Noragami cap. 76 “Insubstituíveis”- Review

Spoilers Alert!!

Depois do regresso em grande do hiato, Noragami já conseguiu mostrar que ainda tem muito para ser explorado. Mesmo que este seja apenas o segundo capítulo lançado desde o hiato, este arco será, com certeza, um dos mais importantes na obra e que decidirá o futuro do protagonista e de todos que o rodeiam…

Tal como foi mostrado no capítulo anterior, o nosso protagonista partiu numa jornada com o objetivo de derrotar o seu pai e pôr fim a todo o caos que o céu tem vivido à custa do Feiticeiro. Porém, Yato não pretende envolver nem Yukine, nem Hiyori nesta guerra, o que irá dificultar bastante o caminho que Yato terá que percorrer para derrotar o Feiticeiro

Para poder alcançar o seu objetivo Yato terá que procurar um Shinki tão poderosa ou mais que Yukine e convence-la a ajuda-lo nesta batalha, o que acaba por ser o foco deste capítulo. Antes disso, vemos o que aconteceu na visita de Yato ao céu, que foi mencionada no capítulo anterior, e que ocorreu, basicamente, como já seria de se esperar. Amaterasu mostrou-se surpreso por existir um ser humano capaz de volta do sub mundo e que este seja o Feiticeiro que ameaça os céus…

Durante esta conversa podemos ver uma dúvida levantada pelo grande Deus, Amaterasu, que questiona a necessidade de existirem Deuses se os seres humanos forem capazes de realizar tais feitos. Este pequeno momento conseguiu criar uma certa duvida sobre o verdadeiro poder dos seres humanos e a sua necessidade de agradecer e fazer pedidos a um ser superior que eles acham ser todo poderoso, e eu achei isto bastante interessante…

Prosseguindo com a busca do protagonista por reforços, podemos ver um encontro não muito amigavel com Arahabaki, quer dizer, a principio tudo corria com naturalidade, mas como é obvio, o pedido de ajuda feito por Yato não foi muito bem recebido e o protagonista acabou por não conseguir nenhum tipo de ajuda… 

Para concluir, um ótimo gancho que me deixou completamente desesperado pelo próximo capítulo (mesmo que na altura em que eu estou a lançar isto já tenha saído o capítulo 77), dando a entender que este seria o fim de Bishamon, principalmente com a aparição repentina do Kazuma que aumentou ainda mais a probabilidade de algo ter acontecido…

Comentário:

Adorei este capítulo. Eu estava à espera que este capítulo fosse bem mais calmo e que começassem a construir o próximo arco pouco a pouco. Esperava que mostrassem mais sobre o Yukine e a Hiyori e que eles tentariam fazer para ajudar o Yato, porém acabou por acontecer precisamente o contrário…

Podemos ver que Yato está mais decidido do que nunca a arranjar reforços para esta batalha. Mesmo assim eu suponho que o Yukine acabe por ter um papel relevante neste arco e que seja ele o maior aliado do seu “mestre”, mas por outro lado, eu até gostava de ver o Yato com um novo Shiki. Outros Shikis que eu gostaria que aparecessem, contudo não me pareça que seja esse o rumo que a obra queira levar. Eu percebo que o mundo de Noragami seja bastante propício a este tipo de exploração, querer obter mais Shinkis e ter os Shinkis mais fortes, porém eu sinto esse não é de todo o objetivo do manga e que estaríamos a entrar num mundo do género de Pokemon, Digimon ou algo do género…

Agora em termos de arte eu já falei na reciew passada e não vou falar muito acerca disso. Este capítulo, tal como todos os outros, tivemos páginas muito bem elaboradas que eu queria partilhar com vocês. (Vejam as duas paginas na zona de extras no final do post) Como nós sabemos, o manga de Noragami tem uma arte bastante boa e, mesmo que isso seja um ponto positivo, eu acabo por ficar um pouco triste pelo demora dos capítulos, visto que o manga é mensal, mas pronto não podemos fazer nada quanto a isso…

Para terminar, eu acredito que o Kazuma tenha algum destaque neste arco e que venha até a ajudar o Yato, contudo não acredito que o protagonista seja capaz de usar outro Shiki dado que o Yukine é forte o suficiente e não terà qualquer tipo de probelma em dar a vida pelo bem dos seu “mestre”, e eu suponho que seja esse o rumo que a obra vai tomar…

Até à próxima Review!

 

 

Extras:

Juro que gosto do design da Nana!

Página (1)
Página (2)

 

O OtakuPT é um site internacional composto por elementos de várias nacionalidades dedicado a anime, mangá, videojogos e cultura POP.