Governo português aprovou decreto de lei que pode limitar / bloquear jogos online e serviços de streaming

Para combater um possível comprometimento da capacidade de gestão das redes fixas e móveis devido ao isolamento social imposto e consequente aumento exponencial da utilização da internet o governo português aprovou o Decreto-Lei n.º 10-D/2020 que tem como objetivo a aplicação de medidas excecionais e temporárias para permitir o normal funcionamento das redes de comunicações e possibilitar o trabalho a partir da casa e correto funcionamento de vários órgãos.

Podemos ler no decreto:

Em resumo, o decreto estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia da doença COVID-19 relacionadas com o setor das comunicações eletrónicas.

O Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março, estabeleceu um pacote de medidas excecional e temporário relativo à situação epidemiológica do novo COVID-19.

Acresce que a declaração de estado de emergência em Portugal, decretada através do Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março, e entretanto regulamentada pelo Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, levou à aprovação de um novo conjunto de medidas excecionais e extraordinárias, designadamente em matéria de circulação na via pública e de funcionamento ou suspensão de determinados tipos de instalações, estabelecimentos e atividades, com o intuito de conter a transmissão do vírus e conter a expansão da doença COVID-19.

Importa, agora, ao abrigo do n.º 1 do artigo 2.º-A da Lei n.º 5/2004, de 10 de fevereiro, acautelar a identificação dos serviços de comunicações eletrónicas que devem ser considerados críticos e os clientes que devem ser considerados prioritários, bem como definir as medidas excecionais e de caráter urgente que as empresas que oferecem redes e serviços de comunicações eletrónicas devem adotar para garantir a continuidade desses serviços.

No contexto de emergência de saúde pública que se vive no momento atual, afigura-se essencial assegurar a prestação ininterrupta de tais serviços críticos à população em geral, a qual passará a estar sujeita, em escala significativamente superior à normal, a situações de permanência nas suas residências, com impacto direto e significativo nas exigências de gestão da capacidade das redes fixas e móveis de suporte aos serviços de comunicações eletrónicas.

Estas circunstâncias conduzem a um aumento substancial do tráfego cursado nas redes fixas e móveis e a uma alteração profunda do seu perfil e estrutura, fruto de uma utilização mais intensa dos serviços de entretenimento e interativos e da massificação do teletrabalho por um período ainda indeterminado, o qual assume importância crucial para a minimização dos impactos socioeconómicos da crise.

É ainda importante assegurar, em especial, a continuidade da prestação de serviços de comunicações eletrónicas aos clientes prioritários como, por exemplo, as entidades prestadoras de cuidados de saúde, as forças e serviços de segurança e administração interna.

Por último, importa aprovar um conjunto de medidas de simplificação e de suspensão de algumas obrigações cujo cumprimento poderá dificultar ou impossibilitar a prossecução dos objetivos previstos no presente decreto-lei.

Subscreve
Notify of
guest

11 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Reginaldo Farias
Reginaldo Farias
26 , Março , 2020 13:39

Portugal tá tomado pela esquerda, coitados.

pynk
pynk
26 , Março , 2020 13:39

forças portugueses

Randowm Nmae
Randowm Nmae
26 , Março , 2020 13:39

Isso é tudo conversa mas na atualidade nada é feito ?

João Vítor Nerís
João Vítor Nerís
26 , Março , 2020 13:39

menos mal que e temporário

Andre Ricardo
Andre Ricardo
Reply to  João Vítor Nerís
31 , Março , 2020 16:29

Vai saber quanto tempo sera esse temporario

Admmi
Admmi
26 , Março , 2020 13:39

Lá se foi a minha diversão com as Vtubers;-;

Otavio Sabino
Otavio Sabino
26 , Março , 2020 13:39

vixi , se o cara for ”gamer” ele ta lascado, fica em casa mas não pode jogar

Daniel Santos
Daniel Santos
26 , Março , 2020 13:39

Ne eu não queria estar na pele de vocês agora.

Pico
Pico
26 , Março , 2020 13:39

Vixi não sou português mas wtf.?

João Lima
João Lima
27 , Março , 2020 10:19

Cara QUE MERDA kkkkk. Sinto por vocês amigos

Nuno Alves
Nuno Alves
28 , Março , 2020 11:42

Que estupidez!!!