4 sites Brasileiros de pirataria reportados ao governo americano

36

4 sites Brasileiros de pirataria reportados ao governo americano

Já vos tínhamos revelado que o governo Japonês está a promover uma campanha contra os principais websites que facilitam a distribuição e exibição ilegal de manga e anime constando na lista o Anitube. Da iniciativa resultou um aumento do número de prisões no Japão sendo que ainda não foram visíveis grandes interferências nos sites. Agora a ameaça a este tipo de sites surge de terras americanas, embora não focando tão particularmente no género anime e manga.

Por pedido a MPAA (Motion Picture Association of America) forneceu ao governo americano a lista com os principais sites que promovem globalmente a pirataria e que devem ser alvo de intervenção por parte dos USA. Dos cerca de 27 sites reportados 4 são Brasileiros: Megafilmeshd.net, Filmesonlinegratis.net, Degraçaemaisgostoso.org e Telona.org.

Os restantes sites reportados são: Kickass.to (várias localizações), Thepiratebay.se (Suécia), Torrentz.eu (Alemanha / Luxemburgo), Rutracker.org (Rússia), Yts.re (várias localizações), Extratorrent.cc (Ucrânia), Xunlei.com (China), VK.com (Rússia), Uploaded.net (Holanda), Rapidgator.net (Rússia), Firedrive.com (Nova Zelândia), Nowvideo.sx e o “Movshare Group” (Panamá / Suíça / Holanda), Netload.in (Alemanhã), Free-tv-video-online.me (Canada), Movie4k.to (Roménia), Primewire.ag (Estónia), Watchseries.lt (Suíça), Putlocker.is (Suíça), Solarmovie.is (Letónia), Watch32.com (Alemanhã), Yyets.com (China), Cuevana.tv (Argentina) e Viooz.ac (Estónia).

É sempre questionável a MPAA (Motion Picture Association of America) revelar este tipo de lista, principalmente tão pormenorizada como vão ler em baixo. Basicamente fornecem uma lista onde qualquer um pode ir buscar material ilegalmente e mais importante, revelam os locais seguros onde estão alojados os servidores destes sites.

Em baixo podem ler a descrição dos sites brasileiros tal como está escrito no relatório.

 

Megafilmeshd.net – Brasil. Megafilmeshd.net é um popular site de links para stream que atualmente oferece mais de 10 mil links para conteúdos nacionais e internacionais incluindo filmes, séries TV e concertos. O site está ativo desde Agosto de 2010 e oferece frequentemente conteúdo atualizado ilegal em português. A disponibilidade de conteúdos ilegais deu ao site o rank global de 1,763 na Alexa e o rank 61 no Brasil. Megafilmeshd.net tinha em Agosto de 2014 9,378,594 visitantes únicos, o que é um aumento de 30% comparando com Agosto de 2013, segundo a World Wide data da comScore. Atualmente o site está alojado na OVH em França.

 

Filmesonlinegratis.net –  Brasil. Filmesonlinegratis.net é um site de links para stream ativo desde Maio de 2009. Muito popular no Brasil o site é dedicado à distribuição de séries nacionais e internacionais e filmes e é frequentemente atualizado. O site tem um rank global de 2,308 na Alexa e o rank 101 no Brasil. Hoje o site oferece mais de 8 mil links para conteúdo ilegal dublado e legendado. Filmesonlinegratis.net tinha 6,117,630 visitantes únicos em Agosto de 2014 segundo a World Wide data da comScore. Atualmente o site está alojado na Voxility na Roménia.

 

Degraçaemaisgostoso.org –  Brasil. É o nome de um popular site brasileiro de links que está a funcionar desde Outubro de 2007. Degraçaemaisgostoso.org tinha mais de 850,699 visitantes únicos em Agosto de 2014 segundo a World Wide data da comScore. O site tem um rank global de 24,264 na Alexa e o rank 676 no Brasil. O site de links serve como maior centro de distribuição de material ilegal, incluindo livros, filmes e música e é atualizado diariamente com links para vários “cyberlockers” incluindo Uploaded.net e Bitshare.com. Vários avisos para a remoção de conteúdos foram ignorados pelo administrador do site. O site atualmente está alojado na Exmasters na República Checa. 

 

Telona.org – Brasil. O panorama brasileiro depende grandemente de sites de links para localizar e fazer download de conteúdos. Para filmes recém lançados este conteúdo é geralmente gravado numa sala de cinema noutro país e depois manipulado por um grupo local de lançamentos que adiciona áudio português capturado num cinema local ou legendado. Telona.org é o típico site de pirataria brasileiro que oferece conteúdos especificamente para a região, que são guardados em centrais de download que incluem Uploaded.net. O site tem um rank global de 59,074 na Alexa e o rank 1,578 no Brasil. Telona.org teve 410,652 visitantes únicos em Agosto de 2014 segundo a World Wide data da comScore. Telona.org oferece mais de 12 mil links para download ilegal de conteúdos e está alojado na Voxility na Roménia.

 

No relatório são identificados também vários locais físicos do Brasil, podemos ler:

Galeria Pagé, Avenida Paulista, Faria Lima (São Paulo), Camelodromo Uruguaiana (Rio de Janeiro) e Feira dos Importados (Brasília) – Brasil

A maior cidade do país, São Paulo é o centro chave das redes nacionais de pirataria. Não só são vendidas grandes quantidades de produtos pirateados mas muitos distribuidores locais fornecem operações similares em outros locais do país. A pressão aplicada contra o mercado pirata em São Paulo nos recentes anos, especialmente desde o início da iniciativa “City Free of Piracy” em 2011 que teve um efeito positivo durante algum tempo. Reciprocamente, a contenção de esforços em São Paulo sob a atual administração municipal teve impacto negativo também em várias cidades.

Em 2014, não só complexos de lojas amigas da piratagem como Galeria Pagé têm sucesso em São Paulo como não se viam níveis de produtos piratas tão elevados em vários anos que vendedores de rua estão também a regressar a áreas de alta visibilidade da cidade como Avenida Paulista e Faria Lima. Em outras grandes cidades, grandes mercados ao ar livre como o Camelodromo Uruguaiana no Rio de Janeiro e a Feira dos Importados (Feira do Paraguai) em Brasília, são epicentros do mercado de videojogos pirateados e produtos audiovisuais.

O maior e mais famoso mercado do Rio, o Camelodromo Uruguaiana ocupa quatro blocos e contem mais de 1500 quiosques muitos dos quais vendem discos óticos falsificados. Minas Gerais e Pernambuco  são outras cidades com sérios problemas de pirataria física.

Podem ler aqui o relatório em inglês e lembrem-se que encontram na Crunchyroll uma alternativa legal de verem anime estando assim a apoiar os vossos estúdios favoritos e influenciando futuros animes.

Podem visitar aqui o site e ter acesso a uma demonstração gratuita de 14 dias.