Mais...
    InícioAnimeOpinião: Está na hora dos eventos de anime usar a tecnologia a...

    Opinião: Está na hora dos eventos de anime usar a tecnologia a seu favor

    Neste último final de semana foi realizada na cidade de São Paulo mais uma edição do evento Ressaca Friends, entre as atrações do evento teve a presença do produtor japonês Tetsuya Watanabe. Watanabe é conhecido por ter participado da produção de sucessos em anime e live action, como Naruto, Pretty Guardian Sailor Moon, Monster Rancher, Paradise Kiss, Hikaru no Go, Fullmetal Alchemist, xxxHolic e Yu-Gi-Oh, e em seu painel no evento contou diversas informações interessantes sobre a indústria dos anime e mangas.

    Entre as informações faladas por Watanabe, foi revelado que os seiyuu (atores de voz) japoneses trabalham na atuação de voz durante a semana, com a possibilidade de trabalhar nos finais de semana em eventos quando necessário, o que significa que é impossível deles participarem de eventos no exterior. Isso me levou à seguinte questão: Por que não utilizar a tecnologia a favor dos eventos no exterior?

    Assim como os atores de voz, os mangakas japoneses também acabam não participando de muitos eventos no exterior, sabemos que alguns deles não participam por questão de segurança pessoal, outros por causa dos trabalhos com a publicação de sua obra. Entendemos estes motivos como impedimentos para que eles não consigam se deslocar para outros países, mas, graças às muitas evoluções tecnológicas nos últimos anos, foi possível que a comunicação se tornasse algo muito mais prática de ser utilizada para muitos.

    A autora coreana A1 no Anime Friends 2022.

    Atualmente existem muitos aplicativos mobile, ou programas/sites no computador, para a realização de conversa online e que são utilizadas de diversas formas no meio corporativo para reuniões entre pessoas em locais diferentes. Já no meio do jornalismo a tecnologia é utilizada com os jornalistas conseguindo entrar ao vivo utilizando apenas um aparelho mobile com conexão com a internet. Sem falar que atualmente diversos estúdios de filmes/séries passaram a realizar junket (entrevistas) online entre os veículos e os artistas de suas produções. Até nas lives do OtakuPT é utilizado um site que permite reunir pessoas de locais diferentes na transmissão ao vivo.

    Eventos como a San Diego Comic-Con, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e a CCXP já realizaram painéis em que algum de seus participantes não estavam presentes no local do evento. Na edição online da San Diego Comic-Con em 2021 o mangaka Junji Ito participou do evento de forma online mas em um painel pré-gravado, mas na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2021 o mangaka participou ao vivo de forma online e respondeu perguntas das mediadoras do painel e também do público que estava presente no local do evento. Já na CCXP 2022 tivemos no Palco Bentô um painel sobre V-Tuber, com a presença online de alguns V-Tubers falando ao vivo para o público presente no evento.

    Muitos organizadores de eventos anime falam que possuem dificuldades para trazerem pessoas da indústria para participarem por causa do deslocamento para outros países, mas pelos precedentes anteriores creio que o uso da tecnologia é um ingrediente que deveria ser explorado de forma mais incisiva dentro dos eventos, com a possibilidade trazer mais atrações que agreguem no conteúdo do evento e que anteriormente seriam muito mais difíceis de virem ao país por causa do deslocamento ou questões de trabalho com suas obras. Isso possibilitaria a realização de painéis ou masterclass com mangakas, entrevistas com atores de voz ou até bate-papo com produtores ou pessoas diretamente ligadas à produção anime falando diretamente do Japão.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    CaioVictorFAD
    CaioVictorFA
    19 , Dezembro , 2022 12:52

    Cara concordo plenamente, vivemos numa época em que a distância não é mais um impeditivo para a comunicação acontecer, se eles REALMENTE quisessem que os dubladores ou mangakas tenham contato com fãs do exterior, eles podem tranquilamente fazer isso, se não fazem é por que não querem, por que nada os impedem disso, ainda mais que o Japão é um dos países MAIS AVANÇADOS TECNOLOGICAMENTE que existem.

    Last edited 1 ano atrás by CaioVictorFA
    Bruno ReisD
    Bruno Reis
    Membro
    19 , Dezembro , 2022 13:21

    Sendo alguém que outrora organizou diversos eventos no Algarve concordo a 100% tudo o que referes no texto. A tecnologia não só permite reunirmos indivíduos de qualquer parte do mundo instantaneamente como também realizar outras dinâmicas entre os fãs reduzir imenso custos de um evento. Vocês não têm noção a dimensão dos custos que uma organização têm quando convida alguém. Alguém da viagem, temos a estadia, alimentação e outros custos adicionais.

    Infelizmente durante a pandemia descobrimos que a internet pode ser o único elo para comunicação. No final tudo é regido pelos recursos e imaginação é mais que possível integrar a tecnologia em painéis em qualquer evento.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares