Mais...
    InícioMangaMangá que reconta tortura de mulher muçulmana na China torna-se viral

    Mangá que reconta tortura de mulher muçulmana na China torna-se viral

    Os seus filhos foram separados dela, ela foi torturada e um deles morreu sob custódia.

    Mangá que reconta tortura de mulher muçulmana na China torna-se viral

    O mangá de Tomomi Shimizu a recontar o relato de uma uigure encarcerada e torturada na China está a espalhar-se pelo mundo. What Has Happened to Me (disponível aqui em inglês) relata os acontecimentos a partir da perspetiva da esposa e mãe de 29 anos, Mihrigul Tursun, que foi detida no aeroporto de Ürümqi na China enquanto tentava a visitar os seus pais com os seus trigémeos. Os seus filhos foram separados dela, ela foi torturada e um deles morreu sob custódia.

    Ela foi libertada de volta à sua casa em Qiemo, uma área da China vizinha ao Tibete, mas as autoridades convocaram-na novamente. A mulher afirmou que foi interrogada e espancada por três dias. Quando ela murmurou “Allah”, ela alegou que os seus agressores fizeram pouco dela e foi transferida para uma cela sob vigilância 24 horas por dia com 50 outros prisioneiros. Foi quando o programa de lavagem cerebral começou.

    A mulher e os seus companheiros de prisão eram levados para rezar ao líder do partido comunista, Xi Jinping, e cantar canções elogiando o comunismo. Ela disse que foi forçada a ingerir comprimidos e a receber injeções. Mais tarde, ela descobriu que os remédios a deixaram infértil. Após a sua libertação e mais uma detenção, Tursun conseguiu envolver o governo egípcio em nome dos seus filhos, que possuem dupla cidadania. Ela levou os seus filhos para o Egito onde descobriu que 26 dos seus familiares foram presos e não seriam libertados a menos que ela voltasse à China dentro de dois meses. Ela perguntou às autoridades por que ela tinha que sofrer.

    Porque você é uigur

    Os uigures são um povo de origem turcomena que habita principalmente a Ásia Central. Os uigures são uma das 56 etnias oficialmente reconhecidas pela República Popular da China, formados por aproximadamente, 8 680 000 pessoas, de acordo com o recenseamento chinês de 2004. A sua língua é o uigur. Na atualidade, os uigures vivem principalmente na região autónoma chinesa de Xinjiang, no extremo oeste do país e são maioritariamente muçulmanos.

    Ela e os seus filhos não encontraram paz no Egito. A minoria uigur foi deportada do país, e por isso procurou ajuda nos Estados Unidos. Ela e os seus filhos conseguiram entrar nos EUA, no entanto, o seu marido, que voltou para a China para a procurar, foi preso pelas autoridades e sentenciado a 16 anos de prisão.

    Tursun testemunhou ao governo dos EUA sobre as atrocidades ocorridas na China. E nos próprios USA já teve de morar de morada três vezes por ser perseguida e ameaçada em território americano por chineses fieis ao regime comunista chinês.

    O mangá de Shimizu sobre a experiência de Tursun foi lido mais de 2,5 milhões de vezes e compartilhado mais de 85 mil vezes. O mangá é o segundo de Shimizu com foco na situação do povo uigur. O artista tomou conhecimento do assunto depois de falar com a pequena comunidade uigur do próprio Japão e lançou “No one says the country’s name” em abril.

    Shimizu disse à Kyodo News:

    Apesar de (a China) ser um país vizinho, é cheio de coisas desconhecidas. Contar sobre isso às pessoas através de mangá é a minha missão

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    59 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    59 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Jhykimi
    Jhykimi
    28 , Novembro , 2019 3:41

    A melhor forma seria os governantes boicotar todos os produtos da china.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Jhykimi
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    kkkkkkkkkkkkkk os produtos da china são produtos de empresas americanas e europeis que são apenas montados -la

    King Lion 2019
    King Lion 2019
    Reply to  Jhykimi
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    Não gosto do Trump mas ele meio que está fazendo isso. Já o Bostanaro aqui rugia igual um leão contra a China na época das eleições, agora está abrindo as pernas para ela.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  King Lion 2019
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    Trump é um idiota que está fazendo uma guerra comercial maluca e só está destruindo a economia americana

    Koiy
    Koiy
    28 , Novembro , 2019 3:41

    Parece que o pessoal anda se confundindo como sempre, hein? Pessoal, pensem com as suas próprias cabeças por um minuto e não com toda essa merda tem na internet nos últimos tempos. O foco principal da crítica não é sobre partidos políticos, é sobre o uso da tortura. Isso que é abominável aqui, este é que é o problema de verdade aqui e é isso que o mangá está pedindo para nós repudiarmos.

    King Lion 2019
    King Lion 2019
    Reply to  Koiy
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    Amigo, a tortura só aconteceu pois a China vive em um regime totalitário que é o comunismo. A crítica principal no fundo é essa. Não é preciso “pensar com suas cabeças por 1 minuto”. É só somar 1+1 que se chega no cerne do problema.

    Koiy
    Koiy
    Reply to  King Lion 2019
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    Não amigo o que acontece é que lá é um regime totalitário e apenas isso. Se você pesquisar sobre comunismo de verdade, vai ver que na ideologia comunista não existe nenhuma menção a palavras do tipo autoritarismo, ditadura, tortura vinculada ao comunismo. Então o que acontece? O que é acontece é que DITADORES dito comunistas (percebam que uma pessoa pode muito bem dizer ser uma coisa, enquanto suas ações mostram o contrário, como muitos ditos cristãos, políticos honestos, etc.) usam essa ideologia como propaganda, distorcendo todos os seus valores para seus próprios objetivos. Esses ditadores fazem basicamente a mesma coisa que Hitler fez, fazendo coisas horríveis em nome da “ciência”.

    E se você olhar bem, a China está muito longe de ser uma país comunista de verdade (a verdade é que um país verdadeiramente comunista que segue esta ideologia firmemente não existe em nenhum lugar do mundo atual). O próprio Bolsonaro disse que considera a China um país capitalista e ele não está mentindo. A China é o segundo país mais rico do mundo, se isso não é ser capitalista o que é então?

    Mas o problema mesmo não é ser um regime totalitário de esquerda, direta, baixo, cima ou que for, e sim ser um regime totalitário. Ponto. E acredite, ditadores vão usar qualquer ideologia ou posição politica que seja pra alcançar seus objetivos.

    Ikon Six
    Ikon Six
    Reply to  Koiy
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    Se você pesquisar o comunismo de verdade vai ver que ele é um conto de fadas, e é exatamente por isso que é impossível a existência dele. Partidos e organizações que se dizem comunistas não passam de um grupo formado exclusivamente para tirar proveito dos leigos, e é exatamente por isso que em regimes socialistas a elite partidária próspera (usufruindo do capitalismo) enquanto a grande massa, enganada por um conto de fadas, sofre (provando do comunismo). O “verdadeiro comunismo” não passa de uma utopia que jamais funcionará. É claro que tortura e totalitarismo pode surgir de qualquer ideologia, mas o simples fato de ser comunista, já eleva as chances da desgraça acontecer à patamares bem mais altos.

    Koiy
    Koiy
    Reply to  Ikon Six
    4 , Dezembro , 2019 10:44

    Realmente, enquanto vivermos em um mundo regido unica e exclusivamente pelo capitalismo, comunismo não passará de um conto de fadas. Mas nem sempre a humanidade dependeu do capitalismo pra viver (afinal, ele é bem recente) e muito provavelmente também não precisará dele num futuro nem tão distante e nem tão perto.

