Hayao Miyazaki dá um discurso emocionante no memorial de Isao Takahata

2

Hoje o Ghibli Museum realizou um serviço memorial para Isao Takahata, o famoso diretor e cofundador do Studio Ghibli, que tal como noticiámos anteriormente infelizmente faleceu a 5 de abril de 2018 devido a uma neoplasia pulmonar.

O co-fundador e diretor do Studio Ghibli, , falou publicamente pela primeira sobre a morte de Takahata no serviço memorial. Miyazaki afirmou: 

Eu estava convencido de que Paku-san viveria até aos 95 anos de idade, mas ele, infelizmente, faleceu. Isso me fez pensar que o meu tempo também é limitado

Miyazaki e Takahata encontraram-se pela primeira vez há 55 anos, quando estavam empregados na Toei Animation. Os dois aproximaram-se enquanto trabalhavam em Lupin III de 1971, e viriam mais tarde a fundar o Studio Ghibli em 1985. Eles compartilharam o sonho conjunto de reformular a indústria anime e colaborariam em muitos dos filmes do estúdio. / Kaguya-hime no Monogatari () de 2013 foi o último filme de Takahata.

Miyazaki tem estado muito calado desde a morte de Takahata, devido ao choque. O diretor lutou para conter as lágrimas, terminando o seu discurso de despedida: “Obrigado, Paku-san”.