
No início deste ano, a NVIDIA retirou discretamente o suporte para aplicações CUDA de 32 bits nos seus drivers para as placas gráficas GeForce RTX 5000. Embora esta decisão tivesse sido planeada há algum tempo para que não fosse inesperada, teve uma consequência decepcionante para muitos, todos os jogos que utilizavam bibliotecas PhysX de 32 bits para efeitos visuais seriam obrigados a desativá-las ou a processar esses efeitos através do processador, o que, sem surpresa, se traduziu num desempenho muitíssimo abaixo do esperado.
A solução para contornar este problema que alguns utilizadores adotaram era utilizar uma segunda placa gráfica pré RTX 5000 para processar os efeitos PhysX. Felizmente já não é necessário porque a NVIDIA voltou a colocar o suporte para esta biblioteca nos mais recentes Game Ready Drivers.
Contudo, o Game Ready Driver 591.44 não vai, de repente, permitir a execução de todos os programas CUDA de 32 bits, uma vez que a NVIDIA apenas adicionou suporte para determinados jogos.
Felizmente, parecem ser todos os mais populares que tinham sido fortemente afetados pela alteração no CUDA.
A lista completa dos jogos revitalizados é a seguinte:
- Alice: Madness Returns
- Assassin’s Creed IV: Black Flag
- Batman: Arkham City
- Batman: Arkham Origins
- Borderlands 2
- Mafia II
- Metro 2033
- Metro: Last Light
- Mirror’s Edge
A NVIDIA está ciente que Batman: Arkham Asylum ainda não consta nesta lista, mas algures em 2026 também vai estar através de um lançamento de um novo pacote de Game Ready Drivers.









