Mais...
    InícioJogosPC's antigos ganham novo folego com a nova versão do DLSS Enabler

    PC’s antigos ganham novo folego com a nova versão do DLSS Enabler

    O modder artur07305 lançou uma nova versão do DLSS Enabler, uma ferramenta que permite simular a tecnologia NVIDIA DLSS 4 Multi-Frame Generation em qualquer placa gráfica compatível com Direct X12 e em praticamente qualquer jogo que utilize esta API. Desta forma, utilizadores com placas gráficas mais antigas passam a ter a possibilidade de melhorar significativamente o desempenho em inúmeros jogos modernos.

    De relembrar que a NVIDIA restringiu oficialmente a NVIDIA DLSS 4 Multi-Frame Generation às suas placas gráficas da série NVIDIA RTX 5000. No entanto, graças a esta ferramenta, é agora possível utilizar esta tecnologia em qualquer placa gráfica Direct X12, que incluem modelos mais antigos da própria NVIDIA, e produtos da AMD e da Intel, que incluem dispositivos portáteis tais como a ROG Ally e a Steam Deck.

    Naturalmente, os resultados obtidos através desta simulação não atingem a mesma qualidade visual da implementação oficial em placas gráficas RTX 5000, nem o nível apresentado em placas NVIDIA mais recentes. O DLSS Enabler limita-se a reproduzir o comportamento da DLSS 4 MFG por software. Mesmo assim, trata-se de uma solução interessante para utilizadores com hardware mais modesto que procuram uma experiência de jogo mais fluida.

    Para demonstrar os benefícios desta nova versão, o canal GAMESMARK partilhou um vídeo onde é possível ver Cyberpunk 2077 a correr a 1080p com definições no máximo numa NVIDIA GTX 1060, sim leram bem. Com a Intel XeSS no modo Balanced e o DLSS 4 Frame Generation ativado, o jogo atinge cerca de 60 FPS. Ao ativar a DLSS 4 MFG X3, o desempenho sobe para 77 FPS, enquanto com a MFG X4 chega aos 100 FPS!

    Contudo, o próprio autor alerta que não é recomendável utilizar o modo MFG X4 quando a taxa de fotogramas base ronda valores muito baixos, tais como 24 FPS, uma vez que isso pode comprometer seriamente a qualidade da imagem e a latência. No entanto, para quem possui uma placa gráfica realmente antiga, esta ferramenta pode representar uma forma viável de correr jogos modernos.

    A versão mais recente do DLSS Enabler inclui também a funcionalidade Adaptive Frame Generation. Este sistema ativa automaticamente a geração de frames quando os FPS descem abaixo de um valor definido pelo utilizador e desativa-a quando a taxa de FPS ultrapassam esse limite, de forma a manter um equilíbrio entre desempenho e qualidade.

    Como referido, a ferramenta permite ativar a DLSS 4 Multi-Frame Generation em qualquer placa gráfica compatível com Direct X12, independentemente de ser da AMD, Intel ou NVIDIA. No entanto, existe uma condição fundamental, o jogo em questão tem de suportar, pelo menos, a DLSS 3 Frame Generation. Caso contrário, não será possível forçar a utilização do DLSS 4 MFG.

    No geral, trata-se de uma solução que poderá agradar a muitos jogadores de PC, especialmente quem tem sistemas mais antigos. Embora ainda não tenha sido testada de forma aprofundada em placas AMD para comparação direta com a AFMF 2.1, em teoria, o DLSS Enabler deverá apresentar resultados muito superiores.

    Segundo as informações disponíveis, a NVIDIA não planeia disponibilizar oficialmente a DLSS 4 Multi-Frame Generation para Placas gráficas mais antigas. No entanto, com esta ferramenta, essa limitação deixa praticamente de ser relevante. Mesmo que a empresa viesse a ativar esta funcionalidade no futuro, é pouco provável que conseguisse otimizá-la ao nível do que já é possível obter atualmente através do DLSS Enabler.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares