O anime está a crescer. Então, por que os animadores vivem na pobreza?

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O anime está a crescer. Então, por que os animadores vivem na pobreza?

O The New York Times num dos seus mais recentes artigos virou as suas atenções para a indústria anime, com o título “Anime Is Booming. So Why Are Animators Living in Poverty?” a reputada publicação aborda a enorme discrepância entre os lucros da indústria anime e as condições de trabalho.

No artigo acompanham o animador Tetsuya Akutsu que começou a trabalhar na indústria há 8 anos quando esta ainda tinha metade dos lucros que agora obtém. Ele revela que a trabalhar quase todas as horas em que está acordado leva para casa entre 1400 a 3800 dólares como animador principal e ocasionalmente como diretor em alguns dos animes mais populares.

Tetsuya Akutsu foi animador chave em animes como Darling in the Franxx, Aikatsu Stars!, Konbini Kareshi, The Rising of the Shield Hero e Fate/Grand Order Absolute Demonic Front: Babylonia.

No artigo vemos que ele é um dos felizardos, uma vez que os animadores mais novos ganham ao final do mês pouco mais de 200 dólares. Em vez de recompensá-los, o crescimento explosivo da indústria anime apenas aumentou a lacuna entre os lucros que ajudam a gerar e os salários insignificantes, deixando muitos a questionar se podem continuar a seguir sua paixão como animadores.

Tetsuya Akutsu revela que gostava de trabalhar na indústria para sempre, mas que sabe que terá de fazer alguns sacrifícios.

Eu quero trabalhar na indústria anime para o resto da minha vida… Eu sei que é impossível casar e criar um filho.

Normalmente, o aumento da demanda iria, pelo menos em teoria, estimular a competição por talentos, aumentando os salários dos trabalhadores existentes e atraindo novos.

Qual é o trabalho mais bem remunerado na indústria anime?

Isso está a acontecer até certo ponto nos níveis mais altos das companhias. Os ganhos anuais médios para ilustradores importantes e outros talentos de primeira linha aumentaram para cerca de 36.000 dólares em 2019, de cerca de 29.000 dólares em 2015, de acordo com estatísticas divulgadas pela Japan Animation Creators Association.

Esses animadores são conhecidos em japonês como “genga-man”, o termo para aqueles que desenham o que chamamos de quadros-chave / key frames. Como um deles, Tetsuya Akutsu é um freelancer que circula pelos muitos estúdios de animação do Japão, ganha o suficiente para comer e alugar um apartamento num subúrbio de Tóquio.

Mas o seu salário está muito longe do que ganham os animadores nos Estados Unidos, onde o salário médio é de 75.000 dólares por ano, de acordo com dados do governo, com ilustradores experientes muitas vezes a obter facilmente seis dígitos.

Segundo Simona Stanzani, que trabalhou como tradutora na indústria, o problema deve-se em parte à estrutura da indústria, que restringe o fluxo de lucros para os estúdios. Mas os estúdios conseguem-se safar com o baixo salário em parte porque há um grupo quase ilimitado de jovens apaixonados por anime a sonhar em fazer um nome na indústria.

Os negócios vão tão bem que quase todos os estúdios de animação do Japão estão com trabalhos reservados com anos de antecedência. A Netflix revelou que o número de famílias que assistiam anime no seu serviço de streaming em 2020 aumentou 50% em relação ao ano anterior.

O que significa fazer parte de um comité de produção anime?

Mas muitos estúdios foram excluídos da bonança por um sistema de produção obsoleto que direciona quase todos os lucros da indústria para os chamados comités de produção.

Estes comités são coligações de fabricantes de brinquedos, editoras de mangá e outras empresas que financiam cada projeto. Eles normalmente pagam aos estúdios de animação uma taxa fixa e reservam royalties para si próprios.

Embora o sistema proteja os estúdios do risco de um fracasso, ele também os impede de ganhos inesperados criados por sucessos.

Em vez de negociar taxas mais altas ou participação nos lucros com os comités de produção, muitos estúdios continuaram a apertar os animadores, reduzindo custos ao contratá-los como freelancers.

Recentemente os animadores têm vindo a denunciar com mais frequência condições de trabalho precárias o que já resultou em várias vitórias em tribunal.

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O artigo termina com o exemplo de Ryosuke Hirakimoto, que decidiu sair da indústria após o nascimento do seu primeiro filho. Trabalhar em anime foi o seu sonho de toda a vida, mas mesmo depois de anos na indústria, ele nunca ganhava mais de 38 dólares por dia.

Muitas pessoas achavam que havia valor em poder trabalhar num anime que elas amavam. Não importa o quão pouco eles recebam, eles estavam dispostos a fazer o trabalho.

Sobre a sua saída da indústria anime ele afirmou:

Eu não me arrependo da decisão de forma alguma.

FONTEThe New York Times
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.