
Quando tudo parecia estar a voltar à normalidade depois de um pedido de desculpa e mudança de nome, eis que numa luta pelo prémio de melhor SJW, fãs online conseguiram encontrar um motivo para implicar com o novo nome do Dr. Daruma Ujiko do mangá My Hero Academia (Boku No Hero Academia) de Kohei Horikoshi.
Breve resumo do que aconteceu anteriormente, o nome do Dr. Daruma Ujiko foi revelado no mangá no seu capítulo 259 como “Maruta Shiga“, com “maruta” a ser o nome japonês para as vítimas de experiências humanas durante a Segunda Guerra Mundial. Este é considerado como um dos piores crimes de guerra praticado pelos japoneses. Visto que o personagem é um seguidor do vilão da série All For One e um cientista que realmente faz experiências em seres humanos, isso deixou um gosto amargo na boca de muitos fãs.
Foi então revelado esta segunda-feira que o nome do personagem foi mudado de “Maruta Shiga” para “Kyudai Garaki“, no entanto, parece que mais uma vez o nome deixa a porta aberta à interpretação de que é uma referência ao legado sombrio da ciência médica do Japão na época da Segunda Guerra Mundial.
Conforme apontado no Twitter por @lTfC8qI4PATLiaC, o nome de Kyudai é pronunciado como “Kyudai“, a abreviação comumente usada para Kyushu Daigaku, conhecida em inglês como Universidade de Kyushu. Localizada na cidade de Fukuoka, a Universidade de Kyushu é uma das universidades mais antigas do Japão e tem uma reputação de excelência no campo da medicina, mas também era conhecida no Japão como o local de Incidentes de Dissecção Viva da Universidade de Kyushu (Kyushu Daigaku Seitai Kaihou Jiken), que ocorreu em 1945.
A 5 de maio de 1945, um avião B-29 Superfortress dos EUA estava a regressar de um bombardeamento de um aeroporto perto de Fukuoka, quando foi atingido por um avião de combate japonês imperial. Dos 12 tripulantes, nove foram capturados, com oito a ser enviados como prisioneiros de guerra para o departamento médico da Universidade de Kyushu (então conhecida como Universidade Imperial de Kyushu) para serem usados como cobaias.
Nenhum dos oito aviadores presos na universidade sobreviveria às experiências que, segundo testemunhos, incluíam:
- Injetar água do mar nos indivíduos para ver se poderia ser usada como substituto de solução salina estéril
- Remoção de parte dos fígados dos prisioneiros para ver se eles conseguiam sobreviver
- Remoção de um pulmão inteiro de um deles
- Perfurar o crânio de um prisioneiro vivo para remover parte do seu cérebro e ver se isso influenciava a epilepsia
Tanto a Shueisha como Horikoshi não comentaram a conexão linguística que pode ser traçada entre o novo nome do personagem de My Hero Academia e outro caso de experiências em humanos no mundo real por cientistas japoneses. É perfeitamente possível que seja uma coincidência, mas, como acontece com “Maruta”, provavelmente não está a ajudar que “Kyudai” não seja um nome comum do mundo real para uma pessoa.
Estão sencionalizando demais o quê aconteceu.
Esse autor não dá uma dentro, cara. Aksks Sinceramente
Por que? O nome faz jus ao vilão
Cacete, Boku no Hero tá num lamaçal verdadeiro, mais treta, e pode até ser que desta vez o autor quis dar uma real referenciada à Segunda Guerra com seu vilão (embora acho que é melhor ele desistir da ideia), mas realmente tô achando que agora o povo está dando uma forçada de barra.
Depois dessa, vão ter de mudar o nome para “Doutor Bolinha” e pronto, sem treta.
Parece mais que agora que as reclamações são mais por hate contra a obra, talvez vindo até de fãs de Kimetsu no Yaiba ou de Shounen no geral. Como se o pessoal pegasse carona na onda das polêmicas com Boku no Hero e agora querem hateá-lo em tudo, para ver se isso diminuí o valor da obra.
Em outras palavras, “Vamos aproveitar essa polêmica toda para arranjar motivo pra dar hate em Boku no Hero, quem sabe a Jump cancela ele?”.
Seria triste se fosse isso. Porque só mostraria que o povo não está preocupado mais com questões de consciência história ou coisa assim, só querem polemizar por simplesmente odiarem o mangá.
Espera, alguém pode acusar de gordofobia e gerar mais treta!
Já dizia o gênio: “Não dá pra agradar todo mundo, do contrário, só vai é desagradar a todos.”
Coitado do autor kkkkkk
Quero ver ele se sair dessa kkkkkk
esse diretor não tem mais jeito não
Pra essa turma que idolatra arlequina como novo tipo de símbolo, um vilão não pode ter nome malvado ou sombrio, precisa ser nome bonitinho… Olha o nível em que chegamos…
https://uploads.disquscdn.com/images/1fae10dbc2cfd364337204e3a9ed57b7018ac2087ca8093063b9b4f8e5d4488e.gif
Pegaram o Boku no Hero pra cristo, e o que a China fez com o povo dela por causa do regime politico do país fica como? E os experimentos americanos com o gás mostarda, tbm fica como? pegaram o Japão pra cristo, o que eles fizeram foi errado, mas o sujo falar do mal lavado também não é certo.
Engraçado que na hora da Guerra,ninguém lembra que não tem lado.
Bem isso mesmo! e ficam agora querendo apontar pros outros sem olhar para o próprio rabo.
Mas isso é SJW ou também conhecidos como Anti-Fascistas que veem Nazismo em tudo.
Esses cara que ficam toda hora relembrando no fim acabam glorificando as coisas de forma indireta, pois eles não deixam o assunto morrer, eles ficam trazendo a tona são pior que os próprios seguidores do movimento nazismo/facismo.
Veem nazismo em tudo e se comportam como um. Sempre vigilantes para atacar até virar pó qualquer um que não esteja ajustado com a visão deles.
E vamos de culpa pros SJW mais uma vez porque tentar argumentar mais a fundo sobre o assunto é muito cansativo e já que tudo no mundo é mimimi, vamos culpar quem esta tornando o mundo chato, porque de fato eles são bons nisso.
É como um amigo meu diz, quem mais reclama mesmo é quem vive querendo culpar SJW porque o que eu mais vejo é pessoas nos post falando que tudo é mimimi.
Agora sobre o caso aqui achei realmente que foram longe demais, diferente do outro nome esse não está fazendo alusão as vitimas, mas sim ao local então não vejo com má intenção.
Se colocasse de Tijolinho também iam falar que ele está se referindo a algo/alguém :pog:
Isso ta ficando cansativo…
Qualquer coisa que ele colocar vai lembrar de alguma tragedia ou oq for. O personagem é do mal mesmo, então coloca capeta e pronto :v
Ele não aprendeu? Pediu desculpa por utilizar um nome polémico e vai buscar um nome com quase o mesmo significado. Nesta altura parece que é o próprio Kohei que está a provocar os chineses. Chama-o João ou qualquer coisa comum, assim ninguém se queixa xD
Se estão reclamando até mesmo da data de nascimento dos personagens, esse povo é bem criativo na hr de ensinuar que vc é : “alguma coisa com ista” no final.
Não estou a dizer que ele está errado, só estou a dizer para evitar estas polémicas. Não é vantajoso nem para ele nem para a Shueisha nem para ninguém que o mangá seja banido em mais países, por isso é que ele precisa de ter mais cuidado com o nome que escolhe, porque obviamente, ele fê-lo de forma propositada. O que eu estou a dizer é que parece que ele quer provocar os chineses porque está a escolher, pela segunda vez, um nome polémico
Acontece que ele quer o nome do médico ligado a algum médico ruim, algo ruim, mas pq isso? Pq esse é o personagem…
Será que se colocarem João de Deus vão deixar passar?
Ele poderia nomeá-lo de acordo com algum vilão da ficção já que ele quer tanto fazer as cosas desse jeito. Os nomes que ele escolheu até agora remetem a assuntos históricos delicados então é meio ingenuidade achar que não haveria esse tipo de repercussão.
O nome está bem colocado agora, pois n referem-se às vítimas, mas dos vilões
Não diria que algo que continua gerando polêmico é algo bem colocado. Eu ainda acho que se ele quisesse evitar essas coisas mesmo ele deveria fazer referência a personagens de ficção. Enquanto ele insistir em fazer referência a acontecimentos e pessoas reais, as controvérsias não vão acabar.
Desde quando Boku no hero n pode fazer referências à Segunda Guerra? É a merda de um vilão, que obviamente é baseado nos vilões da Segunda Guerra. N é a primeira obra que faz referência à este assunto e nem a última. Filmes fazem isso o tempo todo. Kouhei mudou o outro nome, mas esse, pode ter certeza que ele n vai mudar. Quem n é fã da obra que se contente em criticar ele e a sua obra.
Ninguém tá dizendo que não pode amigão. O negócio é só que se realmente ele quisesse evitar polêmicas ele mesmo não insistiria em tocar em assuntos polêmicos (sim, por mais surpreendente que possa parecer a segunda guerra é bem mais do que a maioria dos filmes e jogos mostram e ele está cheia de temas polêmicos, obscuros e até mesmo tabus que muitos preferem nem discutir), só isso.
Foda-se. A discussão era ele ter feito referência errada às vítimas. Apartir do momento que ele faz uma referência adequada, criticando( ele colocou o nome da Universidade no vilão, não das vítimas ), e mesmo assim criticam, isso se mostra mais algo pessoal com o autor do que qualquer outra coisa. Na minha opinião, ele tinha que ter deixado o primeiro nome e acabou, os incomodados que n leiam, como aconteceu.
Ao meu ver, qualquer referência a assuntos delicados que remetem a fatos históricos complicados são e devem ser tratados de forma delicada. Pra você pode ser foda-se, mas o que você acharia se sua vó fosse uma das vítimas desses experimentos desumanos? Você acharia foda-se que chegasse um cara do nada fazendo referência errada a esses incidentes cujo horror você ouviu em primeira mão de um ente querido? É assim que os chineses e coreanos estão se sentindo, porque diferente da gente, eles sentiram o horror do Japão na 2° guerra na pele. O cara que quer fazer “homenagem” a isso deveria ter o mínimo de noção da delicadeza do assunto.
Mas um que n sabe ler.
Mais um animalzinho insensível se achando o mestre da racionalidade.
Agora o nome tá bom, tá fazendo alusão a quem cometia os crimes de experimentos, bem melhor que remeter as vítimas, acho que era isso que ele queria fazer desde o início, já que todo nome tem que ter alguma coisa por trás
cara tão tentando fazer igual a aquela light novel “Nidome no Jinsei o Isekai de” que ia ser lançado o anime mais por polemicas do twitter foi cancelado o manga, o anime e a light novel
mangá continua firme e forte saindo normalmente, aumentou até um pouco as vendas. Mas o novel foi realmente suspenso.
Basta se ajoelhar e pedir desculpa uma vez, esse povo sjw se aproveita da sua bondade.
mas ele já fez isso, o povo que ainda tá batendo na mesma tecla
Os SJW vão fazer de tudo pra acabar com a carreira do Kohei.
Povo mimizento do caramba.
É Social Justice Warriors,quer o que?
De novo…
Por isso é que ele não devia ter pedido desculpas coisa nenhuma, ele já estava banido na China e dificilmente via a coisa a ser revertida, mais valia manda-los há merda e se o quisessem cancelar que o cancelassem, agora está como se diz “Você da a mão e já querem o braço”
Vdd
Ué, o nome está bem colocado agora. Qual a polêmica?