A BBC revelou que Adrian Kwiatkowski, o hacker de Inglaterra que roubou duas músicas inéditas de Ed Sheeran, foi condenado a 18 meses de prisão.

Para além das músicas de Ed Sheeran o hacker terá também vendido 12 músicas de Lil Uzi Vert na dark web por cerca de 150 mil euros.

Segundo as autoridades inglesas Kwiatkowski terá obtido as músicas invadindo as contas de nuvem dos cantores. Não foram revelados quais foram os serviços de nuvem comprometidos pelo hacker, mas na sua posse Kwiatkowski tinha cerca de 1.263 músicas inéditas de 89 artistas na sua posse.

As autoridades americanas iniciaram uma investigação em 2019, depois de vários músicos se queixarem ao promotor distrital de Nova York que alguém utilizando o nome Spirdark tinha hackeado as suas contas e estava a vender seu conteúdo online.

Os investigadores eventualmente descobriram Kwiatkowski através do endereço de e-mail que Spirdark utilizou na conta de criptomoedas envolvida no caso. O seu endereço no Reino Unido estava vinculado a um endereço IP encontrado num dos dispositivos invadidos.

Quando foi preso as autoridades encontraram na sua posse um documento onde Kwiatkowski detalhava o método que usou para invadir as contas das vítimas.

Em tribunal ele declarou-se culpado de 19 acusações que incluíam violação de direitos autorais e posse de propriedade criminosa, o suficiente para mantê-lo preso por um ano e meio.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments