Comic Con Portugal 2015 – Clímax da Cultura Pop

Comic Con Portugal 2015 - o Clímax da Cultura Pop

Em 2014 Portugal recebeu a sua primeira  uma iniciativa da CITY – Conventions In The Yard que consegui introduzir de forma formidável um conceito já com provas dadas noutros países e que se revelou um sucesso recebendo mesmo o “Prémio de Melhor Evento Cultural” de 2014. Mas se dúvidas havia estas ficaram totalmente desfeitas com a recente  que recebeu 53 mil pessoas, mais 21 mil pessoas que a primeira edição, consagrando definitivamente a  como o maior evento de Cultura Pop em Portugal e aquele evento anual ao qual amantes de Cinema, Séries, Anime, Manga e Videojogos não podem faltar.

IMe82

Com um impressionante aumento de 65% de visitantes relativamente à edição anterior seria de esperar que a fluidez e orgânica da  sofresse mas tal não se verificou, bem pelo contrário, esta edição de 2015 da  conseguiu proporcionar uma melhor experiência para os visitantes que a edição anterior, mostrando que a organização está atenta às críticas e aprende rapidamente. 

IMGe72

Este ano a área do evento foi aumentada para 45 mil metros quadrados o que permitiu uma melhor gestão dos espaços e a diminuição da sensação de aglomeração dos visitantes. A nova zona de alimentação revelou-se adequada não interferindo com a dinâmica do evento e onde os visitantes podiam recarregar energias nas bancas habituais neste tipo de eventos.

IMasde82

Se tivermos de destacar algo da  é a sua área dedicada aos videojogos, maior, com mais variedade e repleta de títulos, fez a delícia dos muitos visitantes e certamente atrairá ainda mais público na próxima edição, é uma área cheia de potencial a ser explorada pela organização, e se bem trabalhada pode facilmente tornar-se numa Lisboa Games Week a Norte. O destaque vai para a ASUSXBOX e Nintendo.

Ie9d2ds9 Ie92ds9

O DeLorean, da trilogia Regresso ao Futuro, e o Tie Fighter X4, da saga Star Wars atraíram muitas atenções e são uma das imagens de marca do evento deste ano, bem como o armazém assombrado que teve uma forte adesão do público à procura de um pouco de terror.

Ie9ds2ds9

Quanto a convidados a organização contou com alguns revés provocados pela mudança repentina da agenda de alguns atores sendo que a simpática Nathalie Emmanuel (Game of Thrones,Velocidade Furiosa 7, Maze Runner: The Scorch Trials) e o fantástico John Noble (Senhor dos Anéis, Fringe) acabaram por se tornar nos grandes nomes do evento.

Ir25e9ds2ds9

Na área da Banda Desenhada e apesar da iniciativa Galardões BD que premeiam o que de melhor se faz na Banda Desenhada em Portugal é notório que esta é uma área de menor interesse para o grande público. Eventos como o  tentam sensibilizar o público para este nicho de mercado, mas será sempre um processo longo e difícil que requer muita persistência.

ewIe9ds2ds9

No ano passado a organização facilmente se terá apercebido do potencial do Cosplay e o ambiente que este cria na  pelo que não é de estranhar terem prestado mais atenção este ano aos cosplayers, aumentando o número de lugares do auditório para o concurso “Heróis do Cosplay” e até utilizando cosplayers para promover o evento.

IMe8931

Por estas e muitas mais razões a  não é o típico evento/exposição onde entram percorrem o recinto e saem, bem pelo contrário, o dinamismo é uma constante estando a acontecer ao mesmo tempo várias atividades diferentes pelo que monotonia é uma palavra que não faz parte do dicionário da .

Aqui encontram algumas fotos do evento e mais tarde vamos publicar as já nossas fotos tradicionais com os cosplayers. O que acharam do ?

cc2015 (1) cc2015 (2) cc2015 (3) cc2015 (4) cc2015 (5) cc2015 (6)

Subscreve
Notify of
guest
3 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
iv11M
15 , Julho , 2019 19:40

Evento excelente, tem coisas a melhorar tal como disse o Raikko mas mesmo assim esteve excente. Estive lá só sábado e tenho pena de não ter aproveitado 100% desse dias nem ter ido os outros dias. Para o ano espero conseguir ir aos 3 dias 😀
Outra coisa que tive pena é de não vos ter encontrado por lá :v xD

Dougfulll
Dougfulll
15 , Julho , 2019 19:40

Algum dia irei visitar Portugal!! Minha família tem origem no Norte de Portugal

Raikko
Raikko
15 , Julho , 2019 19:40

Excelente evento,houve uma clara evolução em relação ao ano passado,sendo que existem coisas a melhorar,mas de longe o maior e interessante evento do género em Portugal estarei sempre presente!