Black Clover #84 | Análise da animação

Após o episódio #63 Black Clover volta a ter um episódio com uma animação espectacular e com excelentes sequências de ação.

Black Clover #84 Análise da animação

É caso para dizer “Yoshihara did it again“, apesar de ter uma produção bem complicada Black Clover consegue mais uma vez ter um episódio espetacular, como muitos créditos novamente para o seu incansável diretor Tatsuya Yoshihara. Yoshihara tem sempre a sua “mão” envolvida nos grandes episódios, mesmo sendo o diretor geral muitos não se envolvem tanto em uma sério como ele. Tal como no episódio 80, onde Yoshihara animou esta cena fantástica, desta vez tomou conta do “leme” e além de dirigir o episódio também elaborou os storyboards aos que os animadores seguiram de maneira quase perfeita.

Para este climax do arco dos exames dos cavaleiros reais Yoshihara deu uso a sua vasta “carteira” de ligações e juntou alguns dos melhores animadores que já estiveram envolvidos em Black Clover, entre eles animadores digitais como Ryū Nakayama, Till, Gem, OnePeach, e claro os animadores principais e regulares de Black Clover como Isuta Meister, Shunji Akasaka e Takaya Sunagawa.

Desta vez, ao contrário do episódio #63 este foi menos “experimental” e bem mais polido, e na linha da direção e storyboards incrivelmente bons de Tatsuya Yoshihara.


Black Clover #84 | Análise da animação

Começamos logo de “caras” com a cena de Ryū Nakayama, que apesar de breve deu para mostrar as suas habilidades decentemente. Sute (すて) também teve uma breve participação no episódio com esta cena com belos frames de impacto e efeitos extremamente bem desenhado além da animação de fundo muito bem conseguida.

De seguida mais uma cena com frames de impacto e efeitos bem elaborados, desta vez de Takaya Sunagawa (砂川 貴哉) um dos animadores principais de Black Clover, podem notar a influência do grande Yutaka Nakamura na cena dos “cubos” e de Ichirō Itano no último corte.

O destaque seguinte é a cena de OnePeach e Gem, os primeiros 10 segundos atribuídos a OnePeach incluem uma excelente animação de fundo, logo a seguir uma das melhores sequências do episódio de autoria da animadora Gem que já participou em outros episódios de Black Clover como o #63 tal como na última abertura de Boruto. Gem já nos tem vinda habituar com as suas sequências complexas e bem desenhadas, desta vez não foi exceção.

Seria bem complicado escolher uma cena preferida deste episódio, mas se tivesse mesmo que escolher uma, a minha escolha provavelmente seria a próxima cena, animada por Till (Tilfinning) onde podemos ver uma maravilhosa demonstração de efeitos elementais além deste pormenor fantástico. Till tal como Gem, já participou em outros episódios em Black Clover e Boruto, por exemplo em Black Clover #63 e Boruto #65.

Isuta Meister um dos animadores habituais em Black Clover, animou a seguinte sequência, com destaque particularmente para os efeitos e excelente animação de personagem no parte da fada. Yukina Kosaka conhecida pelos seus frames de impacto inspirados em Yutaka Nakamura, protagoniza a próxima cena de destaque, um verdadeiro “festival” de frames de impacto.

Bem não podia terminar este artigo sem vos deixar com a cena do grande responsável pelo episódio, que é o seu diretor (e diretor geral de Black Clover) Tatsuya Yoshihara, o fato de ser o diretor da série não o impede de vez em quando animar umas quantas sequências, até porque antes de um grande diretor Yoshihara também é um dos melhores animadores da indústria. Yoshihara foi o responsável pelos layouts e animação desta cena, o destaque não vai tanto para a animação das personagens, mas para os efeitos muito bem elaborados.

Black Clover #84 「Staff」:

Script:Kanichi Katou (加藤還一)
Storyboard:Tatsuya Yoshihara (吉原達矢)
Director:Tatsuya Yoshihara (吉原達矢)、Miwa Yoshino (三輪よしの)
Chief Animation Director:Takaya Sunagawa (砂川貴哉)、Shunji Akasaka (赤坂俊士)

Animation Director:Makoto Shimojima (下島誠)、Takuya Nishimichi (西道拓哉)、Nami Hayashi (林奈美)

JIWOO ANIMATION PRODUCTION
Kim hyoung hwan

Key animators (Animadores Chave):
Isuta Meister (椅子汰), Toru Iwasawa (岩澤亨), Takahashi Yukina (高橋結季奈),
Kurika Yamagata (山縣クリカ), Mifumi Tomita (富田美文), Satoshi Kushi (櫛渕学)
Takao Sano (佐野隆雄), Keita Togashi (富樫圭汰), Kohei Tsuji (嶋崎耕平)
Yasuhiro Saiki (才木康寛), Kazuma Kikuchi (菊地一真), Tamotsu Ogawa (小川完)
Tsuyoshi Kando (菅藤剛), Sute (すて), HAHI, Ryū Nakayama (中山竜),
Shunji Akasaka (赤坂俊士), Takaya Sunagawa (砂川貴哉), Tatsuya Yoshihara (吉原達矢)

Be Loop
Takuya Nishimichi (西道拓哉)

MAHO FILM
Kyohei OHYABU (大藪恭平)

Till Gem OnePeach

JIWOO ANIMATION PRODUCTION
Jo jeong hwa Seo jin won Kim eun jin Lee su yeong Hong da yeong
Shin jae hui Choi dong jin Heo yeong jun

Por último deixo-vos com algumas publicações feitas pelo staff do episódio antes da sua exibição, espero que tenham gostado. 🙂