Canal Loading começa bem, mas pequenos erros podem afastar público do canal

O canal Loading completou uma semana no ar na TV aberta, TV por assinatura e streaming no Brasil e no decorrer destes últimos sete dias o publico brasileiro viu o canal indo de uma grande festa de inauguração na segunda-feira a diversas reclamações do público sobre o não cumprimento de sua programação e momento comerciais excessivamente longos e repetitivos.

Estreando por uma startup sobre a mesma estrutura e concessão da extinta MTV Brasil, o canal Loading foi lançado com o foco no público jovem e com uma programação com conteúdo tendo voltado para jogos e Cultura Pop ocidental e oriental, como animes, séries Tokusatsu, doramas coreanos e K-Pop. Antes mesmo de sua estreia oficial o canal já havia anunciado parceria de conteúdo com Crunchyroll, Sony, Hasbro e ainda revelou uma parceria com a Funimation em suas primeiras horas de estreia.

Em sua primeira semana no ar o canal mostrou um conteúdo original consistente em diversos programas voltados para a Cultura Pop Ocidental e Oriental, exibiu diversos animes famosos e ainda inéditos na TV brasileira e mostrou que poderia trazer algo de diferente no final de um 2020 onde os canais de TV no Brasil tiveram que se voltar quase que exclusivamente a cobrir os acontecimentos envolvendo a pandemia de Coronavírus ou não tendo uma programação voltada a um foco específico para o público jovem.

O programa Multiverso foi um dos destaques da programação desta primeira semana do canal. Possuindo muito do espírito MTV Brasil do período dos anos 2000 e ainda sendo exibido diariamente ao vivo, o conteúdo do programa é bastante divertido de se assistir. Um dos pontos altos do programa se deve ao carisma dos apresentadores e a produção de matérias que possuem uma mistura de TV com um toque de vídeo do Youtube.

A programação de animes do canal também é bastante satisfatória atualmente. Exibindo animes dublados que fazem parte do catálogo da Crunchyroll e da Funimation e de séries adquiridas com exclusividade para o canal, os animes possuem um grande destaque no canal com sua exibição sendo realizada durante em diversos períodos de horário e ainda sendo exibida durante o chamado “horário nobre” dentro dos programas Mais Geek e Funimation TV, que são dois dos programas voltados ao público fã de animes exibidos no canal.

Porém, se por um lado a estreia do canal Loading foi muito boa, por outro lado os pequenos erros sucessivos podem acabar minando o seu próprio público.

Diferente da internet, onde podemos assistir o que quisermos quando quisermos, a audiência de um canal de TV se constrói com o tempo e uma programação quase que pontual. Uma vez divulgada a programação da semana ou do dia o público pode alinhar a sua rotina ao que está programado para ser exibida na TV, eu mesmo tenho costume de acessar um determinado canal na TV (mesmo em sua versão web) quase todo final de noite durante a semana pois sei que naquele horário vai começar um determinado programa que costumo assistir.

Mudanças na programação podem acontecer pontualmente em casos específicos, como a entrada ao vivo de um jornal quando ocorre algo importante, mas no caso do canal Loading as mudanças constantes em coisas anunciadas em sua programação podem fazer o publico começar a se afastar dela. Sem falar que nos casos dos animes é atualmente possível assistir as mesmas séries programadas e não exibidas no canal através de outras formas (incluindo formas legalizadas).

Uma outra coisa que me irritou enquanto assistia ao canal foi a repetição excessiva de algumas chamadas nos comerciais. Normalmente durante o comercial de um programa temos chamadas para os programas do canal e propaganda de patrocinadores. Porém o momento comercial no canal Loading acaba as vezes sendo demasiadamente longos e com as mesmas chamadas e propagandas, uma delas sendo também demasiadamente longa. Vou admitir que em alguns desses momentos fui fazer alguma outra coisa fora da visão da TV (ou do computador) e até mesmo fiquei com vontade de mudar de canal (ou fechar o streaming) de tão irritado estava ficando com a repetição das chamadas e propagandas.

No geral, esta primeira semana do canal Loading se mostrou satisfatória, revelando que ele possui uma programação boa, com programas divertidos e com diversos animes populares vindos dos catálogos da Crunchyroll e da Funimation. Por outro lado, nesta primeira semana o canal apresentou uma inconsistência do que era informado na programação e do que é exibido na TV, algo que pode acabar afastando algumas pessoas do canal, sem falar dos comerciais excessivamente longos, repetitivos e que podem irritar o telespectador. Se no decorrer do tempo o canal melhorar estes pequenos erros creio que seja possível que ele se torne muito mais dinâmico e conquiste um espaço junto a rotina do público jovem brasileiro.

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.