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    Produtor Masuo Ueda explica por que não existem sindicatos de animadores

    A indústria anime depende muito de freelancers, o que torna a sua organização coletiva difícil.

    Numa conversa com a animadora e designer de personagens Terumi Nishii (JoJo’s Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable, Knights of the Zodiac: Saint Seiya) no seu canal de youtube o produtor Masuo Ueda explicou por que não existem sindicatos de animadores no Japão.

    Embora ele tenha dito que a Toei Douga (agora Toei Animation) estabeleceu um sindicato, e que a antiga Mushi Productions empregava cerca de 250 pessoas, devido aos ganhos financeiros de toda a indústria e a uma redução acentuada da força de trabalho ao longo dos anos, agora é muito raro os estúdios anime modernos serem grandes empresas em seu próprio direito. Alguns estúdios (como A-1 Pictures e CloverWorks) existem como subsidiárias de grandes empresas, mas a filosofia de gestão é diferente da dos grandes estúdios mais antigos.

    Devido à falta de padrões unificados e ao facto de que os estúdios anime muitas vezes não têm controlo total sobre os orçamentos de produção, é muito difícil chegar a um acordo sobre um salário mínimo para os animadores. Ueda afirma que mesmo que um grupo de artistas decidisse por um valor concreto, não seria difícil para as empresas encontrar artistas diferentes que aceitariam uma taxa mais baixa (ou seja, dumping salarial). Além disso, alguns veteranos relembram as falhas da Associação de Criadores de Animação do Japão (JAniCA) em promover a proteção do trabalhador e estão pessimistas quanto a isso. Ueda e Nishii concordam que existe um sentimento comum de apatia entre os animadores, apesar do acordo generalizado de que os salários deveriam ser mais altos em todos os setores.

    Por outro lado, Masuo Ueda notou o sucesso dos esforços de organização de seiyuu e guionistas. Ele argumentou que, em vez de tentar agrupar todos num coletivo para animadores em geral, seria mais prático e viável para os diretores de animação anexar especificamente os seus nomes a um grupo que negocia em seu nome. De acordo com Ueda, diretores de animação e designers de personagens costumam ser membros essenciais da equipa de produção, e os seus esforços podem transformar uma série num sucesso ou fracasso. Portanto, eles estão numa posição com mais poder para negociar do que um artista de nível inferior. No entanto, estando muito familiarizado com o trabalho dos animadores-chave e inter-médios, um sindicato dos diretores de animação seria o primeiro passo para criar um coletivo viável que defenda os direitos de todos os animadores.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    🎆Pico🎆
    🎆Pico🎆
    31 , Dezembro , 2021 16:21

    Japão tem que resolver isso dos animadores logo, senão vai haver um colapso.🍦

    Nobody XIV
    Nobody XIV
    Reply to  🎆Pico🎆
    31 , Dezembro , 2021 17:11

    Um colapso nervoso, isso sim.

    Nobody XIV
    Nobody XIV
    31 , Dezembro , 2021 15:18

    Até que faz sentido.

    luna
    luna
    14 , Janeiro , 2022 3:04

    por que diachos eles não dividem o trabalho para cada um seria tão mais facil?! oh povo complicado!

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