Tenki no Ko / Weathering With You, do famoso diretor , está a caminho de se tornar num dos filmes anime mais rentáveis, o filme já arrecadou mais de 12.1 bilhões de ienes coma venda de 9 milhões de ingressos, é o filme com maior bilheteira de 2019 no Japão e é agora o sexto filme de animação japonesa com maior bilheteira de todos os tempos, superando o filme de 2013 de Hayao Miyazaki, (Kaze ga Tachinu).

Aliás, Tenki no Ko foi escolhido pela Associação de Criadores de Filmes do Japão como a entrada do Japão para o prémio de Melhor Longa-Metragem Internacional nos Óscares.

é um diretor que se começou a especializar neste tipo de filmes, graficamente deslumbrantes e com uma história emocionante, nos seus trabalhos encontramos filmes anime como Your Name, The Place Promised in Our Early Days e 5 Centimeters per Second.

A história de Tenki no Ko animada pela CoMix Wave acompanha o estudante Hodaka que deixa a sua casa numa ilha isolada e muda-se para Tóquio, mas ele fica imediatamente falido. Ele vive os seus dias em isolamento, mas finalmente encontra um emprego como escritor para uma revista obscura ocultista. Depois de ele começar a trabalhar, o tempo está chuvoso dia após dia. Num canto da cidade movimentada e lotada, Hodaka conhece uma jovem chamada Hina. Devido a certas circunstâncias, Hina e o seu irmão mais novo moram juntos e têm uma vida alegre e forte. Hina também tem um certo poder: o poder de parar a chuva e limpar o céu.

O filme teve a sua estreia nos USA no Toronto International Film Festival e o Polygon teve a oportunidade de entrevistar o famoso diretor.

 

Estava a trabalhar em Your Name quase até à data de lançamento, houve alguma dificuldade nesse processo que tentou consertar enquanto fazia Tenki no Ko / Weathering With You?

Tanto para  (Your name.) como Weathering With You, a produção foi bastante difícil. O que está a acontecer na animação no Japão é que não há pessoas suficientes, não há tempo suficiente e não há dinheiro suficiente. Eu acho que uma das coisas que temos que fazer na indústria anime como um todo agora é criar um sistema melhor para ajudar na produção. Em Weathering With You, tivemos uma massoterapeuta e um acupunturista no estúdio para cuidar dos trabalhadores. Também trouxemos almoços orgânicos em caixas de bento, para que pudéssemos comer uma boa comida. Eu acho que a massagem funcionou melhor porque passamos muito da produção curvados!

… não há pessoas suficientes, não há tempo suficiente e não há dinheiro suficiente.

 

Achou assustador acompanhar o grande sucesso de Your Name?

Acho que realmente não senti pressão. Quando eu estava a criar Your Name, não o estava a fazer para ser um grande sucesso. O que eu queria fazer na época era provavelmente o que muitas audiências queriam ver na época. Parecia que muita sorte simplesmente caiu no lugar. Não acho que seja algo que possamos recriar. Então, com Weathering With You, eu só queria fazer o que eu queria e ver se o público realmente queria vê-lo desta vez [risos].

 

Bem, foi muito bem recebido até agora.

Sim, estou feliz por termos conseguido criar algo que o público queria ver. Mas então, enquanto eu estava ontem a assistir com a plateia, eu continuava a observar coisas que poderíamos ter feito melhor. Eu só tive muitos arrependimentos enquanto assistia. Quero dizer, todos se riram nos pontos que eu esperava que acontecesse, mas então vi muitas coisas que talvez eu pudesse mudar. Então agora estou realmente a querer fazer o próximo filme para que eu possa resolver todos esses problemas.

 

Você criou o Voices Of A Distant Star quase sozinho em 2002. Como trabalhar com uma equipa maior impactou o seu processo?

Acho que posso dizer que há uma enorme diferença em fazer um filme sozinho e fazer com uma equipa enorme, mas também que nada mudou. Eu ainda faço todos os storyboards sozinho, mas há uma grande diferença porque eu comunico com tantas pessoas agora. E agora que já trabalhei sozinho num projeto completo, estou satisfeito a esse respeito. É realmente divertido trabalhar em conjunto com uma equipa. E mesmo que eu faça todo o storyboard sozinho, posso desenhar, obter feedback e, em seguida, consertar ou alterar as coisas. Ter essa comunicação com a minha equipa é realmente divertido, e depois apresentá-la ao público e ver o feedback deles também é divertido.

… mesmo que eu faça todo o storyboard sozinho, posso desenhar, obter feedback e, em seguida, consertar ou alterar as coisas.

 

Houve comparações entre o seu trabalho e o trabalho do Studio Ghibli, o termo “o próximo Miyazaki” foi usado para descrevê-lo. Esse é um título que você gostaria?

Eu acho que no Japão, a coisa toda do “próximo Miyazaki” é apenas do sucesso das bilheterias. Com Miyazaki, ele foi capaz de lançar sucessos após sucessos. Talvez as comparações tenham acontecido porque Your Name e Weathering With You saíram tão bem de seguida no Japão. Eu realmente sinto que não estou nem perto de Miyazaki. Ainda sinto que os meus filmes estão incompletos e sinto-me um pouco estranho ou mal por estar a ser comparado a sua grandeza.

Eu também acho que as pessoas podem nos comparar só porque nós dois estamos na animação. É verdade que fui inspirado pelo Sr. Miyazaki; ele tem esses temas universais em todos os seus trabalhos com os quais as pessoas se relacionam fortemente, usando algo daquela época específica que parece ter que ser produzido naquele momento. Eu quero fazer algo assim nos meus filmes. Com o Weathering With You, tentei incorporar desastres ecológicos que estão a acontecer e que se estão a tornar mais visíveis no Japão. Eu queria um sentimento com o qual as pessoas se pudessem relacionar no meu filme.