    Porém, eventualmente chegará um momento onde a automação e industrialização mecânica tomará quase todos os trabalhos braçais humanos existentes e praticamente o mundo quase todo ficará sem emprego e sustento. Nesse cenário não tão distante o capitalismo não dará de conta de manter a sociedade em ordem do jeito que está. Na verdade, o capitalismo é insustentável pela sua própria definição de consumo em massa (cedo ou tarde uma hora as coisas acabam né?) a longo prazo. Então nada impede que em algum momento, ideologias como comunismo ou similares saia do papel para a realidade. Porque enfim, o mundo está mudando e em algum momento, será o capitalismo que será lembrado apenas como um conto distante do passado da humanidade (se sobrevivermos até lá, claro).

    Não sei de onde você tirou esta informação de que existem sistemas totalitaristas com mais ou menos desgraças dependendo da ideologia. Todo sistema totalitarista é uma desgraça por si só. Independente de sua origem.

    Ikon Six
    Ikon Six
    Reply to  Koiy
    4 , Dezembro , 2019 15:11

    Quote: “Não sei de onde você tirou esta informação de que existem sistemas totalitaristas com mais ou menos desgraças dependendo da ideologia”

    Em nenhum momento disse que existem regimes totalitários “piores” e “melhores”, todos são a mesma desgraça, o que falei é que o simples fato de uma organização/governo ser comunista já torna ele fadado ao fracasso e a desgraça.

    Koiy
    Koiy
    Reply to  Ikon Six
    4 , Dezembro , 2019 15:15

    Mas você mesmo disse que comunistas de verdade não existem. E desses que se auto-denominam bem… apesar dos (terríveis) pesares, a China é a segunda maior potência do mundo e está ameaçando seriamente a superioridade dos Estados Unidos, não é? Não me parece o caminho certo para o fracasso, pelo menos não no momento.

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Koiy
    4 , Dezembro , 2019 15:11

    o comunismo n tem como funcionar pq ele n condiz com a natureza humana ja que nele é vizado uma utopia regida pelo estado o qual tem o total poder sobre a população

    Koiy
    Koiy
    Reply to  kin sundara
    4 , Dezembro , 2019 15:15

    Olha amigo, a verdade é que até hoje ainda entendemos muito pouco dessa tal “natureza humana”, ou psicologia ou campo da racionalidade ou psicanálise ou como quiser chamar. Vários problemas e condições que afetaram a humanidade desde sempre só foram reconhecidos como “condições” e não “doenças” até recentemente, muito pouco tempo então esta é uma área muito ampla da qual ainda somos ignorantes e onde ainda há muito a se descobrir. Então fazer uma afirmação dessas com tanta certeza absoluta bem parece algo bem descuidado de se fazer.

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Koiy
    5 , Dezembro , 2019 14:18

    cara ninguem é igual
    cada um tem seus gostos ,nescessidade , vontades , virtudes e defeitos e so por isso eu acredito que o comunismo n va funcionar
    fora que no propio comceito dele é explicito que o estado tem o total poder sobre a populção , ou seja ele determina a sua vida sem o seu concientimento

    Paulo Ricardo
    Paulo Ricardo
    28 , Novembro , 2019 3:41

    Enquanto isso no Brasil ainda existe partido comunista

    Don Perron
    Don Perron
    28 , Novembro , 2019 3:41

    Enquanto isso no Brasil, nosso presidente e seus amigos homenageando torturadores…

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  Don Perron
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    Torturadores que defediam nosso país não virar uma China,ainda acredita no Conto de Fadas que a Esquerda conta pra você sobre a ditadura?

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Hollowfied
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    Como vamos o defender o nosso país da ameaça comunista de virar uma ditadura autoritária e repressiva onde existe o uso da tortura e perseguição política? Já sei, vamos fazer a nossa própria ditadura autoritária e repressiva onde existe o uso da tortura e perseguição política. Yay!!
    https://uploads.disquscdn.com/images/2f58241253955adef62811258900ef9a6c5704d7995a3dd9c5fd6553ee270c2b.jpg

    Kimaris
    Kimaris
    Reply to  Hollowfied
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    Você que fica acreditando no conto do comunismo, que vem desde a Era Vargas…

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  Kimaris
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    Vai acreditando então,viva nesse seu mundo de contos de fadas.

