5 animes que têm de ver segundo Mamoru Hosoda

O aclamado diretor (Wolf Children, The Boy and The Beast) participou num programa televisivo onde partilhou 5 animes que todos têm de ver pelo menos uma vez na vida.

São eles:

  • Akage no Anne (Anne of Green Gables): pela sua representação da personalidade de Anne e planos de câmara (esta última foi uma influência em Wolf Children)
  • Ace o Nerae! (Aim for the Ace!): É o anime quintessencial do diretor Osamu Dezaki, que sintetiza perfeitamente a sua abordagem única para a narrativa visual e a sua capacidade de condensar uma história nos seus fundamentos
  • Mobile Suit Gundam: o anime de robôs que não parece um anime de robô. O realismo impressionou profundamente Hosoda e influenciou o estilo de movimentos retratado em The Girl Who Leapt Through Time
  • Galaxy Express 999: pelas cenas de batalha lindamente animadas, dirigidas por Rintaro
  • Lupin III: The Castle of Cagliostro: recomendado especialmente pela perseguição de carros e pelas técnicas fluidas do animador Atsuko Tanaka

Todos os títulos acima foram lançados pela primeira vez no Japão em 1979, quando Hosoda era um estudante e foram assim profundamente formadores para ele.

Hosoda também partilhou alguns insights sobre a produção do seu último filme, Belle, dizendo que teve em atenção a criação da parte da internet do cenário com computadores e as partes da vida real com animação desenhada à mão.

Filme anime Belle vai estrear em Portugal

De acordo com Hosoda, Belle é o filme que ele sempre quis fazer, e ele só pode fazer isso por causa do “ápice dos seus trabalhos anteriores”. Ele afirmou que explora “romance, ação e suspense de um lado, e temas mais profundos como vida e morte do outro. Espero que este seja um grande espetáculo de entretenimento”.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.