Estão abertas até ao dia 15 de dezembro de 2024 as candidaturas para os Prémios Jovens Criadores – Megatendências 2050. Esta é uma oportunidade para escritores e ilustradores, entre os 18 e os 30 anos, mostrarem o seu talento e partilharem a sua visão sobre o futuro de Portugal num mundo em transformação.
Promovido pelo PlanAPP e pela DGLAB, este concurso oferece dois prémios, um para conto e outro para ilustração, com prémios até 3.000 euros. Podem conhecer todos os detalhes e como participar aqui.
As obras deverão refletir temas abordados no relatório “Megatendências 2050 – Um Mundo em Mudança“, como alterações climáticas, digitalização e demografia.
Na categoria de Prémio de Conto, os participantes devem submeter textos inéditos em português, abordando as temáticas discutidas no relatório. Já no Prémio de Ilustração, as obras podem inspirar-se na temática geral do relatório ou numa das nove megatendências destacadas, como o agravamento das alterações climáticas, a aceleração do desenvolvimento tecnológico ou os novos desafios à democracia.
As candidaturas estão abertas até 15 de dezembro de 2024, com prémios monetários atribuídos aos três primeiros lugares de cada categoria: 3.000 euros para o primeiro lugar, 2.000 euros para o segundo, e 1.000 euros para o terceiro. Para além da recompensa financeira, os trabalhos vencedores poderão ser publicados no relatório “Megatendências 2050 – O Mundo em Mudança: Impactos em Portugal“, a ser lançado no primeiro trimestre de 2025, ou integrar a exposição no Encontro de Prospetiva da Administração Pública, agendado para 2025.
A avaliação das obras será realizada por um júri composto por figuras de renome, como o professor Carlos Fiolhais, no júri do Prémio de Conto, e o artista plástico e professor Manuel San Payo, no júri do Prémio de Ilustração, juntamente com representantes das entidades organizadoras.
Os Prémios Jovens Criadores – Megatendências 2050 inserem-se no âmbito do “Estudo das megatendências em Portugal”, projeto colaborativo entre o PlanPP e a RePLAN, que, entre outros objetivos, visa identificar e monitorizar de forma regular um conjunto de megatendências relevantes para o futuro de Portugal, analisando os potenciais impactos a nível nacional.
Este concurso representa um desafio estimulante para os jovens talentos nacionais, oferecendo-lhes uma plataforma para expressar a sua visão sobre o futuro de Portugal e do mundo.