Xiaomi 11T Pro – Análise

Review ao Xiaomi 11T Pro

Os novos Xiaomi 11T foram lançados oficialmente em outubro de 2021 e a Xiaomi Portugal fez chegar aqui ao OtakuPT o poderoso Xiaomi 11T Pro, o seu smartphone mais avançado.

O Xiaomi 11T Pro representa a visão máxima da filosofia Cinemagic da Xiaomi que introduz um conjunto de funcionalidades inovadoras para produção de conteúdos. Como podem ver nas fotos a cor do Xiaomi 11T Pro que recebemos é a bela Meteorite Gray, um cinzento a simular uma textura de alumínio muito propicio a reflexos e que definitivamente vai atrair muitas dedadas.

Uma das primeiras coisas que vão reparar é a estonteante velocidade de carregamento do Xiaomi 11T Pro, o seu carregador de dimensões generosas consegue através da tecnologia Xiaomi HyperCharge carregar a uns impressionantes 120W, o que se traduz em tempos de carregamentos nunca antes vistos, bastam apenas 17 minutos para carregar a 100% a sua bateria de 5000 mAh. Precisam apenas de 10min para chegar aos 72%, WOW!

100% de bateria em 17 minutos, WOW!

Esta bateria generosa de 5000 mAh associada às otimizações implementadas pela Xiaomi significa que nos nossos testes o Xiaomi 11T Pro ultrapassou sem grandes problemas um dia e meio de utilização normal. Claro está que estes valores variam de utilizador para utilizador, mas com uma velocidade de carregamento tão grande o Xiaomi 11T Pro consegue atirar para um segundo plano a preocupação com a duração da bateria.

Aqui vemos a Xiaomi a mostrar o que o seu departamento de desenvolvimento vale, seria de esperar que tais velocidades de carregamento fizessem o telemóvel aquecer em demasia, mas podemos comprovar que tem um comportamento térmico semelhante a outros smartphones. Isto deve-se muito ao desenvolvimento por parte da Xiaomi da tecnologia de bateria de célula dupla e tecnologias proprietárias que asseguram que o Xiaomi 11T Pro quando submetido a esta velocidade de carregamento se mantém dentro dos parâmetros de segurança com uma monitorização em tempo real.

Depois de carregar o Xiaomi 11T Pro está na altura de o explorar. Com uma dimensão de 164.1 x 76.9 x 8.8mm, o Xiaomi 11T Pro pesa 204g, a sua estrutura é em alumínio e a parte traseira é composta por vidro, dando um aspeto mais glossy propicio a reflexões. O smartphone assenta bem na mão com as suas laterais arredondadas e pessoalmente fiquei agradado por a Xiaomi não ter caído na tentação de lhe conferir um ecrã com laterais arredondadas dando aso a muitos toques e ações acidentais. A sua traseira em vidro significa que será um telemóvel com uma maior tendência para escorregar da mão, algo que se não gostarem é facilmente resolvido com uma das inúmeras capas no mercado.

O Xiaomi 11T Pro possui apenas 3 botões, todos localizados na sua lateral direita, são eles os dois que controlam o volume e ainda o botão de ligar/desligar que atua também como sensor de impressão digital para desbloquear o smartphone. Uma palavra sobre o leitor de impressão digital que sempre se mostrou muito rápido e quem preferir também pode ativar o desbloqueio por reconhecimento facial.

Na parte inferior vão ter a entrada USB-C e o slot para dois cartões SIM, sim o Xiaomi 11T Pro é Dual SIM (Nano-SIM), mas uma das surpresas agradáveis estava guardada para a parte superior com o Xiaomi 11T Pro a possuir uma port de infravermelhos, o que nos permitiu controlar com o telemóvel o ar condicionado e as TVs.

Sem entrada de 3.5mm, o Xiaomi 11T Pro tem uma proteção IP53, significa isto que o telemóvel é resistente a poeira e respingos. Se precisarem de ouvir música com uns auscultadores terão de recorrer ao Bluetooth ou então a um adaptador USB-C + 3.5mm.

Por falar em áudio, o Xiaomi 11T Pro vem equipado com alto-falantes estéreo, definitivamente a Xiaomi sabe que cada vez mais os smatphones são o dispositivo em que as pessoas mais consomem multimédia e definitivamente ter duas colunas em lados opostos do smartphone para garantir um som estéreo, dá uma maior imersão na sua utilização. O som é bem audível e nesta versão Pro do Xiaomi 11T as colunas têm o selo de afinação da Harman Kardon, conhecida pela sua gama de dispositivos áudio Premium.

