Depois da loucura que foi literalmente a semana passada após a transmissão do episódio 65 de Boruto na comunidade de anime, desta fez vamos falar dos verdadeiros responsáveis não só pela animação espectacular, mas também pela direção e enredo do episódio que o fez se tornar tão diferente da adaptação do filme e para melhor (e muito melhor).
Antes de falar do episódio em si e da sua animação, não posso prosseguir sem falar do grande responsável por este fantástico episódio, Chengxi Huang. Que além da sua estreia absoluta como diretor de um episódio inteiro também foi o supervisor de animação e claro como diretor também elaborou o respetivo storyboard.
Chengxi Huang tem as suas raízes como animador webgen (digital), e desde os seus 6 anos tinha na sua mente o sonho e objetivo de se tornar um animador. A sua primeira experiência com anime tinha sido com Dragon ball z e desde ai tem desenvolvido o seu amor pelas ilustrações, desenhando personagens do seu anime favorito na altura. Sempre mantendo esse sonho em vista o jovem Huang frequentou a faculdade de belas artes de Guangzhou nas China (seu pais natal) e foi ai que obteve um conhecimento maior sobre animação, mas isso para ele ainda não era o suficiente ele queria ter a experiência pratica do que era fazer animação nos grandes projetos de anime no Japão. Então em vez de terminar o seu grau de mestre Huang decidiu se juntar ao pequeno e humilde estúdio na altura Candybox onde foi introduzido como estudante avançado em treinamento por Boya Liang e Yong-ce Tu da Toei animation. Huang era um fã confesso de Naruto e após ter enviado o seu portefólio para o estúdio Production I.G sem sucesso, ele decidiu mesmo escolher o estúdio Candybox pela sua ligação com Naruto. O seu primeiro trabalho como animador em Naruto foi em meados de 2014 no episódio 580 onde animou uma pequena parte de uma cena de treino de Kakashi.
Nota: Ele só animou a parte inicial antes da ação.
O próprio admitiu que após o seu primeiro trabalho como animador em Naruto estava tão feliz ao ponto de saltar e cantar de felicidade, afinal Naruto era um anime que ele via desde à 9 anos quando ainda estava no ensino médio. No quesito do seu estilo de animação as suas grandes aspirações eram o mangaka Masashi Kishimoto (Naruto) e o animador Tetsuya Nishio pelo seu design de personagens e mais tarde Hiroyuki Yamashita e Norio Matsumoto ambos pelas suas cenas de ação impressionantes. E revelou que uma das cenas que mais admirava de Yamashita era a famosa cena do duelo de katanas entre Sasuke e Killer bee, que o próprio mais tarde veio a inspirar-se para animar esta cena de Boruto:
Bom prosseguindo depois desta breve introdução ao diretor do episódio, onde eu poderei mais tarde entrar mais em detalhes e fazer uma biografia completa, podemos agora falar sobre a equipa reunida por Huang especialmente para este episódio. O nome talvez mais conhecido por vocês é o conhecido animador de Castevania Spencer Wan, mas além dele participaram inúmeros jovens animadores promissores que estão a provar que estão nesta indústria para ficar e que o futuro está com eles. Entre esses animadores promissores que foram convidados para participar neste episódio queria especialmente destacar Ida Bagus Yoga (Guzzu), Gem, Till, David Bradshaw, Hero e Kilo que talvez não conheçam mas fazem parte de uma vaga bem promissora de animadores por todo mundo que participaram no anime To be heroine que apesar de não ter sido um anime popular todos os fãs de animação poderão reconhecer as suas fantásticas cenas de ação em especial as que foram animadas por este grupo em especial.
Já falamos sobre alguns dos protagonistas por de trás deste grande episódio, agora sobre o episódio em sim não podemos comentar sem mencionar novamente o seu diretor Chengxi Huang. A sua direção foi alem do que se pedia e esperava, em vez de seguir simplesmente o material original (manga) ou o filme, ele decidiu dar o seu toque pessoal ao episódio como diretor e fã de longa duração da série. De realçar que todo o staff soube incorporar na perfeição as ideias de Huang quer para as coreografias das lutas quer para os momentos mais leves depois da luta, e o próprio momento em que Naruto ajuda Boruto a criar o rasengan fazendo o momento inteiro com o forte significado de passagem do bastão (que foi o que o episódio inteiro quis mostrar). A primeira diferença que se nota em relação ao filme nas cenas de ação foi a implementação das artes marciais, que o próprio é fã, kun-fu, wing chun e até o tenketsu do clã hyuga.
E claro as cenas que qualquer fã de naruto se emociona como referências a por exemplo a luta de naruto vs pain e lá no naruto classico na celebre batalha contra Zabuza (na cena do rasengan shuriken).
Podia ficar aqui escrevendo o quão incrível este episódio foi, especialmente alguém como eu que sou fã de longa data como Huang e fiquem orgulhoso pelo seu trabalho e ainda mais pelo fato de eu ter largado Boruto à um bom tempo. Mas este episódio realmente aqueceu e agitou o coração de todos os fãs de Naruto quer gostei ou não de Boruto.
Por isso, deixem aqui nos comentários o que acharam deste episódio e as vossas emoções.
Como bónus deixo-vos aqui com o entusiamo do próprio diretor dias antes da exibição do episódio na tv:
還有3天,最惡之神!!
あと3日、最凶の神!!
3 days left ,the most fierce god!!#boruto ep65#ボルト 65話是非ご覧ください! pic.twitter.com/9BDCx15xEJ
— sekibeing (@cekibeing) 17 de julho de 2018
還有2天,最強戰友!!
あと2日、最強のライバル!!
2 days left ,the strongest rival!!#boruto ep65#ボルト 65話#naruto#sasuke今まで見たことないコンビネーションを見せてやるってばよ! pic.twitter.com/JQUTWg57hj
— sekibeing (@cekibeing) 18 de julho de 2018
還有1小時,傳說再現
あと1時間、最高の親子
1 hour left ,more than battle#boruto ep65#ボルト 65話#naruto今晚,改写历史
今夜、先輩達の火の意志を、次世代が受け続きます!
tonight,Boruto-Naruto the next generations,
continued by the next generations from all over the world pic.twitter.com/fHuEsjP0Tf— sekibeing (@cekibeing) 19 de julho de 2018
Algumas postagem e mensagens que os animadores do staff partilharam após a transmissão do episódio:
Here is my (admittedly rather short) rough animation for Boruto #65!
It’s not much of a standout in such an action heavy episode, but I’m still glad to have been involved! pic.twitter.com/7MCFP03e0Z— Spencer Wan (@SpencerWan) 20 de julho de 2018
Thank you for watching Boruto #65 pic.twitter.com/l9OQcmAtxo
— Weilin Zhang (@Xenophoss) 22 de julho de 2018
Boruto #65 c95-c98#boruto #ボルト #naruto pic.twitter.com/pFA7ALZ0KT
— Gem (@gem_ch18) 21 de julho de 2018
Boruto #65 c164-c169#boruto #ボルト #sasuke pic.twitter.com/Bc8OraGEuR
— グッズ • guzzu ? (@doggooz) 21 de julho de 2018
Genga work of Boruto Episode 65.
