Faleceu o mangaká Takao Yaguchi

Faleceu o mangaká Takao Yaguchi

No passado dia 20 de novembro o mangaká Takao Yaguchi faleceu devido a uma neoplasia pancreática num hospital de Tóquio. Ele tinha 81 anos.

O anúncio foi feito pela sua filha no twitter oficial do mangaká. Ela acrescentou que o seu pai estava doente há meio ano desde que foi diagnosticado com o tumor maligno no pâncreas em maio.

O Yokote Masuda Manga Museum, um museu na cidade de Yokote dedicado às obras de Yaguchi, anunciou que realizará uma reunião para celebrar e relembrar Yaguchi numa data posterior.

Takao Yaguchi nasceu em 1939 na cidade de Yokote na prefeitura de Akita. Ele é talvez mais conhecido pelo seu mangá de pesca Tsurikichi Sampei, que foi publicado na Weekly Shōnen Magazine da Kodansha de 1973 a 1983, com um total de 65 volumes.

Capa do volume 1 de Tsurikichi Sampei
Capa do volume 1 de Tsurikichi Sampei

O mangá inspirou uma série anime que foi exibida de 1980 a 1982. O mangá também inspirou um filme live-action em 2009. O Ministro da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia concedeu-lhe o Prémio de Pessoa de Mérito Cultural Regional em 2009. Este ano marcou o seu 50º ano como artista profissional.

Yaguchi e Katsumi Tatsuzawa acabaram recentemente o seu mangá Versus Gyoshin-san! a 7 de julho de 2020. O mangá é um spinoff de Tsurikichi Sampei.

Aqui no OtakuPT apresentamos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos de Takao Yaguchi.