Canal Loading começa bem, mas pequenos erros podem afastar público do canal

O canal Loading completou uma semana no ar na TV aberta, TV por assinatura e streaming no Brasil e no decorrer destes últimos sete dias o publico brasileiro viu o canal indo de uma grande festa de inauguração na segunda-feira a diversas reclamações do público sobre o não cumprimento de sua programação e momento comerciais excessivamente longos e repetitivos.

Estreando por uma startup sobre a mesma estrutura e concessão da extinta MTV Brasil, o canal Loading foi lançado com o foco no público jovem e com uma programação com conteúdo tendo voltado para jogos e Cultura Pop ocidental e oriental, como animes, séries Tokusatsu, doramas coreanos e K-Pop. Antes mesmo de sua estreia oficial o canal já havia anunciado parceria de conteúdo com Crunchyroll, Sony, Hasbro e ainda revelou uma parceria com a Funimation em suas primeiras horas de estreia.

Em sua primeira semana no ar o canal mostrou um conteúdo original consistente em diversos programas voltados para a Cultura Pop Ocidental e Oriental, exibiu diversos animes famosos e ainda inéditos na TV brasileira e mostrou que poderia trazer algo de diferente no final de um 2020 onde os canais de TV no Brasil tiveram que se voltar quase que exclusivamente a cobrir os acontecimentos envolvendo a pandemia de Coronavírus ou não tendo uma programação voltada a um foco específico para o público jovem.

O programa Multiverso foi um dos destaques da programação desta primeira semana do canal. Possuindo muito do espírito MTV Brasil do período dos anos 2000 e ainda sendo exibido diariamente ao vivo, o conteúdo do programa é bastante divertido de se assistir. Um dos pontos altos do programa se deve ao carisma dos apresentadores e a produção de matérias que possuem uma mistura de TV com um toque de vídeo do Youtube.

A programação de animes do canal também é bastante satisfatória atualmente. Exibindo animes dublados que fazem parte do catálogo da Crunchyroll e da Funimation e de séries adquiridas com exclusividade para o canal, os animes possuem um grande destaque no canal com sua exibição sendo realizada durante em diversos períodos de horário e ainda sendo exibida durante o chamado “horário nobre” dentro dos programas Mais Geek e Funimation TV, que são dois dos programas voltados ao público fã de animes exibidos no canal.

Porém, se por um lado a estreia do canal Loading foi muito boa, por outro lado os pequenos erros sucessivos podem acabar minando o seu próprio público.

Diferente da internet, onde podemos assistir o que quisermos quando quisermos, a audiência de um canal de TV se constrói com o tempo e uma programação quase que pontual. Uma vez divulgada a programação da semana ou do dia o público pode alinhar a sua rotina ao que está programado para ser exibida na TV, eu mesmo tenho costume de acessar um determinado canal na TV (mesmo em sua versão web) quase todo final de noite durante a semana pois sei que naquele horário vai começar um determinado programa que costumo assistir.

Mudanças na programação podem acontecer pontualmente em casos específicos, como a entrada ao vivo de um jornal quando ocorre algo importante, mas no caso do canal Loading as mudanças constantes em coisas anunciadas em sua programação podem fazer o publico começar a se afastar dela. Sem falar que nos casos dos animes é atualmente possível assistir as mesmas séries programadas e não exibidas no canal através de outras formas (incluindo formas legalizadas).

Uma outra coisa que me irritou enquanto assistia ao canal foi a repetição excessiva de algumas chamadas nos comerciais. Normalmente durante o comercial de um programa temos chamadas para os programas do canal e propaganda de patrocinadores. Porém o momento comercial no canal Loading acaba as vezes sendo demasiadamente longos e com as mesmas chamadas e propagandas, uma delas sendo também demasiadamente longa. Vou admitir que em alguns desses momentos fui fazer alguma outra coisa fora da visão da TV (ou do computador) e até mesmo fiquei com vontade de mudar de canal (ou fechar o streaming) de tão irritado estava ficando com a repetição das chamadas e propagandas.