    Kimaris
    Kimaris
    Reply to  Hollowfied
    4 , Dezembro , 2019 10:44

    Mostre-me fontes embasadas, minimamente, na historiografia e na acadêmia, que contradigam esse meu ”mundo de contos de fadas”, então.

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Hollowfied
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    quem sofreu a maior parte das torturas eram terroristas, criminosos edionbos e assasinos que na maioria esmagadora eram de esquerda

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  kin sundara
    3 , Dezembro , 2019 11:09

    Nossa que legal hein? Torturar criminosos e comunistas é tão legal né? Eles merecem né? Será que ao sentir prazer em ver esses escrotos sendo torturados isso também me torna num escroto igual a eles? Nam, acho que não. Eu não sou comunista, qual o problema em um pouco de tortura básica né? Essa mulher e esse mangá estão só fazendo drama, capaz até dela ter merecido ser torturada mesmo né?

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Don Perron
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    eu nunca disse que tortura é boa ou ruim
    mas se é pra colocar opinião . Eu so acho que se alguem mata pessoas inocentes por causa de sua opinião eu n acho que ele deva esta andando livrimente por ai

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  kin sundara
    4 , Dezembro , 2019 10:43

    Concordo completamente. Da mesma forma que acho que pessoas que perseguem, torturam, censuram e matam outras pessoas que pensam diferente deles também não deveria andar livremente por aí, muito menos encabeçarem um governo.

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Don Perron
    4 , Dezembro , 2019 15:11

    e isso ai mesmo cara

    Vanitas
    Vanitas
    Reply to  Don Perron
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    Comunista tem que se ferrar e acabou,você não defende na hora que milhares de pessoas morrem de fome como na Venezuela né?

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Vanitas
    4 , Dezembro , 2019 10:43

    Argumentos dignos de um nobel de literatura e acabou. Parabéns pela retórica estupenda. Mas bom, primeiro que o que está acontecendo na Venezuela é qualquer coisa menos comunismo de verdade. Lá o país se diz ser comunista da mesma forma que o Brasil se diz ser um estado laico e ainda assim, qual é o slogan do nosso presidente mesmo? Segundo, quando você diz se “ferrar” você quis dizer que está de boas ser torturado? Se for o caso nem é preciso argumentos aqui, só o número de um bom psiquiatra pra cuidar do seu caso mesmo.

    Vanitas
    Vanitas
    Reply to  Don Perron
    4 , Dezembro , 2019 15:11

    Pelo jeito você passa pano em coisas como Holodomor,Esquerdista sendo Esquerdista,não tem cérebro pra pensar.

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Vanitas
    4 , Dezembro , 2019 15:14

    Amigo, você me viu em algum momento defendendo algum regime totalitário? Todos os regimes totalitários são uma bosta, seja comunista, seja nazista, seja militar ou que for. Todo e qualquer tipo de regime opressor deve ser repudiado com todas as forças, caso contrário eu estaria apoiando algo que esta mulher e seu mangá estão justamente denunciando.

    A minha crítica aqui é apenas uma e é muito simples: as pessoas não entendem o que a palavra comunismo realmente significa e automaticamente assimila ela com ditaduras e regimes autoritário sendo que isso é um absurdo e elas são duas coisas completamente diferentes. Se existiram pessoas que distorceram na história isso é porque essas pessoas são distorcidas, apenas.

    Não foi o comunismo que infligiu sofrimento nas pessoas, foram DITADORES dito comunistas que fizeram isso. Todos os horrores que Hitler fez, ele diz ter feito em nome da ciência. Isso quer dizer que podemos culpar a ciência por todas as atrocidades que os nazistas fizeram? É isso que eu quero que as pessoas pensem.

