Em conversa com o Collider, Craig Mazin, o showrunner da série live-action de The Last of Us na HBO revelou que a temporada 3 de The Last of Us será mais longa e que esperam que uma temporada 4 seja aprovada.
Mazin explicou que não querem perder nenhum oportunidade e que “pensam sempre no futuro” sendo que a equipa “pensou no futuro para a 3ª e 4ª temporadas”.
Pensamos sempre no futuro. Pensámos na terceira e quarta temporadas, para tentar obter o máximo de visibilidade possível, para que não acabássemos numa situação em que teríamos de nos sentar e entrar em detalhes sobre uma temporada e depois dizer: “Oh, pá, se não tivéssemos tido aquela pessoa a dizer aquela fala ou a estar naquele sítio ou a usar aquele casaco, isso seria muito mais giro”. Então, tentamos realmente pensar nas coisas de uma forma fundamental. O desafio da nossa primeira temporada foi: como contar esta grande história de uma forma completa e exequível dentro do prazo e com o orçamento que temos? E com esta temporada, foi: “Ok, este material de origem vai muito além de uma temporada”.
Agora, estamos mais num modo tradicional de suspense, em que se conta uma história e depois se termina a temporada com algo que diz: “Uau, isto vai mudar um monte de coisas, e vemo-nos quando voltarmos e continuarmos a partir daí”. Colocamo-nos muitas questões e pensamos sobre o que deveríamos fazer quando pensamos sobre o que a narrativa existente nos oferece e o que deveríamos fazer. Estou sempre a pensar: quais são as coisas que só o The Last of Us faz? Vamos fazer isto o máximo que pudermos. E depois, vais em frente, tomas as tuas decisões e, acima de tudo, tentas, da melhor forma possível, pensar na experiência do público e em como se vão sentir quando chegarem ao fim de algo. Espero que consigamos prepará-los para quererem regressar quando regressarmos para a próxima corrida.
Já sobre uma terceira temporada mais longa, Mazin comentou:
Sim, e demoraria uma eternidade. Há perfurações naturais na narrativa em que se pode dizer: “Ok, vamos acabar com isto aqui”. Penso que há uma boa probabilidade de a terceira temporada ser mais longa do que a segunda, simplesmente porque a forma desta narrativa e as oportunidades que nos oferece são um pouco diferentes. O problema da morte de Joel é que é muito impactante. É uma bomba nuclear narrativa tão grande que é difícil afastarmo-nos dela. Não podemos realmente fazer uma pausa e ir para o lado e contar uma história como a de Bill e Frank. Não tenho a certeza se isso será necessariamente verdade para a terceira temporada. Penso que teremos um pouco mais de espaço por lá. Mas certamente não há forma de completar esta narrativa numa terceira temporada. Espero que ganhemos o suficiente para voltar e terminar numa quarta. Esse é o resultado mais provável.