Faleceu a animadora pioneira Kazuko Nakamura

Trabalhou de perto com Osamu Tezuka na Mushi Productions na primeira grande série anime

 Kazuko Nakamura
Kazuko Nakamura

O jornal japonês Nikkan Sports noticiou esta sexta-feira que a animadora Kazuko Nakamura (nome real Kazuko Katō) faleceu no passado dia 3 de agosto. Ela tinha 86 anos.

Nakamura foi uma animadora pioneira no momento em que a indústria anime era dominada por homens. Ela trabalhou como animadora da Toei Doga (o antigo nome da Toei Animation) no seu icónico filme de 1958, Hakujaden / The White Snake. Ela também trabalhou como animadora da Mushi Productions, de Osamu Tezuka, em animes como Astro Boy, Wonder Three e A Thousand and One Nights. Em particular, ela trabalhou no anime Princess Knight de 1967 como designer de personagens, diretora de arte e diretora de animação. Ela também foi diretora de animação e responsável pela arte do filme Phoenix 2772 – Space Firebird.

Ela trabalhou em animes como Cleopatra, Alakazam the Great, The Phoenix: Chapter of Dawn, Marvelous Melmo, Tales of the Street Corner e Magic Boy.

Kazuko Nakamura e Akira Daikuhara
Kazuko Nakamura e Akira Daikuhara

Nakamura é considerada a modelo para a personagem Asako Ōsawa na popular série da NHK, Natsuzora, sobre o começo da indústria de animação. O apelido de Nakamura era Wako-san.

Aqui no OtakuPT apresentamos as mais sinceras condolências à família e amigos de Kazuko Nakamura.