Major – Análise anime

Major - Análise anime

Major é um anime que te levará a uma jornada, uma vida, é o anime perfeito para aqueles que gostam de animes de esporte, mas também é perfeito para aqueles que gostam de slice of life, começamos bem do inicio com o protagonista tendo 6 anos e o acompanhamos até a fase adulta, nessa análise vou lhes explicar porque Major está entre os melhores animes de esporte de todos os tempos (Para mim é o melhor).

O autor original é Takuya Mistuda (Kenta Yarimasu!, Buyuden), A produtora do anime é a NHK e são 2 estúdios que animam Major o primeiro, Studio Hibari (Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e) animou as 3 primeiras temporadas, o segundo SynergySP (Hayate no Gotoku) animou as 3 temporadas seguintes os 3 OVAs e o filme. O diretor da primeira á terceira temporada é Kenichi Kasai (Bakuman.), a partir da quarta ele vira diretor assistente de Toshinori Fukushima (Tegami Bachi), a trilha sonora fica a cargo de Noriyuki Asakura (Sidonia no Kishi).

Major acompanha a vida de Goro Honda um garoto de 6 anos que sonha em se tornar um jogador profissional da maior liga de baseball do mundo nos Estados Unidos, mas terá que passar por muitos treinos e desafios da vida para alcançar seu sonho.

História – 10/10

A história de Major é fantástica, ela tem uma grande profundidade, não apenas no protagonista Goro, mas com todos a sua volta, não pense que um ato não tem consequências, o autor leva tudo em consideração. Assisti-lo é uma mistura de sentimentos, que vai te deixar eufórico, renderá gargalhadas, te trará lágrimas tanto de tristeza quanto de alegria. Os primeiros 6 episódios são o prólogo, após eles temos um passagem de tempo de 3 anos, recebendo Goro com 9 anos, e são nessas duas idades que acompanhamos Goro na primeira temporada.

Personagens – 10/10

Nenhum personagem é desperdiçado como eu disse antes, a maioria dos personagens que entram em contato com Goro tem uma história do seu passado e mostram um desenvolvimento marcante para a história, todos são muito carismáticos. Eu gostaria de falar de muitos personagens, mas decidi me focar apenas nos que fazem uma diferença gigantesca para o desenvolvimento da história e do protagonista.

Goro Honda

O protagonista de Major cria uma personalidade muito forte a partir dos 9 anos, costuma não pensar para falar e é bastante orgulhoso, mas também sabe ver seus limites e dá valor aos seus amigos e família. Não mede esforços para alcançar seu objetivo, desistência não está seu vocabulário.

Major - Análise anime
6 Anos
Major - Análise anime
9 Anos

Shigeharu Honda

Shigeharu não é apenas o Pai de Goro, é seu herói, a melhor pessoa que existe. Jogador de baseball profissional; é o motivo de Goro ter o sonho de se tornar igual o pai, um pro player. Um pai amoroso que se preocupa muito com o filho sempre pensando no seu bem estar. Infelizmente uma lesão o fez deixar de ser arremessador, mas treina duro para se tornar um rebatedor incrível.

Major - Análise anime

Momoko Hoshino

Professora de Goro no jardim de infância. Momoko nota logo que Goro passa muito tempo sozinho, devido ao pai ficar bastante ocupado com sua carreira no baseball. Quando Goro sai do jardim de infância ela passa a namorar Shigeharu. Momoko é muito atenciosa e se preocupa demais com Goro, a ponto de cozinhar para ele e fazer companhia quando fica sozinho.

Major - Análise anime

Hideki Shigeno

Melhor amigo de Shigeharu, desde a época de escola; é o ás arremessador dos Yokohama Marine Stars. Ajudou muito Shigeharu quando sofreu a lesão e foi o maior incentivador para a volta do mesmo como rebatedor.

Major - Análise anime

Toshiya Sato

Melhor amigo e maior rival de Goro. Quando pequeno Toshiya era forçado por sua mãe á estudar para se tornar um adulto responsável, em uma tarde quando praticava, Goro viu Toshiya observando pela janela, o convidando para jogar, a partir desse dia Toshiya se apaixonou pelo baseball e começou seu objetivo de se tornar o melhor apanhador, tem uma personalidade gentil e calma, sempre pensa duas vezes antes de seus atos, mas não economiza energia para alcançar seus objetivos. Esse personagem (na minha opinião), é o que melhor tem um desenvolvimento depois do protagonista, sua história é tocante e suas habilidades no baseball são incríveis.

Major - Análise anime
6 Anos
Major - Análise anime
9 Anos

Kaoru Shimizu

A colega de classe de Goro no fundamental. Começou a jogar baseball por ver o amor que Goro tinha pelo esporte, foi a primeira a ser recrutada aos Mifune Dolphins. Tem uma personalidade forte e não gosta do orgulho de Goro, brigando bastante com ele em vários momentos, apesar disso, com o passar do tempo cria sentimentos tanto por Goro quanto para o esporte.

Major - Análise anime

Joe Gibson

Um dos maiores jogadores da “Major League Baseball” que acaba sendo contratado pelo time japonês Tokyo Giants. Joe de início subestima totalmente os japoneses, os chamando de fracos e mal jogadores, até ter que arremessar contra Shigeharu seu maior rival, aquele que rebateu um “home run” quando achou que ninguém o faria. Por um motivo bem grande, Joe é o objetivo de Goro. Joe tem uma personalidade bem arrogante no início, mas por culpa de um evento grande, isso acaba mudando para o resto da serie, ele sabe reconhecer seus erros e mostra uma personalidade gentil no fundo.

Major - Análise anime

Animação – 8/10

A animação de Major não é perfeita acaba sendo reciclada em muitos momentos, mas ela não é ruim, nem porca. É uma animação muito bonita, com contornos fortes e que não desperdiçam detalhes. O design de personagens muda da primeira para a segunda temporada com isso vem uma melhora na animação, pode causar um estranhamento na mudança repentina, mas a partir daí o design fica mais fiel ao mangá. Os movimentos nas partidas de baseball são detalhados e fluidos, como eu disse, acontecem muitas reciclagens, mas nada que vá causar um menosprezo pela obra. A partir da quarta temporada, devido a troca de estúdios, menos cenas são reutilizadas e a animação fica ainda melhor, tornando tudo melhor de assistir.

Trilha Sonora – 9/10

As músicas presentes nos episódios de Major não ficam na cabeça, mas são agradáveis de escutar e se combinam fácil com a cena em questão, como um momento triste, alegre ou cheio de tensão. As aberturas são todas impecáveis e dão uma euforia ao escuta-las, todas com um ritmo animado e empolgante. Os encerramentos são bastante variados, alguns podem agradar um tipo de pessoa, mas não agradar outra pessoa, depende bastante de gosto. Deixarem abaixo a primeira abertura e o primeiro encerramento.

Abertura 1 – Kokoroe

Encerramento 1 – Step (Desculpe a má qualidade da imagem no vídeo a outra opção continha spoilers, garanto que a música está em ótima qualidade.)

Nota final – 10/10

Major não é apenas mais um anime de esporte, ele é muito mais do que isso, tem grandes momentos na vida do protagonista que vai te fazer pegar carinho pela obra, tem partidas emocionantes de baseball sem enrolar demais, todos os personagens fazem diferença tornando tudo mais interessante de acompanhar. Major deveria ser assistido por todos que gostam de animes de esporte, e por todos que tem preconceito com animes desse gênero, eu era assim até assistir Major, mudou minha visão completamente.

Essa foi uma análise para aqueles que nunca assistiram Major, para aqueles que já assistiram, sexta-feira eu irei postar um resumo de todas as temporadas para refrescar a memória para estréia de Major 2nd.

Major - Análise anime
Yume no Butai he Kake agare