    Reinhard
    Reinhard
    Reply to  Don Perron
    4 , Dezembro , 2019 15:11

    NãO fOi CoMuNiSmO kkkkkk

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Reinhard
    4 , Dezembro , 2019 15:14

    Volte quando tiver seus próprios argumentos, raciocínio lógico e informações relevantes com você e não memes.

    Reinhard
    Reinhard
    Reply to  Don Perron
    5 , Dezembro , 2019 14:18

    Com comunista cego e imbecil eu só tenho deboches. Agora vai lá dormir na sua gulag seu retardado.

    Hollowfied
    Hollowfied
    Reply to  kin sundara
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    Exatamente,pessoal acredita em que está em livro

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Hollowfied
    4 , Dezembro , 2019 10:44

    livro didatico de escola é tudo uma porcaria
    eu conheço a ditadura por causa de livros historicos que tinha na biblioteca e o com todos os tio de mais 50 anos os quais falam que a ditadura foi o melhor momento do brasil e que foi pedida e apoiada pelo proprio povo brasileiro

    Kimaris
    Kimaris
    Reply to  kin sundara
    4 , Dezembro , 2019 15:11

    Quais livros históricos? De quem? Com qual rigor científico e histórico?

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Kimaris
    4 , Dezembro , 2019 15:14

    cara faz muito tempo que eu li por isso n posso te afirmar , mas um que eu curto e lenbro é
    a verdade sufocada
    e outra coisa todas as pessoas que eu conversei e estavam vivas na epoca da ditadura falam bem dela afirmando que foi o momento de maior desenvolvimento tanto social e politico na historia desse pais
    quem me disse essa frase foi um mestre em advogacia com mais 30 anos de experiencia na area

    kurama yoko
    kurama yoko
    Reply to  Hollowfied
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    Pinochet?
    Hoje, o Bolsonaro tá chupando a bola dos china

    Lizandro Sathler
    Lizandro Sathler
    Reply to  kurama yoko
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    Fazer acordo não é chupar bolas.

    Stella
    Stella
    28 , Novembro , 2019 3:41

    Que horror, coitada, que coisa triste. Surreal que esteja acontecendo algo do tipo ainda

    Luis Felipe Gomes
    Luis Felipe Gomes
    28 , Novembro , 2019 3:41

    Meu Deus…

    Joe
    Joe
    28 , Novembro , 2019 3:41

    O comunismo deveria ser proibido e criminalizado no mundo inteiro. Já passou da hora dessa ideologia assassina e cruel deixar de existir. Revoltante…

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Joe
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    Você diz que ele deveria ser proibido e criminalizado igual se fazem num regime autoritário? Desse mesmo tipo que torturam esta mulher? Desse mesmo tipo que o mangá da notícia está denunciando? Proibir e criminalizar todo e qualquer tipo de coisa que você é contra e considera uma ameaça? Você quer que o mundo inteiro seja um regime autoritário então? Se for isso, então o que você quer é que o mundo todo seja igual a esta China que o mangá está denunciando. Só que com um outro símbolo pra ficar mais bonitinho claro, né?

    Joe
    Joe
    Reply to  Don Perron
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    Não, eu só quero que a maior ideologia assassina do mundo seja criminalizada e banida, só isso. Eu só quero que a ideologia que matou mais do que todas as guerras JUNTAS, seja proibida, só isso. Não queira fazer ginástica mental pra vir relativizar aqui não amigo. Fatos são fatos. O que é ruim deve ser banido e expurgado, ponto final. E não sou eu que decido isso, os dados tão aí pra quem quiser pesquisar. O mundo inteiro baniu o nazismo e não viramos um regime totalitário, o seu pensamento é utópico. Pra não chamar de falacioso mesmo.

