Apesar de muito pequeno, lentamente o mercado de mangás em Portugal está a crescer e neste início de 2021 perguntamos aos nossos leitores quais eram os mangás que gostavam de ver publicados em Portugal em 2021.

Tivemos uma elevada participação e propositadamente limitamos a 1 único voto por pessoa para sabermos com precisão qual era o mangá que gostavam mesmo de ver publicado. Também permitimos que quem respondesse acrescentasse outros títulos à escolha.

Podem consultar em baixo o TOP 10 com algumas surpresas.

10Dr. Stone – 3.4%

Capa do volume 1 de Dr. Stone
Capa do volume 1 de Dr. Stone

Com a sua segunda temporada anime a estrear, o mangá Dr. Stone, de Riichiro Inagaki e Boichi, começou a ser publicado a 6 de março de 2017 e conta atualmente com 19 volumes.

Durante 5 anos, Taiju Ooki tentou confessar-se ao amor da sua vida, Yuzuriha, mas nunca conseguiu. Um dia ele decide reunir toda a sua coragem para lhe dizer tudo o que sente… Mas EXATAMENTE nessa hora uma CATÁSTROFE de proporções globais extingue toda a humanidade transformando-a em pedra. Como únicos sobreviventes (até então) cabe a Taiju e ao seu brilhante amigo, o cientista Senkuu, fazerem a humanidade sair da Idade da Pedra, voltar à Era Moderna e salvar Yuzuriha.

9Kaguya-sama: Love is War – 4.2%

Kaguya-sama: Love is War
Capa do volume 1 de Kaguya-sama: Love is War

O mangá Kaguya-sama: Love is War (Kaguya-sama wa Kokurasetai: Tensai-tachi no Renai Zunousen) de Akasaka Aka começou a ser publicado a 19 de maio de 2015 e conta atualmente com 20 volumes. Ganhou uma adaptação para anime e live-action.

A obra mostra a história dos estudantes Miyuki Shirogane e Kaguya Shinomiya, os dois são considerados como o casal perfeito pelos outros alunos da escola Shuchiin mesmo não sendo namorados. Mas, após passarem tanto tempo juntos, Miyuki e Kaguya acabam por se apaixonar e como eles consideram este sentimento uma fraqueza os dois iniciam uma guerra onde o perdedor irá confessar os seus sentimentos primeiro.

8Haikyū!! – 5,5%

Capa do volume 1 de Haikyū!!
Capa do volume 1 de Haikyū!!

Haikyū!! começou a ser publicado por Haruichi Furudate em fevereiro de 2012 tendo terminado a 20 de julho de 2020 com 45 volumes. Pelo meio ainda ganhou uma adaptação para anime.

A história acompanha o jovem Shōyō Hinata que sofre uma pesada derrota frente ao seu eterno rival Tobio Kageyama. Hinata junta-se agora à equipa de voleibol da escola de Kurasuno à procura de vingança, no entanto Kageyama também faz parte da equipa e os dois acabam por formar uma dupla lendária.

7Neon Genesis Evangelion – 6.4%

Neon Genesis Evangelion volume 1 cover
Capa do volume 1 de Neon Genesis Evangelion

O mangá escrito e ilustrado por Yoshiyuki Sadamoto começou a ser publicado em dezembro de 1994 tendo terminado em junho de 2013 com 14 volumes. Foi inicialmente lançado antes da série anime do estúdio Gainax e Tatsunoko Production e foi originalmente planeado como uma adaptação complementar da série. Embora a série de anime tenha sido concebida antes do mangá, devido a atrasos na produção, o mangá foi lançado primeiro.

A história acontece numa Tóquio do futuro, quinze anos após um cataclisma global que ficou conhecido como Segundo Impacto. A história principal centra-se em Shinji Ikari, um adolescente de 14 anos que é recrutado pela obscura organização NERV para pilotar em combate uma biomáquina gigante conhecida como Evangelion contra seres monstruosos conhecidos como Anjos. Evangelion explora as experiências e emoções dos outros pilotos e membros da NERV enquanto esses tentam evitar uma nova catástrofe global.

6Chainsaw Man – 6.8%

Capa do volume 10 de Chainsaw Man
Capa do volume 10 de Chainsaw Man

Chainsaw Man por Tatsuki Fujimoto começou a ser publicado na Weekly Shonen Jump em dezembro de 2018 e a Shueisha lançou o seu 9º volume a 4 de novembro de 2020.

Quando seu pai morreu, Denji ficou preso com uma dívida que era incapaz de pagar. Mas graças à ajuda de um cão demónio que ele salvou chamado Pochita, Denji é capaz de sobreviver como caçador de demónios de aluguer. Os poderes de serra elétrica do Pochita são bem poderosos contra estes demónios. E então, quando o Denji acaba por ser morto por um demónio, Pochita desiste da sua vida para o ressuscitar. Mas, agora Denji renasceu como um híbrido de demónio com humano… Agora ele é o “Chainsaw Man”!

Um dos mais promissores mangás da atualidade que tem já prevista uma adaptação para série anime pelo estúdio MAPPA (Attack on Titan 4, Jujutsu Kaisen).