「ボルト」第65話の原画です。 pic.twitter.com/Nq15B4uZHG— Hero (@Jijasd) 22 de julho de 2018
Boruto #65 c187-c193#boruto #ボルト #naruto pic.twitter.com/CkL0Ya3CJw
— Kilo (@KiloCrescent) 22 de julho de 2018
i want to thank @cekibeing for giving me a chance of a lifetime <3
to be able to work on this was nothing but an honor….. pic.twitter.com/QYicz7J0MA— FatOwl (David Bradshaw) (@DavidFatOwl) 19 de julho de 2018
BORUTO #65 Staff:
Diretor de episódio/Storyboarder/Supervisor de animação: Chengxi Huang (黄成希)
Animadores principais:
Golge
Ida Bagus Yoga (Guzzu)
Spencer Wan
Gem
Till
Hartova Maverick
David Bradshaw
Hero
Kilo
Juangsheng Shi (史涓生)
Haosong Zhou (シュウ浩松 )
Zhou (ショウ)
Ren Onodera (小野寺蓮)
Sute (すて)
Shinya Kaneko (兼子慎哉)
Green Monster Team (绿怪研)
Optical Core (光学核心)
Zhenhua Liu (刘振华)
Tetsuya Nishio (西尾鉄也)
Hirofumi Suzuki (鈴木博文)
Hirofumi Masuda (桝田浩史)
Daisuke Tsuda (津田大介)
Retsu Okawara (大河原烈)
Eri Taguchi (田口愛梨)
Hiroyuki Horiuchi (堀内博之)
Chiyuki Tanaka (田中ちゆき)
Kana Ito (伊藤香奈)
Tatsuya Koyanagi (小柳達也)
Katsuhiro Takagi (高木勝弘)
Chengxi Huang (黄成希)
gastaram maior grana nesse eps,mas duvido que vão repetir isso nos proximos kkkk
o orçamento nem tanto, teve tudo haver com o trabalho e planeamento envolvido. o próprio diretor alem de fazer o storyboard ainda animou muitas cenas desse episódio. no ultimo mês ele investiu uma 500 horas só nesse episódio, por isso imagine só a dedicação.
deve rolar algo semelhante mais pra frente,quando boruto tiver maior
Uma luta que conseguiu superar a do filme.
Realmente incrível o trabalho do diretor desse episodio e de todos os envolvidos nele. Espero ver esses nomes em mais trabalhos futuramente.
eu achei o episódio exagerado demais deram muito protagonismo para o Sasuke e boruto deixando Naruto mais de lado principalmente pelo protagonismo do boruto Pelo amor de Deus né
Sempre tem um bosta pra reclamar.
Parabéns á equipe que desenvolveu esse episódio, especialmente pro Chengxi Huang que dirigiu. Foi realmente uma obra de arte, queria ver como seriam as lutas do exame chunnin nas mãos desses caras mas infelizmente não rolou, o exame foi muito fraco pra mim 🙁 Mas espero que daqui pra frente possam ter cada vez mais episódios como esses. Não irei mais ver o anime após o final desse arco, mas caso tenha outro episódio desses eu vou ser o primeiro a ver.
É o que eu disse pra você, nao tem talento o suficiente no japão, e ele ainda é chines. Na verdade não terá muitas lutas assim futuramente em outros animes. Ele ainda fará algumas outras lutas em Boruto.
De fato você realmente disse que não tem e isso é lamentável, um país tão avançado não valorizar o pessoal que desenvolve os animes é triste. Se a profissão se tornasse mais rentável com certeza surgiria mais talentos na área. O que resta é ter fé nos próximos animes cotados pra virar megahits como Goblin Slayer, The Promised e Vinland tenham talentos desses na produção.
Há pra voce ver como a china ta invadindo os animes, em Shingeki season 3 teve uma subsidiaria com muitos chineses na staff. olhe abaixo
https://uploads.disquscdn.com/images/cfea6a8fc3658cb2234f928c8d9f8075f0e1e67a21d68be511c974537e521655.png
Hmmm, tomara que esses caras invadam ainda mais kkkk. Aliás, tomara que a China entre forte pra competir com a Japão nesse ramo, “monopólio” nunca é bom… Quando eles verem que a China tem muito mais talentos e estão valorizando os mesmos, aí sim eles irão valorizar os japas.
Acho que Globin nao vai virar mega hit, mas sucesso provável. Acredito que animação estará consistente, mas não espero nada espetacular. Procurei sobre a staff e não tem nenhum key animator de ação talentoso. Pelo menos no primeiro episodio, talvez em outros tenha algo acima da média. Nem em One Punch Man teve luta tão longa e consistente no design como esta de Boruto. Só vi isto no filme Sword of Stranger, a luta final.
