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    Dar espaço aos criadores para produzirem o próximo grande anime

    Usámos tecnologia de ponta para expandir a forma de arte do anime e estamos a treinar jovens artistas de animação

    Em comunicado à imprensa, Taiki Sakurai, o produtor chefe de anime na Netflix, revelou a aposta da companhia de streaming em “Dar espaço aos criadores para produzirem o próximo grande anime”. Podem ler o seu comunicado em baixo.

    Quando vi pela primeira vez a popular série animé Keep Your Hands Off Eizouken!, uma história inspiradora sobre três adolescentes que se juntam para fundar um clube de animação, fiquei intrigado com a ideia de criar um espaço onde as mentes criativas se podem reunir. Recordou-me que os processos criativos devem ser sempre orientados pela paixão e pela diversão.

    O animé tornou-se um dos mais populares géneros na Netflix. Em 2020, mais de 120 milhões de famílias viram títulos de animé. Queremos ser ainda melhores a levar até aos fãs estas histórias inspiradoras de talentosos criadores do Japão e do mundo inteiro.

    É por esta razão que vamos criar a primeira Base para Criadores de Animé da Netflix, nos nossos novos escritórios em Tóquio. Este espaço dedicado à comunidade vai receber artistas de animação, argumentistas e membros da equipa da Netflix que estejam a trabalhar para reforçar o nosso impressionante catálogo de animé. A partir deste espaço, queremos promover as melhores práticas e os mais elevados padrões de produção, de forma a apetrechar os criadores com as ferramentas e os recursos necessários para a produção de animé ao longo do tempo.

    A Base para Criadores de Animé da Netflix consiste em três áreas:

    • Canto dos artistas de animação: este espaço tem capacidade para sentar 10 artistas de animação. A partir do momento em que arranca, os artistas de animação vão focar-se em criar arte conceptual nas fases iniciais do desenvolvimento de uma série ou de um filme de animé, de modo a garantir que a equipa criativa está alinhada quanto ao aspeto e ao conceito de um projeto.
    • Canto dos argumentistas: esta sala de reuniões foi concebida para ser um espaço colaborativo para os criadores envolvidos em séries de animé, onde as equipas vão desenvolver e editar argumentos, e convidar criadores para discutir novos projetos (e, claro, para tirarem as teimas sobre quem é o maior fã de animé do grupo).
    • Laboratório: este espaço multifuncional foi concebido para ser uma sala versátil dedicada à inovação, como, por exemplo, para testar novas tecnologias criativas como RV, ou para experimentar as mais recentes tecnologias de captura de movimentos.
      Na abertura, os criadores de animé da Netflix vão focar-se em desenvolver arte conceptual para apoiar os criadores e os estúdios de produção durante a pré-produção. Duas artistas de animação, Namiko Ishidate e Saina Cisse, vão trabalhar aqui para fornecer assistência neste trabalho.

    O desenvolvimento de arte conceptual é uma parte importante do processo criativo, mas, ocasionalmente, este passo é ignorado devido a limitações de largura de banda ou de tempo. Quando um projeto conta com arte conceptual, todos os membros da equipa envolvidos podem visualizar como será o ambiente, o contexto cultural ou o personagem de uma série. Com este passo criativo adicional, conseguimos obter uma comunicação com os parceiros criativos mais rica e centrada no conceito visual. Esperamos que o foco neste importante passo do processo criativo acabe por ajudar a produzir a melhor série possível.

    Da mesma forma que usámos tecnologia de ponta para expandir a forma de arte do animé e estamos a treinar jovens artistas de animação, queremos continuar a apoiar o género animé ao darmos aos nossos parceiros o espaço, as ferramentas e os recursos para que possam criar os melhores filmes e séries.

    Estamos apenas a começar, e há mais notícias no horizonte. Entretanto, desfrutem desta visita à nova Base para Criadores de Animé da Netflix!

