Ups!!! Sky usa legendas “pirata” em episódio de Chernobyl

Os sites que disponibilizam legendas ditas “pirata” são muitas vezes algo de perseguição por parte dos detentores dos direitos de autor de filmes e séries, e entre os mais acesos defensores encontramos a Sky.

Foi por isso com espanto que muitos constataram que a Sky Switzerland no último episódio da série Chernobyl utilizou legendas feitas por um fã que estavam disponíveis num site dedicado a legendas.

Ups!!! Sky usa legendas "pirata" em episódio de Chernobyl

Aos cinco minutos da série os fãs depararam-se com esta imagem que podem ver em cima.

A mensagem faz parte dos créditos que são normalmente adicionados às legendas feitas por fãs. Neste caso, isso indica claramente que a legenda veio do site Addic7ed.com, um recurso bem conhecido para este tipo de legenda e que é bloqueado pelos ISPs na Austrália.

Analisando mais de perto o vídeo oficial e as legendas adicionadas, vemos que o tempo não coincide. Isso sugere que a legenda foi sincronizada separadamente para se adequar ao vídeo da Sky. No entanto, talvez por distração os créditos de abertura não foram removidos.

Esta já não é a primeira vez que grandes companhias utilizam legendas “pirata” e a Netflix já foi apanhada a fazer o mesmo com séries na Finlândia.

Após toda esta polémica a Sky Switzerland veio a público afirmar que a companhia tem um alto padrão anti-pirataria e que o que aconteceu era totalmente inaceitável e que as legendas “pirata” já foram removidas.