Relativamente ao mais recente relatório da Japan Animation Creators Association (JAniCA) o jornal trabalhista japonês publicou um artigo sobre a situação financeira das pessoas que trabalham na indústria anime.
O jornal revela que as pessoas na indústria anime trabalham em média 9,66 horas por dia e tiram uma média de 5,40 dias de folga por mês. O jornal também informa que, embora o rendimento médio anual na indústria seja de 4.410.000 ienes (40 mil dólares), a média para animadores intermediários é de apenas 1.250.000 ienes (11.400 dólares), exigindo assim aumentos salariais em geral.
O rendimento médio anual é 1 milhão de ienes acima da quantia relatada na última pesquisa da JAniCA de 5 anos atrás. O rendimento médio de cada emprego na indústria aumentou em pelo menos 90.000 ienes (812 dólares). O Jornal do Trabalho atribui isso ao aumento do número de entrevistados com mais de 50 anos na pesquisa, declarando que a situação geral “não melhorou” em comparação a 2015. Também aponta a disparidade entre diretores-chefe de animação e diretores de séries, que relatam salários anuais de mais de 7.880.000 ienes (71.900 dólares) em comparação com animadores intermediários e segundos animadores-chave, que recebem ambos menos de 1.310.000 ienes (11.900 dólares) por ano.
O jornal escreve que, embora as disparidades salariais possam ser um bom incentivo para os trabalhadores aspirarem a uma posição mais alta na indústria, a indústria também deve tomar medidas para garantir que as condições precárias de trabalho não façam as pessoas desistirem dos seus empregos. Também escreve que, para melhorar as condições de trabalho, as emissoras de TV e outros financiadores precisão de pagar mais dinheiro para cobrir os custos de produção.
Os dados da JAniCA foram revelados pela primeira vez no “2018 Research Project to Promulgate Media Arts: Activity Report Symposium” a 23 de fevereiro.
Yasuhiro Irie (diretor de Fullmetal Alchemist: Brotherhood), representante da JAniCA afirmou:
Embora esta pesquisa indique uma melhora em relação à situação de há cinco anos, muitas pessoas ainda não receberam os benefícios. Quero tornar este setor um lugar fácil para as pessoas trabalharem.
Estes profissionais merecem mais direitos trabalhistas e merecem um aumento no salário.
complicado isso,mas o certo mesmo era investir em tecnologia e diminuir tempo de produção,do que dar aumento de salario
vc curte só animação 3d pra isso né, pq ate a 3d exije mao de obra humana, n tem como fazer animação sem pessoal…
Ninguém pois uma arma na cabeça de quem trabalha nesse tipo de emprego e obrigou a faze-lo. Escravidão é ter que pagar “direitos” trabalhistas.