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    Thomas
    Thomas
    10 , Setembro , 2021 23:13

    Otaku merece a qualidade dos animes que recebe mesmo. Antes do CG às cenas de ação não tinham fluidez, tanto é que até a década de 90, se tinha o cenário parado e a figura do personagem colocado na frente, o que melhorou a nossa visão de profundidade foi o CG de efeitos. Hoje o 2D é muito caro, os estúdios estão até substituindo alguns objetos ou criaturas em CG pra conseguir caber no orçamento, o preço de seiyuus e de cantores de música tema encareceram bastante. A Netflix e a própria indústria sabe a necessidade do FullCGI, só não ingressou de vez porque querem migrar só quando o 3D emulando 2D ficar bom o bastante, e um dos únicos que banca isso é a Netflix. A indústria irá quebrar nos próximos anos se isso não acontecer, criar obra em 2D 4K nativo sem orçamento de filme de um filme de Makoto Shinkai ou da Ghibli é inviável, se não querem o típico CG americano virar o padrão dos animes, torçam para às investidas da Netflix dar certo, senão eles só terão como aguentar o 2D se fizerem traços ultra simplificados como os dos cartoons e um desenho 2D bonitão será algo para pouquíssimas e seletas obras. Eu sinceramente estou na torcida para isso dar certo.

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    Reply to  Thomas
    11 , Setembro , 2021 17:50

    Como assim antes do CG não tinha fluídez? Você fala só do mercado de anime? Apenas sobre série de TV? Pq dependendo do que for existia sim fluídez em animação antes de CG ou anos 90, ainda mais cenário.
    Também não é verdade que 2D é muito mais caro, na real valor depende muito da equipe, cronograma, tipo de estilo e etc, hoje em dia o 3D pode sair tão caro quanto uma animação mais tradicional. Só ver o recente estúdio Cartoon Saloon que fez o Wolf Walkers de forma bem tradicional e custou apenas US$ 2 milhões de dólares pegando em contrapartida um filme 3D da mesma época como Soul custou 200 milhões.

    A indústria de anime não ia quebrar, é rentável o problema está sendo a pouca mão de obra, os cronogramas apertados para tanta demanda, nunca antes se produziu tanta série animada ao mesmo tempo. Nem entendi pq citou Makoto e Ghibli sendo que as produções deles são rentáveis, pagam o serviço que foi produzir o longa e ainda gera lucro, isso que nem estamos colocando os produtos que geram vendas também como brinquedos, dvd, parques e etc.

    🍦Pico🍦
    🍦Pico🍦
    10 , Setembro , 2021 17:43

    Oh, iniciativa muito interessante, mas com Netflix no meio não dá muita confiança, mas veremos o que vai sair disso.🍦

    Ronaldinho Gaucho
    Ronaldinho Gaucho
    10 , Setembro , 2021 20:20

    Anime da Netflix parece tudo obra ocidental., não confio.

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    Reply to  Ronaldinho Gaucho
    11 , Setembro , 2021 17:26

    Como se anime também não fosse parecido ou tivesse obras mercadológicas miradas no ocidente ou inspirado por ele.
    Ambas indústrias sempre foram inspiração uma pra outra, refletem e inspiram uma a obra, devemos nos lembrar que o mercado de animes nem existiria com tanta força se não fosse os EUA moldando o japão no pós-guerra.

    E como assim “animes da netflix”, sabemos que muito produto “original” deles na realidade são só distribuídos, quem produz ou faz muitos dos animes da netflix são japoneses mesmo. Até hoje o único anime que ela planejou e produziu mesmo foi Gokushufudou que não tem nada de ocidental. De resto eles cooperaram com uns 9 animes por parte da associação mas quem dirigiu tudo foi japoneses, inclusive a série de Violet tem isso a menos que vá dizer que violet é mega ocidental no estilo, ou sei lá coisas como devilman que tem o estilo do Yuasa e não cartoon do ocidente e assim por diante.

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    11 , Setembro , 2021 17:32

    Um tipo de iniciativa que até demorou, mas ainda preocupado oq será da indústria com tanta demanda e prazos curtos que claramente não estão dando conta, é um bom caminho abrir portas para gente de fora ajudar na indústria oq já vem ocorrendo faz um tempo nas últimas décadas, cada vez se vê mais character design, compositor, animador e etc de fora dando suporte na indústria de anime.

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