No geral, esta primeira semana do canal Loading se mostrou satisfatória, revelando que ele possui uma programação boa, com programas divertidos e com diversos animes populares vindos dos catálogos da Crunchyroll e da Funimation. Por outro lado, nesta primeira semana o canal apresentou uma inconsistência do que era informado na programação e do que é exibido na TV, algo que pode acabar afastando algumas pessoas do canal, sem falar dos comerciais excessivamente longos, repetitivos e que podem irritar o telespectador. Se no decorrer do tempo o canal melhorar estes pequenos erros creio que seja possível que ele se torne muito mais dinâmico e conquiste um espaço junto a rotina do público jovem brasileiro.

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.
Subscreve
Notify of
guest

39 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus Mesquita
16 , Dezembro , 2020 2:57

Assim como vimos com o surgimento de novas mídias, o nascimento do Loading mostra um caminho de reinvenção dentro da TV aberta, que serve como companhia do espectador e algo mais leve e descompromissado do que eu demorando horas pra escolher algo numa Netflix.

O que acho ser o maior problema é a falta de informações sobre a grade, tem anúncios soltos nas redes sociais, mas nenhuma simples grade fechada no site, o que me obriga a passar mais tempo no canal pra me situar e, por consequência, ficar com ranço de ver coisa que eu não tenho interesse. Além disso, questões técnicas, como volumes de programas e vinhetas ser completamente aleatórios, o susto.

De qualquer forma, estou muito feliz vendo os dois doramas que não sei o nome na faixa da tarde e ainda espero saber que horas passa ranma 1/2 e alguns outros que podem me soar interessantes. No final de semana pareceu que eles fazem maratonas com reprises, me corrijam se eu estiver errado, mas amei isso. Além de tudo, o simples fato de não haver um mil e uma noites vendendo jóias ou horário pra missa já é um super lucro. Muito sucesso à nova emissora!

Felipe Soares
Felipe Soares
Reply to  Matheus Mesquita
21 , Dezembro , 2020 4:42

Sim, durante o final de semana haverá maratona de alguns programas e séries animes exibidos durante a semana.

Char
Char
16 , Dezembro , 2020 2:57

Os animes passam na hora que minha mãe assiste novela e jornal kkkkk. Só consigo assistir Sakura

Felipe Soares
Felipe Soares
Reply to  Char
21 , Dezembro , 2020 4:42

Eita. Eu não conseguia assistir os programas que gostava na MTV Brasil pois minha mãe assistia o jornal e a novela no mesmo horário.

Tio Spider
Tio Spider
Reply to  Char
21 , Dezembro , 2020 4:43

junte dinheiro e compre uma TV pra você

NASH
NASH
Reply to  Char
21 , Janeiro , 2021 11:29

época da manchete era a mesma luta Cavaleiros,YUYU e Vários Tokusatsus eram na hora das Novelas e na época que davam muita audiência,deviam passar alguns mais cedo só passam Sakura e uns desenhos antigos americanos

KingStone
KingStone
16 , Dezembro , 2020 2:57

Com certeza esse canal n é pra galera que tem internet

PolegarGame
PolegarGame
16 , Dezembro , 2020 2:57

Concordo com o artigo, uma das coisas que mais me irritou foram os anúncios, acho que deve ser longos pq quase não tem propagandas, sei lá. Mas é um bom canal para se assistir anime quando não estou fazendo nada

Christophe
16 , Dezembro , 2020 2:57

Espero que melhorem, nem todos possuem acesso a internet e muito menos capacidade financeira pra ficar bancando streaming..

Tio Spider
Tio Spider
Reply to  Christophe
21 , Dezembro , 2020 4:41

Mas é TV aberta querido

Christophe
Reply to  Tio Spider
22 , Dezembro , 2020 2:56

E eu disse que não era?

