Análise ao trailer de One-Punch-Man 2

Analisámos e comparámos o trailer de One-Punch-Man 2 com o seu mangá

31

Alguns dias depois da estreia do 2º trailer para a segunda temporada da série anime One-Punch-Man, algumas das suspeitas que caíam em cima do estúdio J.C. Staff confirmaram-se.

A J.C. Staff é sem dúvida um estúdio que produz muitos animes, e prova disso foi 2018 onde esteve na produção de cerca de 11 animes (excluindo OVA’s e especiais) entre os quais estiveram animes extremamente populares como Shokugeki no Souma: San no Sara – Toutsuki Ressha-hen e Toaru Majutsu no Index III.

Começando pela nova musica tema da banda JAM PROJECT, “Apostle of Silence” ( Seijaku no Apostle ) parece estar adequada ao anime, tal como a sua antecessora, “The Hero” da mesma banda, na primeira temporada de One-Punch-Man. Uma música com energia suficiente para deixar qualquer fã da série anime satisfeito.

Sobre o trailer em si, podemos imediatamente reparar que a J.C. Staff usa e abusa de ecrãs pretos acompanhados simplesmente de algumas falas por parte de alguns personagens para a narração, mostrando apenas deslumbres de alguma, ou quase nenhuma, animação. Podemos ver em muitos segmentos onde o que é mostrado ao espectador são simplesmente imagens estáticas com alguns efeitos, como fumo, ou apenas um movimento linear de uma personagem como o estalar dos dedos da mão, estar no ar ou o gesto da boca dos personagens a falar. Temos vários exemplos disso ao longo do trailer, ou praticamente todo. Os poucos momentos de animação fluida no trailer, são já perto do fim onde vemos Genos a lutar contra um inimigo. Todo o restante trailer é uma enorme amostra de imagens estáticas, interrompidas constantemente por intervalos onde o ecra fica apenas a preto, por vezes demasiado tempo até.

Ao nível da qualidade da animação, mais uma vez os receios de muitos confirmam-se. O principal alvo deste problema é Genos. Sem duvida o personagem mais focado neste trailer em vários momentos e em todos eles ficamos com a sensação que algo não parece correto. Para quem viu a primeira temporada de One-Punch-Man, recorda-se perfeitamente do detalhe investido pelo estúdio Madhouse no seu design. Foi a personagem mais trabalhada ao nível da qualidade de design, e possivelmente as melhores, as mais trabalhadas, as mais vistosas e intensas batalhas da primeira temporada, à excepção da luta final de Saitama, pertencem a Genos. Todo esse esplendor, parece ter sido arruinado neste trailer, e por várias vezes, bastando fazer “pause” no trailer pudemos ver as deformidades nos contornos do personagem, sendo visível falhas gritantes na sua postura, tamanho, detalhe, que em relação à primeira temporada chega a ser sofrível.

Podemos até , quase que literalmente, comparar ambos os trailers, da primeira e segunda temporada. Podemos confirmar que ambos os estúdios usaram a mesma composição para os trailers, no sentido em que ambos usaram ecrãs pretos para transposições de cenas ou imagens, e vozes de personagens para narração, mas no entanto existe uma clara e abismal diferença na quantidade de animação mostrada e a sua qualidade. Mais, podemos até ver informações relacionados com os personagens como poderes ou os seus nomes, toda a arte e detalhe de cenários e efeitos especiais, entre outras coisas. Podem conferir o trailer da primeira temporada abaixo, e compara-lo com o da segunda. Um ponto que podem tentar analisar é a diferença por exemplo, de Genos em ambos os trailers. Como anteriormente referido, Genos sofreu muito com o trailer da segunda temporada, em contraste com a sua apresentação no trailer da primeira temporada.

Um dos pontos positivos a reter a meu ver, foi a voz da nova personagem Garou. Como leitor e fã do mangá posso dizer que pareceu-me adequada e irá ser um ponto positivo nesta esfera de negatividade sobre este trailer. Também de salientar, que se tentarem ver este trailer em velocidade reduzida, frame a frame, terão alguns momentos de qualidade no que toca ao movimento e transição de cenas (imagens), e o detalhe de muitos elementos no background estão com bastante qualidade. Infelizmente não é isso que salva este trailer, e a possível qualidade da temporada que se avizinha.

No fim dá a sensação que o trailer foi algo feito à pressa ou que o estúdio sente receio de mostrar mais, devido ao peso da franquia junto dos fãs, e recebemos como produto final, um trailer a meu ver incompleto. 

Mas como sabemos, tudo isto é relativo aos olhos de cada um. Para muitos, este 2º trailer de One-Punch-Man 2 foi uma desilusão, para outros foi bom devido ao hype, mas para ajudar a chegar a uma melhor conclusão para ambos os lados, o OtakuPT tentou analisar o trailer e a sua animação, comparando com o mangá da franquia, onde tentámos juntar todas as imagens de interesse do trailer e compara-las com os capítulos respectivos do manga.

Aqui fica um conjunto de imagens, ambas do trailer como do mangá:

 

Esta segunda temporada de  está a ser produzida pelo estúdio  (Food Wars! Shokugeki no Soma, Children of the Whales) que substitui o estúdio Madhouse, a direção é de Chikara Sakurai (Magimoji Rurumo, episódios de Naruto Shippuuden), o designer de personagem é de Chikashi Kubota (From the New World, Robotics;Notes) e a história é de Tomohiro Suzuki(Tiger and Bunny scripts, Saint Seiya: Legend of Sanctuary).

Em cima podem ver 7 curiosidades sobre . Não se esqueçam de subscrever o nosso canal de youtube.

E vocês? Qual a vossa opinião e expectativas para a segunda temporada de One-Punch-Man ? Deixem nos comentários.