do MANGA Plus já estão a ser usados para ajudar a decidir quais títulos receberão adaptações de anime.

Momiyama também previu que o mercado de mangás no exterior se tornará ainda mais importante no futuro. O MANGA Plus tem atualmente 5 milhões de utilizadores ativos mensais. Ele também apontou para um relatório da Kodansha afirmando que aproximadamente 20% das vendas de mangás atualmente vêm do exterior. Na Shueisha, ele ouviu que as vendas de mangás no exterior aparentemente dobraram em 2021 em comparação com o ano anterior. Ele destacou a popularidade de Kaiju No. 8 em particular, cujo primeiro volume vendeu 250.000 cópias somente na França, apesar do preço unitário mais alto dos volumes de mangá em comparação com o Japão. Momiyama previu que a proporção de vendas domésticas para o exterior será igual em 10 anos.

Numa entrevista em setembro, Momiyama transmitiu muitos dos mesmos pontos sobre o crescimento do mercado externo. Embora o serviço MANGA Plus inclua anúncios, ele explicou que a prioridade é tornar a versão oficial de um mangá o mais acessível possível, em vez de monetizar a plataforma. Ele disse que a vantagem do MANGA Plus como serviço de distribuição simultânea é que ele não apenas evita a pirataria, mas também reduz o intervalo de tempo entre a recepção doméstica e internacional.

Por outro lado, Momiyama disse na entrevista que os custos de tradução são atualmente muito altos. Ele disse que a qualidade da tradução automática ainda é muito baixa, mas que “em 10 anos deve melhorar”, acrescentando que “se pudermos produzir traduções de alta qualidade em muitos idiomas diferentes, será um game-changer novamente”.

Ele também destacou a falta de recursos operacionais da empresa para cada região e a censura local como problemas, dizendo que a empresa ainda carece de conhecimento nessas áreas. Assim, atualmente é difícil fazer mudanças e ajustes rápidos conforme necessário.

A Shueisha lançou o serviço MANGA Plus em todo o mundo em janeiro de 2019. O serviço foi lançado com 50 títulos, incluindo 13 séries concluídas. O MANGA Plus publica novos capítulos de mangás atualmente serializados na revista Weekly Shonen Jump da Shueisha, na revista Jump Square e no serviço Shonen Jump+ ao mesmo tempo que são lançados no Japão.

Embora o MANGA Plus seja gratuito para download e utilização, os leitores também podem comprar volumes mangá específicos. O primeiro capítulo e o último capítulo do mangá atualmente serializado também são gratuitos. Uma parte da receita dos anúncios no site vai diretamente para os autores do mangá.

Subscreve
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
luna
luna
13 , Janeiro , 2022 21:44

eu posso fazer parte da equipe Manga Plus? por que sei muito como resolver isso eles precisam de uma ajuda jovem para isso por que estão deixando passar muita coisa e legal passar no ocidente mas vamos com calma