O que é Loli? O que é Lolicon? A ONU tem razão em proibir o género?

102
O que é Loli? O que é Lolicon? A ONU tem razão em proibir o género?

Recentemente noticiámos que a ONU num esforço para combater a pornografia infantil se prepara para proibir animes com Lolis.

Mas afinal o que é Loli?

Em termos muito simples e rudimentares, Loli é um termo japonês para uma menina que não atingiu a idade para consentimento sexual. A palavra é contraída de “lolita” que tem origem na novel Lolita por Vladimir Nabokov.

Mas é assim tão simples? Nem por isso e pode surgir confusão entre os termos Loli e Lolicon que parecem o mesmo, mas não o são.

A cultura de Loli pode ser vista de várias formas, desde publicidade, mangás, anime, cosplay, etc…. A maioria das características do Loli envolve olhos muito grandes, um rosto pequeno e bem arredondado e uma pequena estrutura. Enquanto o termo Loli se refere a uma menina que é muito jovem, o outro termo Lolicon refere-se a uma fixação ou forte atração por meninas menores de idade.

Isto pode ser muito confuso para muitos, na medida em que um termo está bem definido, enquanto que Lolicon é um morfema que deriva da combinação de duas palavras para formar uma e é baseado numa plataforma física e psicológica. Loli concentra-se nos aspectos mais jovens da vida, fazendo-o de uma maneira muito adorável e inocente, como uma criança faria. Já Lolicon concentra-se mais nos impulsos psicológicos reais que um indivíduo tem em procurar alguém que demonstre tais comportamentos para se envolver num relacionamento, etc.

Como já mencionado, o termo Loli refere-se a um personagem que apresenta características muito infantis, e esse é o fator de venda do género. Há centenas, se não milhares, de animes e mangás que abordam o loli, e a tendência continua a crescer com o passar do tempo. As personagens não precisam necessariamente de ser muito jovens, mas sua aparência é o que dá uma sensação inocente e vibrante que chama a atenção do espectador.

O que acham? A ONU (Organização das Nações Unidas) tem razão em banir este género? Deveriam especificar mais o que é permitido ou não?