light 701
light 701
Reply to  Christophe
21 , Dezembro , 2020 4:42

MAS É VIA TV A CABO, GERALMENTE O CARA QUE CONSEGUE BANAR UM SERVIÇO DESSE TAMBEM CONSEGUE PAGAR UMA INTERNET

NASH
NASH
Reply to  light 701
21 , Janeiro , 2021 11:27

da para assistir sem tv a cabo no meu pega

Alnelo
Alnelo
16 , Dezembro , 2020 2:57

A minha critica construtiva, é que, se possivel, mudassem os bloco de comentários sobre os animes exibidos no bloco Funimation Tv, para que assim exibissem só depois dos episódios. É chato ter que assistir um episódio com um monte de comentário antes de exibir, e na transição de um episódio para o outro ainda tem que ouvir mais comentários. Pode ser que seja só algo besta que está apenas me incomodado, por isso, se falei algo errado aqui, perdoem-me kkkk

Heart Under Blade
Heart Under Blade
16 , Dezembro , 2020 2:57

O que não pegou muito bem para eles também foi o caso do metagaming, caíram em cima da loading mais os caras foram sem noção em querer criticar um dos patrocinadores do canal.

Tio Spider
Tio Spider
Reply to  Heart Under Blade
21 , Dezembro , 2020 4:41

So demente caiu em cima do canal depois que foram desmascarados o canal voltou a crescer de novo

PolegarGame
PolegarGame
Reply to  Heart Under Blade
21 , Dezembro , 2020 4:42

Caramba, não sabia desse caso

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Heart Under Blade
21 , Dezembro , 2020 4:42

O canal começou agora, não se critica os patrocinadores do canal, principalmente nesse momento em que o canal quer se estabelecer e precisa de toda a ajuda possível.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
16 , Dezembro , 2020 2:57

Acho besteira investir em animes na tv aberta hoje em dia, já que estamos na era do streaming e todo mundo pode assistir ao mesmo conteúdo na hora que quiser e quando quiser por um preço acessível ou assistir pelos meios ilegais mesmo. Ficar esperando a hora para o anime passar na tv é coisa do passado, eu mesmo não suporto mais isso, gosto de ver o que eu quero quando eu quero e acho que a maioria das pessoas também. Fora os comercias que atrapalham e enchem o saco.

Blu3s
Reply to  Rodrigouchiha10
21 , Dezembro , 2020 4:42

Como você mesmo disse “todo mundo QUE TEM condição financeira boa” pode assinar serviços de streaming, mas nem todo mundo tem condição financeira boa, e é para essa galera que a TV ainda é muito utilizada, se a TV aberta não tivesse realmente mais utilidade nenhuma, já teria sido extinta e nem isso mais como opção teríamos.

?Pico-Chan?
16 , Dezembro , 2020 2:57

Programação tá bagunçada mesmo, mas como foi a primeira semana dá pra relevar embora era pra ter tido um melhor planejamento, espero que o canal resolva isso pois graças a ele teremos mais animes, Tokusatsus etc. Dublado, fora que ainda tem muita gente que vê tv sim, não como antes é claro, mas tem, além do que não são todos os brasileiros que tem internet, eu por exemplo fui colocar internet em casa mês passado kkk, e outra coisa não é todo brasileiro que tem dinheiro pra pagar streaming eu por exemplo não tenho kkkk, é isso que vocês deveriam pensar sobre o canal ao invés de ” Nah tv aberta não “, não pra você que tem como ver, mas pensou nas pessoas que não como ?.?

fundashi666
fundashi666
16 , Dezembro , 2020 2:57

Não assisto tv aberta a muito tempo, provavelmente muitos dos brasileiros também, e não será hj que vou voltar…

Tio Spider
Tio Spider
Reply to  fundashi666
21 , Dezembro , 2020 4:41

Depende do que vc esta fazendo por exemplo sou do nordeste brasileiro e se vc ligar a tv por volta de meio dia todos os 5 canais grandes principais do Brasil (Globo,SBT,Record,Band e RedeTV) estão exibindo exatamente a mesma coisa “programa policial regional” passando a mesma matéria se vc ficar alternando o
Loading esta passando o multiverso ou seja um negocio mil vezes melhor então varia de um pra outro eu mesmo no trabalho tomei conta da TV na hora do almoço e olha que nem assistir TV no trabalho eu assistia

fundashi666
fundashi666
Reply to  Tio Spider
21 , Dezembro , 2020 4:42

Mas não muda o fato de que eu não gosto de assistir tv aberta, e outros milhões de brasileiros também

Tio Spider
Tio Spider
Reply to  fundashi666
30 , Dezembro , 2020 2:52

Aí se vc não gosta e problema seu, porém da sim pra vc se divertir quando tiver desocupado e ligar a tv só por ligar, antes não tinha como só passava a mesma merda sempre

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  fundashi666
28 , Dezembro , 2020 2:34

Tu está sabendo que… dá pra ver na internet, certo?

fundashi666
fundashi666
Reply to  Ronanfalcon
28 , Dezembro , 2020 2:36

Sim, eu sei

Elivelton Silva
Elivelton Silva
16 , Dezembro , 2020 2:57

Eu não assisto TV aberta já faz uns 7 anos… É besteira investir em TV aberta hoje em dia… Até mesmo aqui no Brasil… TV aberta tá morrendo, não estamos mais nos anos 90!

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
Reply to  Elivelton Silva
21 , Dezembro , 2020 4:42

Discordo, é um ¨nicho¨ como qualquer outro… vc… EU, podemos assistir em um computador, ou celular… Outras pessoas NÃO. ( basta ver a questão da educação – ou a falta dela – nessa pandemia) Se mais pessoas se interessarem, ÓTIMO para todo mundo

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Elivelton Silva
21 , Dezembro , 2020 4:42

Concordo, estamos na era do streaming e ele e bem mais prático e eficiente.

Sobre os programas de animes, o canal contratou muito mal, o Mais Geek está cheio de apresentadores pouco carismáticos, não muito informados e com pouca dinâmica, também chamaram a mina do Davy Jones para apresentar o programa e até onde eu sei ela tem pouca experiencia com animes. No Funimation tv chamaram o Kitsune uma cara que nem chegou nos 400 animes ainda, não gosta de Shoujo é meio elitista, não gosta de animes de romance e para vc ter uma ideia esse ano ele não assistiu nem10 animes do ano e contratam essa cara para falar de anime e o tratam como um expecialista, é rir para não chorar. Fora que ele não representa o otaku normal, só os elitistas que não assistem quase nenhum anime, como ele. Os apresentadores desses programas tinham que ser pessoas atualizadas nos animes e com o gosto diversificado para representar toda a comunidade e não gente enviesada e pouco carismática.

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  Rodrigouchiha10
28 , Dezembro , 2020 2:34

Os caras do Mais Geek são dos mais informados que já vi na internet! Oi? O que diabos vc assiste pra desmecerer os caras deste jeito? Para além disso, pare com essa frescura de elitista, pois eu sei que tu usa esse termo pq deve achar que todo mundo que tem que ver anime porcaria, e o Kitsune tem visão crítica das coisas. Eu to falando dele, mas eu nem gosto dele, mas reconheço algum trabalho/esforço quando vejo. Você só acertou na parte da diversificação e carisma, pois são sempre importantes.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Ronanfalcon
30 , Dezembro , 2020 2:53

Não estou falando para ver animes ruins, tem vários animes bons e essas pessoas não os assistem. Elitista é quando individuo não gosta de uma boa quantidade de animes bons ou não os assistem, exemplos Kakushigoto, Kaguya, Banana Fish, e Re:zero. Não estou falando de kimisen e esse isekais genéricos. Ter opinião critica não que dizer que ela é boa, ela pode ser ruim. E a do Kitsune é ruim, ele não gosta de mutia coisa elogiada, falar bonito apontando defeitos não que dizer que você é bom nisso. E acho estranho você ficar tão agressivo com a palavra elitista. Vai de boa cara e cuidado com a toxidade.

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
Reply to  Ronanfalcon
30 , Dezembro , 2020 2:53

Kitsune nem assistiu 10 animes do ano ainda, ele é desinformado e contratam o cara, sendo que tem tanta gente legal e mais informada que ele por aí, e me contratam ele. O Mais Geek é de boa até gostos deles, mas falta dinamismo para eles ainda. Fora que ainda é difícil saber se eles são informados ou não. Quando eles falam de um anime em específico eles fazem uma pesquisa, por isso eles sabem bastante. Só vamos saber se eles realmente estão informados do mundo otaku quando começarem a falar de vários animes diferentes e não ficarem só nos modinhas, pelo que eu vi eles até estão falando de animes diferentes agora, mas só o tempo dirá.

Daiago
Daiago
Reply to  Elivelton Silva
21 , Dezembro , 2020 4:42

não

Ronanfalcon
Ronanfalcon
Reply to  Elivelton Silva
28 , Dezembro , 2020 2:34

Tu percebeu que… dá pra ver na internet, certo?

Haruboy
Haruboy
21 , Dezembro , 2020 4:40

Eu sou um otaku formado pela TV: primeiro, através da Manchete nos anos 90 e depois nos anos 2000 quando teve o segundo boom onde os animes passavam em vários canais. Mas mesmo quando os animes pararam de passar na TV, eu sempre mantinha o hábito da ver TV, assistindo programas medianos, ao mesmo tempo em que eu assistia animes pela internet, e quando aparecia alguma iniciativa de exibição de animes na TV, como as da PlayTV, da Rede Brasil e do Cartoon, eu sempre prestigiava. O que eu quero dizer é que eu sempre ficava esperando aparecer algum canal como a Loading, e essa minha espera finalmente foi recompensada.
Muitos dizem que a Loading tem tudo para dar errado, simplesmente porque acham que a TV linear virou algo do passado e não faz sentido nos dias de hoje, por isso muitos aqui não assistem. Eu não acho que seja isso. Eu acho que eles só não assistem porque até então a TV não tinha nada que poderia satisfazê-los, o que era compreensível, afinal o que mais tinha na TV aberta era, e ainda é: programas policiais, igreja, novela, programas para as donas de casa assistirem tipo o Encontro, etc, e mesmo na TV paga, mesmo com muitos canais, não tinha nada de interessante para assistir. Com a vinda da Loading essas desculpas acabaram. Me atrevo a dizer que na minha humilde opinião, hoje em dia, mesmo considerando os canais pagos, nenhum canal se compara a Loading, e mesmo se considerar os canais já falecidos, ela só perde para a Locomotion e para o Animax antes da sua descaracterização (sim, melhor até que a Manchete, e nesse momento muitos vão tacar pedras). O que importa aqui é agradar o público alvo: você pode não conseguir agradar a todos, como a Globo tenta fazer, mas você pode tentar agradar a um público mais especifico que ainda assim pode ser bem sucedido, como foi com a antiga MTV no passado.
Mas sempre tem aqueles que dizem “Ah, mas nós temos a internet, não precisamos da TV”. Para nós, que dependiam da TV para assistir aos animes, ter um canal que satisfaça as nossas preferencias depois de anos de marasmo é uma questão de honra, ainda mais esse canal entrando no lugar de uma programação religiosa. Pois a gente sempre foi injustiçado por grupos majoritários como os próprios donos dos canais, o governo e pessoas conservadoras, como os pastores das igrejas, todos eles no passado demonizavam os animes e quem os assistiam. Não tenho nada contra eles, só acho que todos devem ter o seu merecido espaço.
Então eu ainda acredito no sucesso da empreitada, mesmo ela estando no inicio. Afinal, quando a Crunchyroll e a Netflix vieram aqui muitos também não acreditaram no sucesso deles, e olha só onde eles chegaram.

♛ Mคster : Hirøshi ♛
21 , Dezembro , 2020 4:41

Faz tempo que não assisto Tv aberta, só tem em sua maioria conteúdo Chato, acho que apesar da boa idéia do canal em questão, de Colocar animes em Tv aberta, ele não terá tanto Sucesso por causa de outros meios como os serviços de Streaming e a Internet como um todo, que puxam esse público que gosta de assistir animes, tomara que eles consigam algum público pra se pagar.

Sazh
21 , Dezembro , 2020 4:41

Depois que ficou uma cota com a qualidade de imagem horrpivel eu já dropei, e depois teve a cereja do bolo.

Tio Spider
Tio Spider
Reply to  Sazh
24 , Dezembro , 2020 3:55

a qualidade esta perfeita em exibição não tenho criticas sobre isso