Mais...
    InícioAnimeOs otakus de Idols são os mais ativos no Japão

    Os otakus de Idols são os mais ativos no Japão

    Oshi no Ko op anime hearts

    Um artigo pelo Mainichi Shimbun veio confirmar aquilo que já aqui noticiámos várias vezes, os otakus de Idols são os mais ativos e os que gastam mais dinheiro. Uma pesquisa on-line realizada pelo Yano Research Institute Ltd. no Japão com 10.000 pessoas com idades entre 15 e 69 anos em julho revelou que os fãs de ídolos são “os mais ativos” em termos de quanto dinheiro e tempo gastam nos seus interesses, em comparação com aqueles que têm outros hobbies. O estudo concentrou-se em pessoas que se identificavam como otaku ou eram percebidas como tal por outras pessoas.

    Entre os 30 hobbies abordados na pesquisa, estima-se que “mangá” seja o mais popular entre os otakus, com 6,74 milhões de fãs em todo o Japão, seguido por “anime” com 6,57 milhões; “ídolos” com 4,29 milhões; “jogos de consolas” com 3,18 milhões; “jogos mobile” com 2,88 milhões; “Jogos para PC” com 1,78 milhão; “Light Novels” com 1,26 milhão; “figuras” com 1,15 milhão; “dojinshi” ou obras impressas autopublicadas com 1,1 milhão; e “kits de modelos” com 890 mil.

    Em termos de gastos, a maioria dos entrevistados indicou que gasta entre 10.000 e 50.000 ienes (aproximadamente 70 a 340 dólares) por ano em “otakatsu” (atividades otaku). Por hobbies, os gastos foram maiores entre os fãs de “construir um PC ou dispositivos eletrónicos”, que gastaram 105.652 ienes (720 dólares) por ano em média, seguidos pelos fãs de ídolos que gastaram 81.085 ienes (550 dólares) e “serviços de maids e cosplay” que gastaram 63.533. ienes (430 dólares).

    Em termos de horas semanais gastas nos seus hobbies, os fãs de “YouTubers Virtuais (VTubers)” lideraram a lista com 15,7 horas, seguidos pelos entusiastas de jogos com fãs de “jogos para PC”, “jogos para smartphones” e “jogos de consolsd” que gastaram 13,3, 11,9 e 11,7 horas respetivamente.

    Uma análise mais aprofundada da relação entre tempo e dinheiro gasto em atividades otaku mostrou que os fãs de ídolos eram “os mais ativos em gastar dinheiro e tempo”. 25,3% dos ídolos de otakus responderam que gastam “mais de 10 horas por semana e mais de 50.000 ienes por ano” e idols. Cerca de 30% dos fãs de ídolos disseram que gastam mais de 100.000 ienes (680 dólares) por ano nas suas atividades, uma percentagem maior em comparação com otakus em outras áreas.

    Uma análise mais aprofundada das características destes fãs revelou que a maioria são mulheres na faixa dos 10 aos 30 anos, e cerca de 25% são estudantes, tendo relativamente mais tempo para se dedicarem aos seus hobbies. O Yano Research Institute Ltd. concluiu que “a mesada familiar média dos otaku de ídolos não é significativamente diferente da de outros otakus e que eles tendem a gastar mais da sua mesada disponível nas suas atividades”.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares