Mais...
    InícioNacionalVasco Granja (1925-2009)

    Vasco Granja (1925-2009)

    Ontem foi um dia triste para os Otakus Portugueses (pelo menos para os mais velhinhos), Vasco Granja “o pai da Pantera Cor de Rosa” faleceu.

    Vasco Granja com o seu programa “Cinema de Animação” (1974) foi o pioneiro na exibição de animação experimental na televisão portuguesa, transmitiu animação desde do leste da Europa até à América do Norte, lembro-me perfeitamente dos “esquisitos” filmes Polacos, das fantásticas marionetas japonesas, do Speedy Gonçalez, Silvestre + Piu-Piu; da Pantera Cor-de-Rosa é claro. Vasco Granja visitou o primeiro festival de animação realizado em todo o mundo, o Festival de Annecy, em 1960 e em 1974 foi membro do júri do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême. O seu amor pela animação também lhe valeu uma pena de prisão de 16 meses à custa da PIDE, tendo sido submetido a várias torturas físicas e psicológicas, como a tortura do sono.

    Em 1975, criou um curso de cinema de animação, a partir do qual viria a nascer a Associação Portuguesa de Cinema de Animação. É pena hoje em dia não encontrar-mos na nossa televisão um programa que prestasse tanta atenção à animação como o “Cinema de Animação”, muitas das nossas recordações de infância passam por aquele programa que nos influenciou e continua a influenciar a nossa admiração pela animação.

    Não morreu apenas o “pai da Pantera Cor de Rosa”, mas sim, ouso dizer, o pai dos Otakus portugueses….

    Fica aqui uma breve aparição no programa humorístico de televisão Herman Enciclopédia, em 1998, durante a qual Granja parodiava os seus próprios programas sobre animação.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares