Noragami cap. 77 “Dispensavel”- Review

Spoilers Alert!!

Com o final do capítulo anterior de Noragami eu admito que estava curioso para ver o que realmente iria acontecer com Bishamon. Talvez ela tivesse mesmo morrido e a identidade do Feiticeiro iria continuar desconhecida ou então algo de inesperado teria acontecido e talvez o tivessem conseguido apanhar de surpresa e foi isso que aconteceu. No entanto, com as primeiras páginas deste capítulo, o autor consegue brincar com os sentimentos dos leitores fazendo-nos acreditar que a Bishamon teria mesmo morrido, o que na verdade era apenas imaginação de Kazuma, ou seja, apenas um susto para todos nós.

Ao longo da obra podemos reparar que, quando se fala do Kazuma, ainda existem alguns pontos em que este personagem precisa de melhorar bastante. Um desses pontos é a sua instabilidade emocional quando o assunto é a Viina e por isso eu fico sempre de pé atrás sobre o que ele realmente irá fazer daqui para a frente!

Esta instabilidade emocional ficou bastante clara neste capítulo, dando a entender que este personagem será capaz de fazer tudo para proteger a sua “mestre”. Um exemplo disso seria quando Kazuma deixa Kugaha morrer apenas para que o seu plano de encontrar o Feiticeiro consiga progredir. Para quem não sabe, Kugaha (nome dado a ele por Bishamon) é chamado pelo nome de Edachi (nome dado a ele pelo Feiticeiro), ou seja, esta Shinki é uma Nora, por isso pode haver algumas confusões em distinguir quem é quem nestes casos…

Com a morte de Edachi foi levantada uma maldição sobre Nora, a pequena Shinki maldita que nós conhecemos muito bem. Dado que a verdadeira função desta maldição era totalmente desconhecida para o Feiticeiro, este decide abandonar a sua Shinki e evitando assim qualquer que seja o efeito deste feitiço lançado por Kazuma

Com esta separação entre Nora e o Feiticeiro abrem-se muitas possiblidade sobre que realmente iria acontecer, principalmente agora com a reaproximação de Nora e Yukine. Eu suponho que agora que a Shinki do Feiticeiro pode ser localizada pelo inimigo, a melhor medida a ser tomada seria uma aproximação estratégica do inimigo, aproveitando este momento a seu favor e manter-se como agente dupla por enquanto… E sim! Eu já estou a assumir que a Nora se mantém do lado do Feiticeiro já que depois de tudo o que ela fez e de toda a lealdade que mostrou perante o seu “mestre” eu não acredito que seja agora que isso irá mudar!

Para concluir este meu resumo e passar para os comentários deste capítulo quero salientar a conversa entre Ebisu e Iwami que eu achei extremamente bonita. A princípio, eu não estava a entender o porquê de toda esta conversa, já que nenhum dos dois tinha aparecido ultimamente e, para mim, não tinham nada a ver com o assunto em questão, mas à medida que a conversa se foi desenrolando deu para perceber muito bem qual o propósito de tudo isto…

Toda esta conversa sobre lealdade acompanhando o facto de o Ebisu acabar sempre por viver pouco tempo dão origem a todo este aglomerar de sentimento que foram libertados neste pequeno desabafo, pedindo desculpa por ter traído a confiança do seu “mestre” ao quebrar uma promessa feita à muito tempo…

Comentario:

Como podemos ver, este arco tem melhorado a cada capítulo. Á medida que a história vai avançando eu tenho ficado cada vez mais surpreendido com este arco, principalmente, porque eu não consigo nem imaginar o que acontecerá a seguir, algo que eu até considero bom, já que o enredo não se tornou chato ou repetitivo…

Em termos de história, eu já suspeitava que Bishamon não iria morrer. Eu sei que haveria uma probabilidade de isso acontecer, mas mesmo assim, não acredito que uma personagem tão importante como a Vina fosse morrer desta forma. Tal como aconteceu com Ebisu, se a Bishamon tivesse que morrer seria de uma forma digna, morta em combate como qualquer guerreiro desejaria (contudo não tenho certezas de nada o autor pode muito bem matar um personagem do nada). 

Apesar disto ser essencial para salvar a sua “mestre”, não estava nada à espera que o Kazuma fosse capaz de sacrificar alguém para poder ficar mais perto de encontrar o Feiticeiro. Mesmo que este seja um plano com uma dupla funcionalidade, tanto proteger Bishamon como localizar o Feiticeiro, ainda existe uma grande chance do plano sair furado. Para além disso conseguiu abrir uma nova porta para mais informações sobre o mundo de Noragami, feitiços antigos que poderão ser muito úteis no futuro…

Em relação a este novo critério de seleção de Shikis eu acredito que o próprio Yukine seria a melhor escolha porque ele tem uma longa história com o Yato e ele com certeza seria capaz de se sacrificar para ajudar o seu “mestre”. Para além disso, sabendo que a vida de Yato está em risco e que ele não poderá reencarnar, o Yukine morrerá depois da morte do seu mestre ou apenas perderá o vínculo com o Yato? Fica a dúvida no ar!

Agora que já consegui comentar os capítulos que estavam em falta é só esperar pelo próximo que tenho a certeza que não nos irá decepcionar. (Mais uma coisa eu sei que o capítulo 78 já saiu, mas como ainda não o encontrei em português prefiro esperar e trazer uma review de qualidade para vocês).

Até à próxima Review!

 

 

 

Extras:

A Nora não merece este rapaz!

Admirem esta página!
O OtakuPT é um site internacional composto por elementos de várias nacionalidades dedicado a anime, mangá, videojogos e cultura POP.