Comic Con Portugal 2015 – + espaço, + jogos, + comida

Acabados de chegar da conferência de imprensa da podem ver em cima um vídeo com os momentos mais interessantes da conferência e as perguntas que foram colocadas pela imprensa onde foi abordado o cancelamento da participação de (Game of Thrones, Aquaman) e os problemas com o voluntariado.

A organização revelou que o espaço da  aumento de 35 mil metros quadrados para 45 mil metros quadrados, sendo que o evento conta com 6 auditórios, cada um direcionado para áreas distintas: Cinema&TV, Banda Desenhada, Film&Video Expo, Gaming e Asian Pop Culture. Ainda sobre a Banda Desenhada, existirá um espaço destinado a tertúlias, que contará com autores, ilustradores e artistas do meio.

Foi criada uma nova zona de alimentação e foi aumentada a área dos videojogos com destaque para a ASUS, Xbox, Nintendo e Upload. Foi também dada especial atenção ao Cosplay com uma nova parceira, HyperCube e Actionxteam.

Uma das grandes novidades deste ano, os Galardões BD visam premiar o que de melhor se faz na Banda Desenhada em Portugal. Será constituído um Grande Júri, com diversas figuras de renome do setor, que vão avaliar e selecionar vários trabalhos em categorias distintas, posteriormente especificadas. Os prémios serão entregues numa cerimónia, que terá lugar durante a . Tal como noticiámos anteriormente a assume-se como agente dinamizador e potenciador do crescimento da BD em Portugal, com destaque para o prémio de 2000€ a atribuir aos autores do livro que venha a receber o Galardão de Álbum do Ano.

A realizar-se num recinto com 6 pavilhões, o evento terá uma enorme quantidade de atividades em simultâneo:

 

Auditórios

O evento conta com 6 auditórios, cada um direcionado para áreas distintas:Cinema&TV, Banda Desenhada,Film&Video Expo,Gaming e Asian Pop Culture.

Ainda sobre a Banda Desenhada, existirá um espaço destinado a tertúlias, que contará com autores, ilustradores e artistas do meio.

 

Painéis com Convidados (Cinema&TV, Banda Desenhada, Gaming)

Sessões de 30 a 60 minutos em que vários convidados discutem sobre determinado tema, apresentam novidades e esclarecem questões colocadas pelo público. Os painéis vão decorrer nos respetivos auditórios e áreas designadas para os mesmos.

 

Hall of Fame

Espaço dedicado aos artistas convidados de Cinema&TV para assinatura de autógrafos.

 

Meet&Greet | Photo Booth | Autórafos

Destinado aos visitantes que adquiram um bilhete para cada categoria referente a cada artista convidado de Cinema&TV, revertendo o valor da sua venda para a instituição de solidariedade Associação Um lugar para o Joãozinho.

 

Artist’sAlley

Espaço onde vários artistas de Banda Desenhada expõem e vendem os seus trabalhos ao público. Aqui estarão presentes vários talentos, independentes ou convidados, podendo ter uma mesa própria ou partilhada com outros autores.

 

Galeria

No recinto, anexo ao espaço Artists’Alley, haverá uma área de exposição para obras realizadas pelos convidados da Nona Arte, que marcarão presença na segunda edição da Comic Con Portugal. Este ano, a Galeria estará composta com arte e obras do TheLisbonStudio.

Para além desta exposição central, realizam-se igualmente as seguintes:

– Ano Editorial Português com presença das editoras G-Floy, Ave Rara, Kingpin Books e Polvo, onde cada editora vai expor o seu material.

– HanuramtheGolden – exposição dedicada à personagem criada por Ricardo Venâncio e inicialmente publicada no volume I da antologia KaBOOMbox.

– Figuras Clássicas do Terror – exposição que conta com várias ilustrações assinadas por autores ligados às Artes Plásticas e à Banda Desenhada, as quais homenageiam ícones do cinema clássico de terror.

 

Portfolio Review

Portfolio Review é o espaço da Comic Con Portugal destinado à descoberta de novos talentos.

Nestas sessões, que se desenrolam individualmente, cada participante reúne-se numa mesa com um influente e insigne editor ou autor da indústria e apresenta-lhe o respetivo portefólio com as melhores criações. É uma oportunidade única de impressionar profissionais experientes que podem ajudar qualquer autor e/ou ilustrador a cumprir o sonho de fazer carreira ao mais alto nível no setor da BD.

No Portfolio Review contamos com a presença de responsáveis de algumas das maiores editoras de banda desenhada internacional, nomeadamente;

  • DarkHorseComics – Philip Simon
  • Dupuis – Antoine Dujardin
  • KingPinBooks – Mário Freitas (editor portuguesa).
  • Polvo – Rui Brito (editor português)
  • Carlos Pacheco (autor espanhol)
  • Maria José Pereira (editora portuguesa)

 

Expositores

Pavilhão com mais de 7 mil metros direcionado a expositores, onde estarão presentes várias marcas a comercializar produtos ligados a todo o conceito Comic Con. A lista de expositores é extensa e abarca as mais diversas áreas que integram o espírito da Cultura Pop, onde estarão disponíveis artigos colecionáveis, action figures, livros, edições limitadas e produtos exclusivos.

 

Trading Card Games e Boardgames

Em local próprio no recinto, o Grupo Boardgamers do Porto vai levar a cabo vários torneios e sessões de demonstração relativos aos mais recentes jogos de tabuleiro. Entre eles, destaque para os torneios de Game of Thrones: TheBoardgame, StarWars e BattlestarGallactica.

 

Fan Zone

Espaço no recinto direcionado aos grupos de fãs, para angariação de novos membros e esclarecimento de dúvidas, ou mesmo aderir a algum grupo com o qual o visitante se identifique. Nesta zona, estarão também presentes cosplayers internacionais que para além de exibirem os seus talentos, vão partilhar dicas importantes com os aficionados.

Assim sendo, estarão presentes nesta área a Legião 501, com grande representação nacional e internacional e diversos cosplays de StarWars; Leon Chiro, cosplayer profissional italiano com grande representatividade a nível internacional e um dos jurados do concurso Heróis do Cosplay.

Para além disso, na Fan Zone, junto à Legião 501, estará o TieFighter X4, nave da saga StarWars, que se prevê que concentre muitas atenções, principalmente devido à dimensão (mais de 6 metros de altura por 5.8m de largura).

 

Heróis do Cosplay

Os Concursos de Cosplay (Masquerade) caracterizam-se pela representação de personagens inspirados em filmes, videojogos, TV, Banda Desenhada, manga, anime ou simples imaginação dos participantes.

A incluirá também a segunda edição do seu concurso de Cosplay, intitulado “Heróis do Cosplay”, no qual contará com as mais variadas caracterizações elaboradas pelos fãs, bem como criações originais que sejam fruto da imaginação dos participantes.

Todos os participantes e os espetadores, terão acesso gratuito, sendo apenas necessário possuir bilhete para o evento. No concurso, os participantes poderão representar com músicas, coreografias e ações dramáticas ou humorísticas. As participações podem ser em grupo ou individuais. No final, serão atribuídos prémios às diferentes categorias.

 

Talentos Convidados

Os diversos artistas convidados estarão presentes em painéis, como oradores, onde partilharão experiências e poderão responder às questões dos visitantes, estando divididos pela área a que se destinam:

 

Cinema e TV

John Noble – Ator de Senhor dos Anéis (Denethor), Fringe (Walter Bishop), Sleepy Hollow e Elementary (Mr. Morland Holmes). Presente nos dias 5 e 6 de dezembro.

TeenWolf – Painel sobre a série Teen Wolf, organizado em parceria com o evento House of Wolves. Contará com as presenças dos atores Linden Ashby (SheriffStilinski), Susan Walters (Natalie Martin) e Holland Roden (Lydia Martin). Na sessão de autógrafos estará presente, para além de Ashby e Walters, o ator Ryan Kelly. O painel terá lugar no dia 5 de dezembro.

Mark Osborne – Realizador do filme “O Principezinho”, sobre o qual irá falar no painel. Osborne foi também realizador do filme “KungFu Panda” e nomeado ao Óscar de Melhor Realizador. Também com a presença de Bob Persichetti, headofstory do filme. Presentes no dia 5 de dezembro.

Nathalie Emmanuel – Atriz da série Game of Thrones (Missandei) e dos filmes Velocidade Furiosa 7 (Ramsey) e Maze Runner: The Scorch Trials (Harriet). Presente no dia 4 de dezembro.

Once Upon a Time – Painel da série “Era Uma Vez”, com a presença dos atores Sinqua Walls (Lancelot) e Joana Metrass (Guinevere). Dia 6 de dezembro

Anacleto: Agente Secreto – Painel do filme com a presença do realizador Javier Ruiz Caldera. Dia 4 de dezembro.

Os Descendentes (Disney) – Painel do filme com a presença do ator Cameron Boyce e das vozes portuguesas (André Raimundo e Catarina Afonso). Dia 5 de dezembro.

A Viagem de Arlo (Disney) – Painel do novo filme com a presença das vozes portuguesas (Maria Camões e Diogo Amaral) e do diretor de dobragem (Rui Paulo). Dia 6 dezembro.