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Joe
    3 , Dezembro , 2019 11:09

    Sinto muito, mas o único pensamento falacioso aqui é o seu. Comunismo e autoritarismo são duas coisas completamente diferentes. Se existem pessoas que distorceram isso ao seu bel prazer na história é porque estas pessoas são distorcidas. Não precisa fazer ginástica mental aqui, só não ser burro mesmo.

    Joe
    Joe
    Reply to  Don Perron
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    Muitas tentativas de implantar o comunismo acabaram se tornando em regimes totalitários. Exemplos? Coréia do Norte, Stalinismo, China e por aí vai. São coisas diferentes mais que em muitos dos casos se complementam. Se existem pessoas que não aceitam isso e tentam fazer ginástica mental e relativizar é que na verdade são ignorantes, ou mal caráteres mesmo.

    Don Perron
    Don Perron
    Reply to  Joe
    4 , Dezembro , 2019 10:43

    O que acontece nesses lugares condiz com a ideologia comunista de verdade? Se não, então como eles podem se dizer comunistas de verdade? Como eles podem se complementar se o resultado dessa união é algo completamente diferente do que deveria ser? Acho mais correto dizer que esses ditadores distorceram a ideologia original ao seu bel prazer do que dizer que essas coisas se complementam de verdade. É como eu já comentei aqui, esses países se dizem ser comunistas da mesma forma que o Brasil de hoje se diz ser um estado laico e ainda assim, qual o slogan do nosso presidente mesmo?

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Joe
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    Se vc tem estado, vc sempre terá socialismo .

    Joe
    Joe
    Reply to  toygame lan
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    Não sou tão radical a ponto de querer extinguir o estado, mas defendo que ele se meta o menos possível na vida dos outros.

    toygame lan
    toygame lan
    Reply to  Joe
    3 , Dezembro , 2019 11:09

    Estado é uma criação coletivista,onde os socialistas se utilizam para atender as necessidades da população e isso é impossivel pois o mesmo não gera riqueza para se sustentar e como o estado é um piramide financieira compulsoria vai quebrar sempre até chegar ao colapso total e a unica forma de manter tudo é uma ditadura.

    Estado de bem-estar social/Welfare State está em colapso mundo a fora e os nacionais socialista já estão chegando no poder

    E o fim do estado não é o fim do governo,isso é um erro bem comum de muita gente.

    Joe
    Joe
    Reply to  toygame lan
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    Não discordo de você. Na verdade a sua análise é bem acertada, mas é um tema bem complexo de se apontar isso ou aquilo. E que para ser mudado ainda deve demorar várias décadas, quiçá até séculos.

    artur victor
    artur victor
    Reply to  Joe
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    Lembre-se que tem partidos politicos com a mesma ideologia aqui e que quase venceram as eleições. É de dar medo como as pessoas não repudiam tal coisa e a ainda defendem mesmo com tantos atrocidades que acontecem até hoje em nome dessa ideologia.

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Joe
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    na europa por causa de stalin ,hittler ,Mussolini junto com os vario anos de urss . Eles odeiam o comunismo

    Joe
    Joe
    Reply to  kin sundara
    2 , Dezembro , 2019 1:52

    Na ucrânia, polônia e mais alguns países já proibiram. O mundo inteiro deveria proibir também…

    kin sundara
    kin sundara
    Reply to  Joe
    4 , Dezembro , 2019 1:49

    condenar ditaduras mas parece que o pessoal gosta de passar pano e eu n conssigo entender o pq

    jp
    jp
    28 , Novembro , 2019 3:41

    O velho Comunismo funcionando.

    Hollowfied
    Hollowfied
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    O mais triste que tem brasileiro que quer essa ideologia maldita reinar no nosso país.

    King Lion 2019
    King Lion 2019
    1 , Dezembro , 2019 16:43

    A solução é Ucranizar. A Ucrânia baniu partidos, militâncias, apologias e qualquer coisa relacionada ao comunismo no país, dando o mesmo tratamento e repúdio que o mundo dá ao nazismo. O mundo inteiro deveria seguir o exemplo.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares