Ator de voz demitido por “comentários imprudentes” sobre mulheres e Saquê

No Japão existe uma cultura de beber álcool após um longo dia de trabalho e as bebidas alcoólicas são muitas vezes promovidas com personagens anime.

O ano passado vimos a estreia de Miki no Mikoto (Lords of Sacred Sake), a primeira obra da à volta do mundo dos ikemen (homens bonitos), que tinha como objetivo a promoção do consumo de saquê.

A animação é da responsabilidade do estúdio (Terra Formars, Udon no Kuni no Kin-iro Kemari) e a franquia possui oito príncipes de saquê, cada um correspondente a uma variedade de saquê real disponível para compra numa cervejaria real.

No entanto, o seiyuu Kaito Ishikawa recentemente perdeu o seu emprego e parte do motivo parece ser que ele disse aos fãs que não gosta de beber saquê. Atendendo que no anime ele interpreta o personagem Koshino Kanbei, as usas declarações não caíram muito bem.

O site oficial emitiu o seguinte comunicado:

Kaito Ishikawa, que foi escolhido como Koshino Kanbei, fez comentários imprudentes num programa de rádio expressando uma opinião inadequada e, de acordo com nossa solicitação, deixou o seu cargo.

O podcast em que ele participou está online mas rapidamente os fãs descobriram que este foi editado removendo as afirmações problemáticas do seiyuu.

Então o que está a faltar? Ouvintes nas mídias sociais que afirmam ter ouvido a versão original dizem que durante a conversa dos seiyuu, Ishikawa disse que não bebe saquê, porque quer limitar a sua ingestão de carboidratos. O que provavelmente não é algo que os produtores de Miki no Mikoto ficariam felizes em ouvir, mas mesmo assim eles ainda podiam ter deixado passar este comentário. O que foi o grande problema, no entanto, é o suposto comentário de Ishikawa de “O saquê é rico em carboidratos, pelo que as mulheres não o devem beber, porque isso vai fazê-las engordar“.

Como mencionado acima, cada um dos personagens masculinos da série é uma personificação de uma marca real de saquê que está a ser feita hoje no Japão, com os seus nomes a ser usados com a autorização das cervejarias. É óbvio que Miki no Mikoto tem como publico alvo as mulheres e este tipo de declarações ao ator vai contra os interesses do comité de produção.

Com Ishikawa expulso da série, Koshino Kanbei será interpretado por Hiroki Takahashi a partir de agora. Enquanto isso, Ishikawa pode pelo menos consolar-se com o facto de que alguns dos seus maiores papéis são para cyborgs estóicos (Genos do One Punch Man) ou atletas adolescentes (Tobio Kageyama de Haikyu !!), personagens para quem não beber não é um problema.