É verdade que fui inspirado pelo Sr. Miyazaki

 

A mudança climática estava na sua cabeça quando estava a criar este filme?

Eu realmente tinha apenas dois temas que queria explorar, um é, é claro, sobre a mudança climática, você sabe, porque ultimamente existem tantos desastres e nós os vemos todos os dias nas notícias e está diretamente relacionado com as nossas vidas. Há pessoas realmente a morrer e edifícios caindo aos pedaços e isso foi algo que me comoveu muito. É algo com que me preocupo, então eu queria incorporar isso no meu filme, mas também ter os desejos individuais de um rapaz contrastados com os desejos ou o bem da comunidade, e o conflito entre isso.

 

Muitos dos seus trabalhos anteriores, incluindo The Garden of Words e agora Weathering With You, têm uma forte conexão com a natureza, especificamente a chuva. Você sente tal conexão?

O (Garden of Words) foi por volta de 2013, enquanto Weathering With You é lançado em 2019, e acho que nestes seis anos, as pessoas no Japão mudaram sobre como se sentem sobre a chuva e as diferentes estações do ano. Antes, a chuva era bonita e as estações pareciam mudar muito lentamente, a cor das folhas e coisas do tipo. No Garden of Words, a chuva era algo que aproximava as pessoas. Mas, nos últimos anos, essas mudanças sazonais parecem estar a atacar-nos. Então, eu realmente queria que a chuva fosse mais violenta e agressiva neste filme.

 

Você disse anteriormente que era muito raro ver anime num cenário internacional como o do Festival de Cinema de Toronto. Com a apresentação de Weathering With You aqui, e com a escolha do Japão para filme internacional nos Óscares, você acha que o anime está a ser mantido em igual consideração com os filmes live-action?

Quando fui escolhido, as notícias realmente me surpreenderam. Pensei: “por que eles me escolheram?”. Mas quando você pensa sobre isso, nas bilheterias, mais pessoas assistem filmes de animação no Japão do que filmes live-action. Sinto que o anime é muitas vezes muito representativo da cultura japonesa, mas em relação ao Oscar, não sei se tenho confiança de que ele possa já estar na mesma plataforma dos filmes live-action. Acho que vou saber mais quando for lançado na América do Norte e ver como é recebido.

Sinto que o anime é muitas vezes muito representativo da cultura japonesa

Realmente, quando eu estava a fazer este filme, eu estava a fazer isto para os jovens no Japão. Eu fiz isso principalmente com a música; há muito significado nas letras, que são em japonês, e o ritmo do filme é tão rápido para acompanhar os jovens e a rapidez com que vivem. Mas mesmo no Japão, suponho que haja crianças a assistir ou idosos e acho que eles se enquadram na mesma categoria de um público global. Estou um pouco preocupado se fiz o suficiente para entreter pessoas fora desse público-alvo. Desculpe se pareço negativo, mas me preocupo com isso.

 

De qualquer forma, os seus últimos filmes foram drandes sucessos no público internacional! Basta olhar para os planos para o remake americano de Your Name. Você já teve alguma conversa com as pessoas envolvidas?

O fato é que este filme se saiu tão bem, e o último se saiu tão bem que eu não deveria ser tão negativo, mas acho que é apenas a minha personalidade a ser negativa e preocupada. No que diz respeito à versão hollywoodiana de Your Name, há muitas coisas sobre as quais não posso falar. Mas eu comunico com a equipa de Hollywood. Especialmente com o argumento e [argumentista] Eric [Heisserer, que escreveu Arrival]. Eu li o script, dei alguns comentários e recebi atualizações. Então, eu estou com eles, mas há muito que não posso falar. Eu acho que o importante é deixar isso para eles. O que eles querem fazer é realmente importante, e estou ansioso para ver o que eles vão criar.

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Nick Sanzo
Nick Sanzo
2 , Outubro , 2019 3:31

Sou muito fã do trabalho desse cara, desde 5 centímetros, fico feliz em ver seus filmes tendo tamanho reconhecimento…

Jarvs
Jarvs
2 , Outubro , 2019 3:31

Maravilhoso..

Charles
Charles
3 , Outubro , 2019 10:03

Parece ser bem humilde.

Fantasma Renegado
Fantasma Renegado
8 , Outubro , 2019 3:54

O cara é humilde e foi uma bela entrevista…

Mas tanto Kimi no na Wa quando Tenki no Ko foram DECEPCIONANTES para mim, ambos tem uma animação espetacular mas só isso. Kimi no na Wa ainda foca em alguns temas universais bacanas e os jovens parecem mais reais, mas em Tenki no Ko não. Tenki no Ko parece um xerox piorado de Kimi no na Wa.

Lamento, mas o Oscar vai passar longe. E apesar de ser um sucesso comercial no Japão, o Shinkai não pode nem ser considerado o melhor diretor de longas de animação no Japão. O Hosoda Mamoru (Mirai, Guerras de Verão, Crianças Lobo, O Rapaz e o Monstro) diversifica melhor os enredos, na maioria deles o público é familiar e o Shinkai parece que teve algum trauma na juventude pois os filmes dele só tem dramas adolescentes e romances complicados.

Eu realmente pensava que o Shinkai ganharia o Oscar algum dia depois de ver Jardim das Palavras, mas depois de Kimi no na Wa e Tenki no Ko acho impossível! Pelo menos o cara já ficou rico…