O evento Kita-Q International Manga Fest revelou que Leiji Matsumoto, o mangaká de Space Pirate Captain Harlock, Galaxy Express 999 e Queen Emeraldas, cancelou a sua presença a 30 de novembro no evento por razões de saúde.
O evento vai acontecer no Centro de Exposições em Kitakyushu, Fukuoka, de 30 de novembro a 1 de dezembro.
【お知らせ】
既報のとおり、松本先生は、体調不良の為、イベントへの出演がキャンセルになりました。松本先生におかれましては、一日も早いご回復を心からお祈りしております。大変申し訳ございませんが、ご了承のほどお願いいたします。#KMF2019#kaigaimangafesta#海外マンガフェスタ#北九州 pic.twitter.com/6Ca8y0BIWd— 海外マンガフェスタ(北九州) (@KMF_KITAQ) November 18, 2019
Esta notícia surge sem grande surpresa uma vez que tal como noticiámos anteriormente Matsumoto foi hospitalizado em Turim, Itália, na sexta-feira passada, após desmaiar, mas a sua condição acabou por estabilizar no dia seguinte. O jornal Asahi Shimbun revelou na altura que havia a suspeita de que ele teve um AVC no momento do colapso e que estava em estado grave.

Matsumoto estava em Turim para assistir a uma série de eventos que comemoram o 40º aniversário da estreia do anime Captain Harlock na televisão italiana.
Matsumoto nasceu em 1938 e estreou-se como artista de mangá em 1953 com Michibachi no Bōken (Honeybee’s Adventure) enquanto ainda estava no ensino médio. Os seus trabalhos notáveis incluem Space Pirate Captain Harlock, Galaxy Express 999 e Queen Emeraldas, sendo que todos inspiraram animes e adaptação live-action. Ele contribuiu também para Space Battleship Yamato. Ele também supervisionou os AMVS do álbum Discovery dos Daft Punk, e os vídeos foram depois reunidos no filme INTERSTELLA 5555. Os seus projetos e obras influenciaram várias gerações de artistas em todo o mundo.
Ele já vai bater as botas ;-;