Gintama: Silver Soul Arc – Ep. 23 a 25: Novos mistérios, nova jornada

Gintama: Silver Soul Arc – Ep. 23 a 25: Novos mistérios, nova jornada

Chegamos aos episódios vinte e três, vinte e quatro e vinte e cinco de Gintama: Silver Soul Arc e nestes episódios vemos o que aconteceu com Kagura durante o período em que esteve fora da terra, os motivos que levaram Gintoki a começar uma jornada pelo Japão, os mistérios envolvendo o retorno de Yoshida Shoyo e o crescimento de uma nova organização inimiga.

No decorrer do episódio vinte e três é revelado, após uma intensa luta contra Okita Sougo, que Kanna é na verdade Kagura (que de forma não explicada estava em uma versão criança), é interessante nessa parte o modo como é utilizada a comédia para a personagem mascarar suas frustações por não ter conseguido salvar Sadaharu de sua forma de “animação suspensa” durante o período de dois anos. A luta contra o ex-membro do Shinsengumi também foi outro ponto legal nesta parte já que a luta parecia seguir para uma lado sério quando ocorre uma virada que acaba fazendo uma luta totalmente voltada para a comédia.

Durante a primeira e na parte final do episódio vinte e três vemos Gintoki em busca de Takasugi, porem o personagem acaba tendo que enfrentar diversos inimigos antes de finalmente encontrar o antigo antagonista da série. O interessante nesta parte é que temos o desenvolvimento em Gintoki de um ponto inesperado e este ponto é a brecha para explorar um lado de comédia que anteriormente não existia em Takasugi. Porem os dois personagens possuem algo em comum e que levaram eles a busca que inicia a nova fase da historia da série, o retorno de Yoshida Shoyo.

Gintama: Silver Soul Arc – Ep. 23 a 25: Novos mistérios, nova jornada

No episódio vinte e quatro Gintoki e Takasugi revelam o que descobriram sobre o retorno a vida de seu antigo mestre após seu suicídio na batalha de Edo. Usando como base apenas as palavras finais do vilão, os dois personagens partem em jornadas diferentes, mas que levam no final a busca dos dois em tentar salva seu antigo mestre. É interessante notar que a cada nova fase da série o foco que guia Gintoki vai mudando, inicialmente era tentar cumprir a promessa feita para seu mestre, depois o foco passou do personagem tendo de enfrentar e derrotar Yoshida Shoyo/Utsuro e agora ele possui como foco salvar o corpo de seu mestre de uma organização religiosa.

Depois de trabalhar boa parte da história do anime focando para um lado político, fica evidente que a partir desta nova fase da série será mostrado o que ocorre quando politica e religião acabam se misturando. Gintama desde o seu inicio teve como pano de fundo um Japão fictício aonde o Joui havia sido derrotado, mas mostrar uma reorganização do Tendoshuu como uma organização religiosa poderá gerar algumas tramas interessantes e atuais.

O episódio vinte e cinco foi mais focado em utilizar o humor para revelar como esta alguns dos personagens coadjuvantes que ainda não haviam sido revelados nos episódios anteriores. Apesar de ter sido realizado um salto temporal de dois anos, é perceptível que a maioria dos personagens já mostrados tiveram alguma mudança visual nas roupas ou no cabelo.

No geral, estes três episódios de Gintama: Silver Soul Arc abriram em definitivo a nova fase do anime após os acontecimentos da batalha de Edo. Será interessante ver Gintoki tendo um novo foco nesta fase da série e existe a possibilidade de que esta organização religiosa possa abrir espaço para arcos com historias atuais. A animação do anime permanece com o uso de animação estática durantes as lutas, mas pelo menos o desenho dos personagens se mantem bem trabalhados. Porem achei estranho que nesta nova fase da série ainda não tenha sido anunciada novas musicas de abertura e encerramento.

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.