Gintama: Silver Soul Arc ep. 4 – O Retorno de Antigos Aliados

Gintama: Silver Soul Arc ep. 4 - O Retorno de Antigos Aliados

Quarto episódio de Gintama: Silver Soul Arc e neste episodio começa a invasão do Exercito da Liberação ao país no mesmo que momento em que Gintoki, Kagura, Shinpachi e Nobume lutam contra Utsuro e seus guerreiros zumbis. As esperanças para uma resolução pacifica a uma guerra contra o universo acabaram, agora é fugir ou lutar para defender o país.

O momento mais interessante na primeira parte do episódio é que pela primeira vez no decorrer da serie vemos o Gintoki Sakata se questionar se tudo o que ele fez durante sua vida valeu a pena até aquele momento, afinal o que tinha dado motivação para ele no passado agora era o motivo para não ter mais esperanças nele mesmo. Para mim este seria um excelente momento para a serie deixar Gintoki um pouco de lado ou sem motivos para lutar, assim seria possível desenvolver de uma forma melhor o quanto Kagura e, principalmente, Shinpachi estão crescidos em suas motivações e fortes o suficientes para não ficar dependendo do Demônio Branco.

Neste episódio também foi possível ver o crescimento de Soyo Tokugawa. Assim como ocorreu com Shige Shige, a jovem princesa começou a serie como um alivio cômico e sempre protegida das coisas externas, mas neste episodio foi possível ver que ela esta decidida a assumir um pouco do manto do irmão e disposta a se posicionar para lutar e defender o país de tudo que esta ocorrendo neste momento.

Gintama: Silver Soul Arc ep. 4 - O Retorno de Antigos Aliados

A segunda metade do episódio é voltado para o retorno de um grupo de aliados que eram esperados dentro da serie. Mesmo com uma chegada bastante emocionante, a chegada do grupo logo transforma o episodio em algo mais cômico e quebra toda a tensão exercida na primeira parte do episódio. A partir desta parte do episodio são feitas diversas piadas ao clichê do personagem que sai para treinar e volta com um poder novo, artificio que também é usado muito na Shonen Jump.

Neste episódio a animação parece ser diferente na primeira e na segunda parte. Na primeira parte a animação dos personagens é mais fluida e tem um peso nas cenas de luta e no momento de falta de esperança de Gintoki. Já na segunda parte a animação se deixar cair um pouco e faz uso de animação estática, porem isto é um ponto positivo já que o tipo acontecimento que estava ocorrendo naquele momento permitia este tipo de mudança na animação.

Aos poucos Gintama: Silver Soul Arc esta desenvolvendo sua trama e esta sendo bom para a serie o desenvolvimento que esta sendo feito com personagens menores. Porém a serie não permite que seu protagonista tenha um real momento de queda e isso acaba fazendo com que seu companheiros mais próximos não ganhem um destaque maior dentro da trama. A animação do episódio foi fluida e bem trabalhada nos momento tensos e de batalha, já para a segunda parte do episódio foi bem executada ao se deixar cair um pouco o nível da animação devido o momento de comédia.

Gintama: Silver Soul Arc ep. 4 - O Retorno de Antigos Aliados

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.