5Jujutsu Kaisen – 7.6%

Capa do volume 14 do mangá Jujutsu Kaisen
Capa do volume 14 do mangá Jujutsu Kaisen

Jujutsu Kaisen começou a ser lançado na Shonen Jump a 5 de março de 2018, fazendo parte da iniciativa JUMP START que tem como objetivo estrear novos mangás de sucesso na revista. O seu 14º volume acabou de ser publicado.

Yuuji é um génio no atletismo. Mas ele não tem interesse em correr em círculos, ele é feliz sendo apenas um membro do Clube de Pesquisa Oculta. Embora ele esteja apenas no clube por diversão, as coisas ficam sérias quando um espírito aparece na escola! A vida está prestes a ficar muito estranha na escola do ensino médio de Sugisawa Town!

Ganhou uma adaptação para série anime de sucesso pelo estúdio MAPPA (Attack on Titan 4, Dororo).

4Black Clover – 8.5%

Black Clover volume 1 cover
Capa do volume 1 de Black Clover

por começou a ser publicado em fevereiro de 2015 e a história desenrola-se à volta de Asta, um jovem que sonha em tornar-se no maior mago do reino. Existe apenas um problema – ele não consegue utilizar qualquer mágica! Felizmente para Asta, ele recebe o trevo de cinco folhas incrivelmente raro que lhe dá o poder de anti-magia. Será que alguém que não pode usar magia realmente se pode tornar no Rei Mago? Uma coisa é certa – Asta nunca vai desistir! Atualmente conta com 27 volumes.

Está atualmente a ser adaptado para uma série anime pelo estúdio .

3Berserk – 8.5%

Berserk volume 1 cover
Capa do volume 1 de Berserk

O mangá de começou a ser publicado a 25 de agosto de 1989 e conta atualmente com 40 volumes.

O misterioso Guts, o “Espadachim Negro”, carrega na sua mão mecânica uma enorme espada, e no seu pescoço uma estranha marca que atrai forças demoníacas. Na sua busca por vingança contra um antigo inimigo, nem tudo sai a seu favor, e ele recebe ajuda de uma fantástica criatura.

O mangá foi adaptado para uma série anime em 1997 e um trilogia de filmes anime foi exibida de 2012 a 2013. Mais recentemente recebeu uma nova série anime pelo estúdio de animação () com animação pelos estúdios   ().

2Kimetsu no Yaiba – 10.6%

Capa do volume 1 do mangá mangá Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) de Koyoharu Gotouge
Capa do volume 1 do mangá mangá Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) de Koyoharu Gotouge

O mangá Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) de Koyoharu Gotouge ganhou uma bela adaptação para série anime pelo estúdio Ufotable e a sua popularidade explodiu ultrapassando a barreira das 103 milhões de cópias.

O mangá começou a ser publicado a 15 de fevereiro de 2016 e terminou a 18 de maio de 2020 com 23 volumes.

O cenário é o Japão, era Taisho. Tanjirou é um menino de bom coração que viveu pacificamente com sua família como vendedor de carvão. A sua vida normal muda completamente quando a sua família é morta por demónios. A única outra sobrevivente, a irmã mais nova de Tanjirou, Nezuko, tornou-se num demónio feroz. Para devolver Nezuko ao normal e vingar-se do demónio que matou a sua família, os dois partem numa jornada. De um jovem talento, começa um conto de aventuras de sangue e espadas!

1One Piece – 14.4%

One Piece volume 1 cover
Capa do volume 1 de One Piece

One Piece por Eiichiro Oda começou a ser publicado a 19 de julho de 1997 e conta atualmente com 97 volumes. O seu capítulo nº 1000 acabou de ser publicado.

A história acompanha Monkey D. Luffy, um jovem que, inspirado pelo seu ídolo de infância e poderoso pirata Shanks, “o Ruivo”, sai numa jornada do mar East Blue para encontrar o famoso tesouro One Piece e proclamar-se o Rei dos Piratas.


 

Muito perto de entrar no TOP 10 ficaram Beastars e Dorohedoro, que ficaram empatados em 11º lugar.

Já nos lugares mais baixos com apenas 1 voto encontramos obras como Dragon Ball, Bleach e JoJo’s Bizarre Adventure. Curiosamente Boruto não recebeu nem um único voto.

Estas são as obras que estavam na lista, algumas delas inseridas pelos leitores: Black Clover, Devily Man, Dr. Stone, Jujutsu Kaisen, Chainsaw-man, One Piece, Kaguya-sama, Dorohedoro, Gleipnir, Kimetsu no Yaiba, Neon Genesis Evangelion ,Berserk, Fire Force, Haikyū!!, Beastars, Cells at Work!!, Talentless Nana, Golden Kamuy, Darwin`s Game, Made in Abyss, Detective Conan, Fullmetal Alchemist, Kingdom, Grand Blue Dreaming, Rosario+Vampire, Dragon Ball, Qualquer obra do Taiyo Matsumoto, Fruits Basket, Horimiya, Master Keaton, Bleach: Thousand Year Blood War Arc, Oyasumi Punpun, Attack on Titan, Ranma 1/2, Detective conan, Mob Psycho 100, 3-gatsu no Lion, Toilet Bound Hanako-kun, Pandora Hearts, Bleach, Undead Unluck, Hunter X Hunter, Mushoku tensei, Kaijuu 8 e JoJo’s Bizarre Adventure.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.