The promised Neverland to tensa, pode sair cagada ou surpreender. Tinha um rumor de que seria o diretor de Shigatsu no Uso, mas nada comprovado. Seria um sonho super combinaria com ele e sairia lindo. Mas se for pela Pierrot la é mais dificil de aparecer um diretor acima da média.
sim animação nessa qualidade somente,em poucos animes e momentos e normalmente as que tentam ser consistente na hora da luta falham como Black Cover que distorce tudo,The Promised vai depender do Público e mídia se os Youtubers ficarem mostrando e indicando além de nas comunidades todo mundo ficar só falando como foi com o SNK ai vira um fenômeno,globin não consigo ver muito sucesso apesar de ser uma Obra muito dahora,eu acho que ele vai pegar um publico especifico mesmo.
Eu também estou meio dividido em relação á Goblin mas espero que pelo menos chegue no nível de um Re Zero em popularidade. Agora, a luta de Boruto foi bem consistente mesmo, em outras lutas fluídas assim o design costuma bugar demais como em Naruto x Pain, mas até nisso os caras acertaram. É como disseram a equipe é muito talentosa e é composta por fãs da obra, o que também deve ter contribuído pra desenvolver uma parada de alto nível.
The Promised eu gostaria muito que fosse para a staff de Shingeki, não confio muito nesse diretor de Kimi no Uso, não curti muito esse anime dele. Agora se for pierrot eu nem vejo, como eu fiz com essa nova temporada de Tokyo Ghoul. Quando descobri que seria Pierrot novamente e trocaram por uma staff pior eu resolvi ignorar completamente essa nova temporada, e pelo visto não perdi nada.
Simplesmente… SAKUGA!!!!!
Vejo que o Evandro Pedro se empolgou tanto que quis nos passar até a trajetória do diretor desse magnífico episódio kkkk, muito boa a matéria.
Agora sobre o futuro do anime boruto, esse tipo de episódio vai demorar muito pra voltar viu, é tipo o clímax maximo do anime, se esse diretor voltar a administrar outras batalhas importantes e marcantes futuramente talvez chegue aos pes desse episódio, mas pra mim sinceramente esse será o melhor episódio de todo anime, e claro que eu espero estar errado e ver um melhor que este, o que vocês acham pessoal?
Se estiver falando de animação com certeza esse será o melhor por um bom tempo.
Mas em conteúdo, esse episódio foi bem simples.
Animação msm, mas o conteúdo não tinha como ser melhor pois está no comecc, nem exploraram a história dos ootsuki ainda
Que episódio bom! Boruto cada vez mais ultrapassando minhas expectativas.
Essa luta ultrapassou a do filme na minha opinião
tava bem mais fluida a animação
claro que ultrapassou esta lotado de coreografia fluida
Tbm achei.
Um episódio assim e conseguiu um passe ”não reclame” dos telespectadores de Boruto por um ano XD
O episódio foi excelente, mas pra mim não teve tanto efeito pois já vi o filme e o mangá. O mangá que foi a base pra esse episódio, adaptaram todas as cenas do Ikemoto (e logicamente acrescentaram diversas outras), que já são propriamente boas.
De todo modo, esse episódio serviu pra realçar a comunidade que Boruto/Naruto possui, mesmo estando com Boruto no ar, cujo episódios são bem desinteressantes em comparação aos de Naruto.
Se as coisas foram assim nesse arco, mal posso esperar para o momento em que o Kawaki vai aparecer.
Mano, mesmo pra mim que li o manga e assistir o filme, esse episodio foi inesperado, claro, ja sabia que teria um animaçao foda, ja que Naruto/Boruto tem outras lutas fodas e o filme tambem foi muito bom a luta, mas essa luta foi a melhor que ja vi em todos os animes( Se nao me esqueço) antes dessa a minha melhor era uma de One Punch Man, agora é essa.
Só espero que eles dêem uma acelerada quando forem adaptar a parte daquele garoto filho do senhor do fogo se eu não estiver em erro não gostei muito mas o quando entra no arco a seguir é uma maravilha
Foi incrivel mesmo,Chengxi Huang, esse cara é foda, sigo ele no twitter. Não vai demorar muito e ele estará mais em animes chineses do que japoneses. A China está investindo pesado em animes. Só do fato dele ser um talento nato e ser Chines, e no Japão não ter mais talentos novos assim, é um risco grande.