Tenki no Ko é selecionado como a entrada do Japão para os Óscares

A semana passada noticiámos que passados 34 dias desde a sua estreia nos cinemas nipónicos o filme anime Tenki no Ko / Weathering With You, do famoso diretor , já ganhou mais de 10 bilhões de ienes e a Associação de Criadores de Filmes do Japão revelou hoje que escolheu o filme anime como a entrada japonesa para o prémio de Melhor Longa-Metragem Internacional.

Tenki no Ko será assim o terceiro filme anime a ser escolhido (depois de Pom Poko e Princesa Mononoke) e o primeiro filme não-Studio Ghibli a ser apresentado ao Óscar de “Melhor Longa-Metragem Internacional”.

Apenas um filme de cada país pode ser escolhido para o prémio “Melhor Longa-Metragem Internacional”, com a estipulação de que o idioma principal do filme não seja inglês. O Japão está em 4º lugar na lista do prémio, com 16 filmes apresentados à Academia e 4 vencedores nos últimos 65 anos. O vencedor mais recente do Japão foi o filme Departures, de 2008, e a nomeação mais recente foi Shoplifters no ano passado.

Não se sabe se este envio desqualificará Tenki no Ko do prémio de “Melhor filme animado” se ele for submetido pela GKIDS depois do filme ser exibido de forma limitada no final de 2019 nos Estados Unidos antes de um lançamento mundial em 2020.

A história de Tenki no Ko acompanha o estudante Hodaka que deixa a sua casa numa ilha isolada e muda-se para Tóquio, mas ele fica imediatamente falido. Ele vive os seus dias em isolamento, mas finalmente encontra um emprego como escritor para uma revista obscura ocultista. Depois de ele começar a trabalhar, o tempo está chuvoso dia após dia. Num canto da cidade movimentada e lotada, Hodaka conhece uma jovem chamada Hina. Devido a certas circunstâncias, Hina e o seu irmão mais novo moram juntos e têm uma vida alegre e forte. Hina também tem um certo poder: o poder de parar a chuva e limpar o céu.

Com direção por (your name.) e animação pela CoMix Wave, o design de personagens é de Masayoshi Tanaka (your name., anohana, The Anthem of the Heart), o diretor de animação é Atsushi Tamura (The Cat Returns, Mobile Suit Gundam: The Origin) e o diretor de arte é Hiroshi Takiguchi (The Garden of Words, Ajin). A produtora é a STORY inc. e a TOHO vai distribuir o filme anime.