O Amor é lindo… porque sim! – Painel do filme, com presença de Maria Rueff, Vicente Alves do Ó e Patrícia Vasconcelos. Dia 4 de dezembro.

 O Leão da Estrela – Painel do filme com a presença do realizador Leonel Vieira e do ator Tiago Santos. Dia 6 de dezembro.

 12 Macacos – Antestreia exclusiva da série, por parte do Canal MOV. Dia 5 dezembro.

Remember American Pie – Painel Remember do filme American Pie, com a presença das atrizes Shannon Elizabeth (Nadia) e Tara Reid (Vicky). Contará também com a presença do correspondente da Comic Con Portugal, Joe Reitman, que também entrou no filme. Dia 6 dezembro.

Lloyd Kaufman – Lloyd Kaufman é co-fundador do Troma Entertainment, o mais antigo estúdio de cinema independente da América do Norte. O seu título de maior destaque é, sem dúvida The Toxic Avenger. Muitos astros do cinema fizeram pequenos trabalhos para a Troma Entertainment, no início da carreira. Nomes como Kevin Costner, Samuel L. Jackson, a cantora Fergie ou os humoristas Matt Stone e Trey Parker. Dia 6 de dezembro.

 

Banda Desenhada

Nesta área, teremos vários painéis, com diversos argumentistas, ilustradores e coloristas, nacionais e internacionais:

BrianAzzarello – Vencedor do prestigiado Prémio Eisner em 2011, argumentista de renome com longa colaboração com a DC Comics, principalmente com a sua label Vertigo. Reconhecido internacionalmente pela obra 100 Balas, desenvolvida em parceria com Eduardo Risso. Presente nos dias 5 e 6 de dezembro.

Eduardo Risso – Ilustrador argentino com obra reconhecida no mercado da Banda Desenhada norte-americano. Colaborador regular da Dark Horse Comics e da DC Comics, Eduardo Risso é vencedor do Prémio Eisner, em 2001, pelo seu trabalho conjunto com BrianAzzarello, 100 Balas. Presente em todos os dias do evento.

Juan Diaz Canales – Argumentista e realizador de filmes de animação, Canales construíu a sua carreira no mercado da Banda Desenhada europeia e norte-americada. É o argumentista da obra de sucesso Blacksad e vencedor do Prémio Eisner em 2013. Lançou, juntamente com Ruben Pellejro, a nova etapa do famoso Corto Maltese. Presente em todos os dias do evento.

Ruben Pellejero – Desenhador com uma sólida e longa carreira na BD espanhola e franco-belga, o espanhol Ruben Pellejero lançou, em colaboração com Juan Diaz Canales, a nova etapa da BD Corto Maltese. Presente em todos os dias do evento.

 Tsuneo Sanda – Ilustrador e desenhador, Sanda é famoso pelos seus trabalhos para a saga Star Wars, realizando diversas obras de grande relevo sobre os mais distintos personagens e aspetos do universo da saga. Neste momento, assume-se como Lucas film Official Artiste e Disney Official Artist. Presente em todos os dias do evento.

Miguelanxo Prado – Autor, escritor e ilustrador,recebeu duas vezes o prémio de melhor obra estrangeira na FIBD (Feira Internacional de Banda Desenhada) de Angoulême, prémio nacional de Comic em Espanha e também foi premiado seis vezes no Salón Internacional del Cómic de Barcelona, ​​nas categorias de Melhor Obra, Melhor Desenho, Melhor Guião e Grande Prémio.Presente pelo segundo ano consecutivo em todos os dias do evento.

Juan Cavia – O argentino é o ilustrador do cartaz oficial da Comic Con Portugal 2015 e é nessa qualidade que vai estar no evento. Após a presença no ano passado, juntamente com Filipe Melo, para promover o livro Dog Mendonça e Pizzaboy, Cavia regressa a Portugal. Presente nos três dias do evento.

 Peter Snejberg – O ilustrador dinamarquês, que coopera habitualmente com o argumentista Garth Ennis, tem uma longa colaboração com a DC Comics/Vertigo, com vasta obra publicada no sector. Atualmente, trabalha para a Cross Cult. É convidado da editora G Floy. Presente nos três dias do evento.

Carlos Pacheco – Desenhista, com vários trabalhos para a Marvel e para a DC, tais como como X-Men, Avengers Forever, Superman ou Batman. Estará presente, pelo segundo ano consecutivo, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Miguel Montenegro – Primeiro autor português com trabalhos publicados pela Marvel Comics Entertainment, tendo sido um dos desenhadores oficiais da série Red Prophet (Marvel) em 2006. Atualmente, Miguel escreve e desenha o livro da tira humorística Psicopatos, traduzida em cinco línguas no website internacional e que será apresentado no evento. Presente nos 3 dias.

Daniel Henriques – Especializou-se em arte-final para o mercado de comics norte-americano, embora inicialmente tenha participado em algumas publicações a nível nacional. Já trabalhou em vários títulos da Marvel Comics, colaborou com artistas da DC Comics.

Filipe Melo – Filipe Melo é pianista, realizador de cinema e autor de banda desenhada. Juntamente com Juan Cavia, é co-autor do famoso Dog Mendonça & Pizzaboy, publicado pela Dark Horse Comics.

Estará presente no evento todos os dias.

José Domingo – José Domingo nasceu em Zaragoza em 1982. É um autor e ilustrador com vasta obra publicada e nomeado ao prémio Eisner, em reconhecimento pelo seu trabalho em “Aventuras de un Oficinista japonês”. Presente nos 3 dias do evento.

André Oliveira – Foi co-editor da antologia de banda desenhada Zona e comissário da Trienal Movimento Desenho 2012, tendo organizado o evento BD ao Forte. Destacou-se com a obra VOLTA, juntamente com André Caetano. Presente nos três dias do evento.

Javier Pulido – Javier faz parte da segunda grande onda de autores espanhóis que entraram com sucesso no mercado dos EUA nos anos 90, juntamente com Germán García e Kano. Os seus trabalhos mais conhecidos são Robin, ano um, Catwoman, Human Target, The Amazing Spiderman e Hulka. Presente nos 3 dias do evento.

Duarte Neves – Criador da série A. Lusitanicus, vai apresentar, na Comic Con Portugal,“Viriato e as Guerras de Fogo – Ophiussa”, um livro que, apesar de se referir à mesma época histórica, o faz sem qualquer tipo de paródia.

 André Caetano – Tem ilustrado para editoras como a Polvo, Porto Editora, Edições Asa, GATAfunho, Calendário de Letras, Minerva Coimbra, Lápis de Memórias entre outras. Das várias obras que ilustrou, destaque para VOLTA, juntamente com André Oliveira.

 

EUROMANGA

Painel com conjunto de autores europeus de manga (género de banda desenhada japonesa).

Literatura

Grande novidade da edição 2015, a área Literatura visa trazer autores do fantástico e do mistério para interagir com os fãs das grandes sagas literárias. Autores confirmados:

SamanthaShannon – A jovem inglesa é considerada uma das mais promissoras escritoras do fantástico. A sua obra The Bone Season foi traduzida para mais de vinte e oito idiomas, tendo recebido o prémio de Livro do Ano pelo Daily Mail, Stylist e Huffington Post. Shannon é convidada da editora Bloomsbury.

David Durham – O escritor norte-americano está em ascensão na literatura fantástica, tendo recebido grandes críticas de publicações como New York Times ou Publishers Weekly. A obra que o projetou internacionalmente, saga Acacia, foi publicada em mais de 10 países.

 

Gaming

Neste auditório existirão diversos conteúdos relacionados com videojogos e tecnologia.

 ASUS – A gigante tecnológica vai estar pela primeira vez presente na Comic Con Portugal, convertendo o auditório do pavilhão de gaming numa verdadeira arena de E-sports para além de introduzir uma área de demonstração, experimentação e mobilidade. Para além do torneio de League of Legends, os gamers podem contar com um torneio de Heartstone.

 League of Legends Portugal (Liga Portuguesa) – A maior comunidade portuguesa do popular jogo da Riot vai acolher este ano a grande final da Liga Portuguesa de League of Legends. Vai contar também com a participação de porta-vozes das principais multigamings portuguesas, tais como eG, uP, k1ck e FTW, que irão dar o seu parecer sobre a posição de Portugal neste universo, assim como da vida enquanto jogador profissional.

XBOX –A marca vai ter no evento várias consolas, do modelo Xbox One, onde os visitantes vão poder experimentar grandes jogos, como Halo5:Guardians, RiseoftheTombRaider, GearsofWar, RareReplay e Forza 6.

 Warner –A marca vai ter presente diversos conteúdos, com destaque para um videojogooficial LEGO®.

 Nintendo – Agignatetecnológica vai ter várias consolas dispersas pelo recinto, com destaque para diversos novos jogos, que os fãs vão poder experimentar.

 

Film&Video

Esta área juntará os trailers, as curtas e as webseries às novas noções de produção, realização e distribuição, como o YouTube e outros canais streaming.

