On Your Mark: O Videoclipe feito por Hayao Miyazaki

Que Hayao Miyazaki é um colosso da indústria dos anime e um dos diretores do cinema animado mais aclamados da história já é de conhecimento geral.

Mas o que poucos sabem, é que o grande mestre do cinema japonês já deu um pezinho no mundo dos videoclipes, ainda que de uma forma pouco convencional.

Bloqueio criativo e nascimento de ‘On Your Mark’:

Tudo nesta inusitada aventura começa com um bloqueio criativo de Hayao Miayzaki durante a produção do aclamado ‘Princesa Mononoke’, que fez com que Miyazaki procurasse um projeto paralelo para se distrair.

Em 1995 ‘On Your Mark’ nasceu como uma curta, mas foi imediatamente entregue ao grupo musical CHANGE and ASKA para usarem como videoclip, substituindo o então videoclip da música ‘Heart’ (lançada um ano antes do lançamento de ‘On Your Mark’), fazendo com que esta música fosse também renomeada para o nome atual.

Não há nenhum motivo oficial que diga o motivo desta curta ter sido entregue diretamente à banda em questão, mas podemos imaginar que como se trata de uma curta com pouco mais de 6 minutos de duração e sem diálogos, os responsáveis acharam que ficava bem ao som de uma música (e de facto fica), então podemos supor que a banda tenha sido presenteada porque acharam que a música ‘casava’ bem com o tema.

O videoclipe foi extremamente bem recebido e elogiado pela sua animação e pela sua atenção ao detalhe. Teve a sua estreia oficial como uma curta antes do filme ‘Mimi wo sumaseba’ e foi lançado em Laserdisc e DVD como parte da coletânea All Things Ghibli Special Short Short, mas até agora (infelizmente) nunca foi lançado fora do Japão de forma oficial.

Sinopse:

Algures numa cidade futurista, temos uma polícia a invadir a base do que aparenta ser uma seita religiosa. Após um conflito armado onde a polícia vence, as tropas armadas começam a vasculhar os cadáveres com o intuito de encontrar sobreviventes. Neste processo, dois policias encontram uma menina algemada, inconsciente e com uma belas asas de anjo.

Toda a genialidade de Miyazaki em pouco mais de 6 minutos:

O videoclip é obviamente aberto a interpretações (assim como toda a forma de arte), mas tentaremos nos guiar pelas declarações e pelo perfil cinematográfico de Miyazaki.

De acordo com as declarações do nosso querido diretor, a história decorre num período onde os humanos vivem numa cidade subterrânea devido à poluição humana e à radiação, tornando a superfície um perigo para a vida humana.

Essas mesmas declarações já servem para entendermos tudo de uma forma muito mais clara, essas mesmas declarações remetentes à radioatividade são explicitadas ao longo da obra de forma subtil (embora bastante visível). Por exemplo, é possível ver o aviso de radiação em algumas placas no exterior da cidade, além de várias centrais nucleares de fundo.

No entanto, o principal motivo do isolamento da sociedade perante a radiação, é uma enorme ‘’caixa’ ’presente na superfície, que foi claramente inspirada na situação vivida pela cidade de Chernobyl em 1986, onde o acidente numa central nuclear quase passou de uma ameaça local para uma ameaça global. Essa mesma central nuclear acabou por ser coberta por uma enorme caixa (apelidada de ‘caixão’) de concreto para conter a radiação. Visto que o próprio Hayao Miyazaki citou Chernobyl numa entrevista que deu na época da divulgação de ‘On Your Mark’, faz com que esta analogia seja ainda mais próxima da realidade idealizada pelo diretor.

Todo o videoclip é uma demonstração de um possível cenário alternativo à nossa realidade caso a catástrofe de Chernobyl não tivesse sido contida a tempo. Por sua vez, a menina anjo presente na curta é a representação da esperança da humanidade, uma criatura totalmente diferente aos restantes habitantes, que consegue coexistir com a radiação, voando pelo ar e carregando a esperança da humanidade nas suas asas.

E é precisamente por ser única que tanto a seita religiosa como o governo querem ter a mesma sob o seu controlo, ambos com fins diferentes, ambos regidos pela ganância e pela tirania.

Impacto na carreira do diretor:

Na produção do videoclipe, Miyazaki teve a sua primeira experiência com as técnicas de animação por computador. E como naquela época o Studio Ghibli não possuía o seu próprio departamento de informática, o trabalho acabou por ser terceirizado para a empresa CG Production Company Links.

As técnicas usadas e adquiridas através da produção de ‘On Your Mark’ foram posteriormente utilizadas na produção do filme ‘Princesa Mononoke’, provando que o bloqueio inicial que o impossibilitava de continuar a produção acabou por ser algo benéfico para o resultado final.

Artigo por Eduardo Beja. Podem enviar os vossos artigos aqui.

Subscreve
Notify of
guest
3 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
🍦Pico🍦
🍦Pico🍦
20 , Fevereiro , 2022 16:59

Não conhecia, mas achei interessante, vou dar uma olhada.🍦

Thayse Reboledo
Thayse Reboledo
20 , Fevereiro , 2022 15:44

Já conhecia, acho maravilhoso!!!

Samuel Silva
Samuel Silva
21 , Fevereiro , 2022 22:48

Lembro-me de ter visto o videoclip há muitos anos e de ter gostado muito da animação e da história mas da música, nem por isso. Vou aproveitar para rever.