Hideo Kojima, o famoso criador de Metal Gear e Death Stranding, e um dos nomes mais importantes da indústria dos videojogos, recentemente no seu X / Twitter afirmou que a adaptação para filme anime do mangá Look Back de Tatsuki Fujimoto, o autor de Chainsaw Man e Fire Punch, é “um dos animes mais marcantes da última década“.
Kojima comentou:
Fiquei profundamente abalado! A ternura, a gentileza, a força! Expressões e sensibilidade tão ricas, superando até mesmo um filme live-action! Fiquei emocionado com o presente e o futuro do entretenimento! Anime é realmente incrível. Já encomendei o mangá original de Tatsuki Fujimoto e mal posso esperar para “Look Back” nele.
“Look Back” is one of the most remarkable anime of the past decade. I’ve written commentary for it. The original work was amazing, too.
“I was shaken to my core! The tenderness, the kindness, the strength! Such rich expressions and sensitivity, surpassing even a live-action… pic.twitter.com/yCU4iUvulh
— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) June 30, 2024
Look Back estreou nos cinemas japoneses dia 28 de junho de 2024, a animação é do Studio Durian e a direção é de Kiyotaka Oshiyama, o diretor de animação de Space Dandy, Dennō Coil e Flip Flappers.
- Direção de arte: Kiyoshi Samejima
- Assistentes de direção de arte: Yoshio Harisaki, Takashi Omori
- Design de cores: Maya Kusumoto
- Direção de fotografia: Kazuto Izumita
- Edição: Kiyoshi Hirose
- Direção de som: Eriko Kimura
Quanto a seiyuu temos os estreantes:
- Yumi Kawai como Fujino
- Mizuki Yoshida como Kyomoto
O one-shot foi publicado em julho de 2021 na Shonen Jump Plus da Shueisha. Em agosto, tal como noticiámos, o autor editou o mangá devido a uma reação negativa por parte dos leitores. Muitos apontaram que esta era uma referência ao incêndio criminoso nos estúdios da Kyoto Animation em 2019.
Na descrição de Look Back podemos ler:
A estudante Ayumu Fujino desenha frequentemente mangás de 4 painéis para o jornal da sua escola e é elogiada por ter as melhores obras de arte da sua classe. Um dia, o seu professor pede que ela ceda um dos seus slots de mangá no jornal da escola para um aluno ausente chamado Kyomoto. Quando o mangá de Kyomoto aparece ao lado de Fujino, ele recebe muitos elogios pela sua arte detalhada, o que deixa Fujino furiosa. Recusando-se a ser derrotada por quem mal vai à escola, Fujino dedica-se a aprender a fazer mangá. Porém, com o passar do tempo, o seu objetivo de ofuscar Kyomoto parece cada vez mais distante, e Fujino, acaba por render-se e desistir do mangá. Chega o dia da formatura e Fujino é convidada a apresentar a Kyomoto o seu certificado de formatura. Por acaso, os dois acabam por se encontrar cara a cara, e o seu encontro inesperado vai acabar por ter consequências muito além do que qualquer um deles poderia prever.