VidYou– Painéis com vários YouTubers do panorama nacional, que vão mostrar como gerir um canal e quais as linhas que seguem para orientarem a produção dos seus conteúdos.

Entre os youtubers confirmados encontram-se: Dr. M4ster, Mr. Nikki, Sirkazzio, Mr. Remedy, João Pinheiro, PypahsArt, Sofia Beauty, Tiago Braga, Ricardo Mendes, Zack Marshall, KawaiiSu, Jonas Grancha, Pudim isTheShit, Medhug, Hermylution, Gally a Gaja, Ric Fazeres, MedHug, Paulo Sousa IT. Pedro D Show, Pedro Gonçalves, Ricardo Mendes, João Sousa.

“A.Lusitanicus” – De uma ideia original de Duarte Neves e Elisa Generoso, esta série traz-nos rasgos do bárbaro dia a dia lusitano que pouco difere do nosso épico e absurdo quotidiano. Este ano, a terceira temporada estreia oficialmente na Comic Con Portugal

Take It Easy– A curta-metragem de terror “Arcana” está no centro da participação da Take It Easy Films no evento. O painel de “Arcana” vai contar com atores, realizadores e responsáveis de caracterização.

“Offline” – Filme português realizado no âmbito da Academia RTP, que retrata as relações humanas na era digital. O painel do filme vai contar com a presença dos autores do filme e de um representante da Academia RTP.Dia 5 de dezembro (painel) e 6 dezembro (exibição do filme).

InnerGhosts – Curta-metragem de terror, com a presença de vários elementos da equipa do filme.

Banana Motherfucker e Papa Wrestling – Exibição das curtas da autoria de Fernando Alle.

Cinanima – Apresentação das curtas vencedoras do festival. Dia 5 de dezembro.

Dofus – Visualização de parte do filme, com presença de representante. Dia 6 de dezembro.

TheMagicians – Antestreia mundial da série, que será divulgada e emitida pelo canal SyFy, no auditório B, no dia 6 de dezembro.

GhibliStudios – Visualização dos filmes O Conto da Princesa Kaguya e As Asas do Vento. Um dos filmes será exibido no dia 4 dezembro, enquanto que o outro será no dia 6 de dezembro.

 

Atrações

Memorabilia

 Mais uma das grandes novidades de 2015. Como o próprio nome indica, esta é uma secção de celebração de antigos sucessos, com a presença de vários atores de filmes e séries de culto, que estarão acompanhados por diversos props alusivos ao universo cinematográfico no qual estão inseridos. Os atores vão relembrar as antigas produções e assinar autógrafos.

 Na zona da Memorabilia estarão presentes atores da primeira trilogia da saga StarWars, nomeadamente Alan Harris e Gerald Home

Alan Harris interpretou Bossk;

Gerald Home esteve presente na saga com duas personagens: Tessek – SquidHead e Mon CalamariOfficer.

DELOREAN – Grande atração deste ano da Comic Con Portugal, o DeLorean da trilogia “Regresso ao Futuro” vai marcar presença. Durante três dias, os visitantes podem ver o carro onde Marty McFly e Doc Brown viveram inúmeras aventuras nas suas viagens pelo tempo.

 

Armazém Assombrado

Uma das novas atrações do evento, este será um espaço que remonta a histórias de terror de vários filmes e séries de culto, em que os visitantes percorrem um circuito, ao longo do qual são surpreendidos pelas mais pavorosas situações, deparando-se com experiências reais de terror. Tudo foi construído para tornar a experiência o mais realista possível. Devido aos cenários que remontam aos mais tenebrosos contos de terror, o tema deste ano denomina-se Dark Tales

 

Mascotes Snoopy & Charlie Brown

Presença de mascotes em tamanho real do Snoopy e de Charlie Brown, estrelas do novo filme Peanuts, que estreia brevemente no grande ecrã.

As mascotes vão circular pelo recinto, interagindo com os visitantes.

 

TIE FIGHTER X4 – Nave espacial da saga Star Wars em tamanho real, o Tie Fighter vai estar presente na Fan Zone do evento.

 

Capacete Gigante Star Wars: The Force Awakens Capacete temático do novo filme da saga Star Wars: The Force Awakens, com a forma de um dos pilotos das naves da saga.

 

ExpoSyFy – Exposição do canal SyFy com diversos props e artigos presentes em séries do fantástico e do mistério. Este ano, a exposição será dedicada à série HeroesReborn.          

 

realiza-se nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2015, nos seguinte horários:

Dia 04/12      – Abertura – 12h30             Encerramento: 22h00

Dia 05/12      – Abertura – 10h00             Encerramento: 22h00

Dia 06/12      – Abertura – 10h00             Encerramento: 22h00

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.