Passando para a parte do smartphone que mais vão observar, o seu ecrã. O Xiaomi 11T Pro possui um ecrã de 6.67 polegadas (107.4 cm2) com uma resolução 1080 x 2400 pixels, num ratio 20:9. O ecrã é AMOLED, HDR10+ protegido com um Gorilla Glass Victus. As cores são vividas e a densidade de pixels significa que terão uma experiência mesmo de perto bem agradável.

A Xiaomi aqui acompanhou as tendências do mercado Premium e este seu Xiaomi 11T Pro permite alternarem entre uma Taxa de atualização de 60hz e uns super suaves 120hz, proporcionando uma experiência bem agradável, fluida e nítida. Claro está que com o ecrã com um Taxa de atualização de 120hz a duração da bateria vai diminuir, mas dados os seus generosos 5000 mAh é um compromisso que podem fazer sem grande preocupação.

É impossível não reparar na câmara dianteira. No Xiaomi 11T Pro optaram por uma posição central em vez de um “Notch”, considero esta opção mais elegante, mas claro se mesmo assim não gostarem, podem nas opções do smartphone optar por esconder por completo a câmara frontal em detrimento do surgimento de uma barra superior diminuindo assim efetivamente a área utilizável do smartphone. Esta câmara frontal apresenta um sensor de 16 MP com uma abertura de f/2.5 permitindo a captura de selfies bem iluminadas e a gravação de vídeo a 1080p a 30 ou 60fps.

Uma vez que falamos de câmaras, na parte traseira do Xiaomi 11T Pro temos em destaque um conjunto imponente de câmaras. A câmara principal possui uns impressionantes 108 MP, sim leram bem, 108 MP, o que associado a uma abertura de f/1.8 produz imagens extremamente detalhadas. Na câmara ultrawide temos um sensor de 8 MP com uma abertura de f/2.2 proporcionando uma captura de um ângulo de 120˚ e para terminar para os amantes de foto macro temos um sensor de 5 MP com uma abertura de f/2.4.

Tal como escrevi em cima o Xiaomi 11T Pro foi concebido segundo a filosofia Cinemagic, pelo que este conjunto de sensores vai permitir que expressem a vossa criatividade e trabalho com uma qualidade de imagem superior e para isso muito contribui a possibilidade de gravarem vídeo em 8K@30fps e 4K@30/60fps ou então fazer uma super câmara lenta a 120/240 e até 960fps em 1080p. Claro está que podem também gravar em HDR, para terem aquelas cores super vibrantes.

No que diz respeito ao vídeo e fotografias, para além dos vários modos vão encontrar também o modo Pro para aqueles utilizadores avançados que querem ter total controlo sobre todos os parâmetros de captura.

Para melhorar ainda mais as captura de imagem o Xiaomi 11T Pro possui uma competente IA que vos vai facilitar e muito a dinâmica de trabalho. Desde selecionar as melhores imagens, passando pela remoção de pessoas e objetos de fotos e até substituir o fundo das fotos, dadas as condições ideais o Xiaomi 11T Pro brilha e vai deixar muitos de boca aberta. Aliás fiquei impressionado com a sua velocidade e consistência de autofoco.

No vídeo mostramos o Xiaomi 11T Pro a utilizar a IA para remover partes indesejadas das imagens.

A ciência de cores utilizada é vibrante e realista, notei, no entanto, se ativarem o estabilizador de vídeo a imagem terá mais tendência para “colour banding”.

O Xiaomi 11T Pro possui um enorme número de opções de captura de vídeo, algumas pensadas para os utilizadores mais profissionais, algumas para ajudar o utilizador casual e outras claramente vocacionadas para os criadores de conteúdos, aliás o Xiaomi 11T Pro pode ser uma arma bem poderosa nas mãos de um “influencer” que quer criar conteúdos de elevada qualidade.

Para tudo isto vão precisar de duas coisas, muito espaço em disco, o Xiaomi 11T Pro que recebemos vem com 128GB de memória e 8GB RAM (está disponível a variante 256GB/8GB) e claro de um bom processador, algo que o Xiaomi 11T Pro possui.

O Snapdragon 888 de 5 nm com um CPU Octa-core (1×2.84 GHz Kryo 680 & 3×2.42 GHz Kryo 680 & 4×1.80 GHz Kryo 680) proporciona uma experiência fluida sem qualquer tipo de entraves e permite a execução de tarefas complexas no smartphone sem qualquer problema. Claro está que a isto se junta um GPU Adreno 660 e estão prontos para os jogos e apps mais exigentes.

Impressionante

Em conclusão o Xiaomi 11T Pro representa o expoente máximo da Xiaomi em oferecer um smartphone com características premium, muito competitivo e a um preço acessível aos consumidores, dando-lhes assim acesso às mais avançadas tecnologias.

Subscreve
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments