Mais...
    InícioAnimeThe Tatami Galaxy - A eloquência da adolescência tardia

    The Tatami Galaxy – A eloquência da adolescência tardia

    Artigo enviado por Jonh Vini.

    Olá bom dia, boa tarde ou boa noite a você que quer ver algo diferente do tradicional, eu, Jonh Vini, vos trago uma obra bastante underground por justamente abordar algo bastante incomum até hoje em dia: os jovens da faixa de 19 ao 24 anos, os universitários; mas Youjo-Han Shinwa Taikei, ou simplificando The Tatami Galaxy, não é tão complicado quanto vocês pensam, tirando  os diálogos à la narrador de futebol de velocidade.

    Sinopse 

    Primeiramente vamos explicar algo, The Tatami Galaxy é uma das poucas, que sã a única, narrativa em eu-lírico e tal fórmula  também é utilizado no anime que acompanha eu, sim pois Watashi(私) ou Boku(僕) é referenciado ao nosso protagonista, que era justamente um estudante do terceiro ano da universidade de Quioto que não estava preocupado com nada até encontrar Kamotaketsunumino-Kami, ou para simplificar Deus casamenteiro que lhe dar um “vislumbre de felicidade” ao falar que ele casará com uma bela e independente moça cujo o nome Akashi e a partir daí termos nosso protagonista tentando conquistá-la.

    Você pode pensar que essa sinopse é basicamente de uma comédia romântica mas o que mais vale nesse anime é toda a experiência passada na obra.

    Mim, intelectual, tentando vôs convencer a assistir esse anime
    Mim, intelectual, tentando vôs convencer a assistir esse anime

     

    Ficha Técnica

    The Tatami Galaxy é uma novela universitária escrita por Morimi Tomihiko que também escreveu Uchouten Kazoku,Penguin Highway e A noite é curta, ande garota! sendo que The Tatami Galaxy é a segunda obra de Tomihiko, lançado em 2004 e re-lançado em 2008, sendo que é a primeira publicação que foi internacionalizada com lançamentos na Coreia e China em 2008 e 2009 respectivamente.

    Ainda não tem em português.
    Ainda não tem em português.

    Já a adaptação para animação caiu no colo da Madhouse mas se vocês já perceberam uma semelhança visual com A noite é curta, ande garota! que é do estúdio Science SARU é simplesmente porque maioria da staff de The Tatami Galaxy trabalhou em A noite é curta, ande garota! por começar pelo diretor pois é Yuasa Masaaki que dirigiu Ping Pong the animation, Super Shiro, Uchouten Kazoku, além de A noite é curta, ande garota! o também famoso Devilman:Crybaby, vulgo anime do ano 2018 pelos leitores da OtakuPT, é de fato um diretor bastante respeitado por seu trabalho e The Tatami Galaxy é uma ótima obra para servir de exemplo.

    Já o compositor de série, que também escreveu o script de A noite é curta, ande garota!, Penguin Highway e na própria obra, Ueda Makoto possui uma boa e descritiva escrita para adaptar uma obra tão profunda quanto The Tatami Galaxy.

    Diretor bom
    Diretor bom

    Partindo para o character design/Chefe de animação da obra Itou Nobutake é um velho conhecido de Yuasa pois os dois trabalharam juntos em Kaiba, Ping Pong the animation e Yoake Tsugeru lu no Uta o último filme anime de Yuasa, até a publicação desse artigo, fora A noite é curta, ande garota!, mas Itou possui uma carreira mais diversificada pois ele fez o character design no filme Giovanni’s Island, foi key-animation em séries como Evangelion, Samurai Champloo, Summer Wars e Wolf Children, sendo os dois últimos filmes, com esses títulos fica fácil dizer que é um ótimo profissional.

    Um escritor consagrado.
    Um escritor consagrado.

    Por fim a música desse anime ficou nas mãos, ou melhor nos ouvidos de Oshima Michiru que só trabalhou em Fullmetal Alchemist, Little Witch Academia, Akagami no Shirayuki-Hime, Yagate Kimi ni Naru e Rokka no Yuusha fora outros e com esse currículo não é nada fácil achar uma outra crítica além de perfeita.

    Uma boa compositora
    Uma boa compositora

     

    Opening e Ending

    Mais um ponto ótimo nessa obra de arte chamado The Tatami Galaxy é sua abertura pois “Maigo Inu to Ame no Beat (迷子犬と雨のビート)” é cantada pela famosa Asian Kung-Fu Generation, sim aquela banda das famosas openings de Naruto e posso dizer que essa opening é fantástica justamente por ser calma e pacífica como a batidas após da chuva.

    Já a ending segue o modelo Shaft mas “Kamisama no Iutoori (神様のいうとおり)” pela Juuji Ishiwatari & Yoshinori Sunahara + Etsuko Yakushimaru não é tão lembravel em comparação da opening por ser bastante eletrônica e cheia de filtros que altera o vocal da música, mas tirando isso é até boa.

     

    Os dubladores e os dublados

      Por fim vamos falar da grande alegoria desse anime: os personagens pois como disse antes é uma obra que trabalha com eu-lírico, tanto que o protagonista se chama eu[Watashi(私) ou Boku(僕)], então praticamente todos os causos da série e funciona justamente ser um personagem sem-nome pois todos os causos são identificáveis, por ser um anime episódioco, cada episódio tem um problema real e tal problema é trabalhado na visão do nosso herói sendo a principal achar um par, e que par pois Akashi é uma bela, forte, independente mulher, com uma personalidade forte e lógica, já que todos os personagens são universitários, sempre é mostrada, sem sexualização que é uma assinatura dos produtores caso vocês lembrem de A noite é curta, ande garota!, como o objeto de felicidade máxima do nosso herói, e o máximo que posso falar pois as demais características dela seria um spoiler;  já os dubladores Asanuma Shintaro é um dublador “Underground”, pois seus trabalhos mais famosos foram em Assassination Classroom(Maehara Hiroto), Acchi Kocchi(Inui Sasaki), Seitokai Yakuindomo(Tsuda Takatoshi), Tokyo Ghoul(Nishio Nishiki), Wake up, Girls!(Matsuda Kouhei) e Hajimete no Gal(Hashiba Junichi), já dublado nosso herói foi um ótimo trabalho adaptando cada ato mostrado, já Sakamoto Maaya não é tão “Underground” e posso falar em dois nomes: Mari do Rebuild of Evangelion e Ryogo Shinki de Kara no Kyoukai, fora Kiss-Shot de Monogatari series, Ciel de Kuroshitsuji, Joana D’arc de Fate series, Lunamaria Hawke de Gundam SEED, Merlin de Nanatsu no Taizai, Pandora de Cavaleiros e Crona de Soul Eater, pausa para respiro, sua dublagem como Akashi foi fácil, já que uma dubladora com uma bagagem, fazer uma personagem com entorno de 20 anos, que é basicamente uma japonesa universitária básica não é difícil para ela.

    Grandes atores.
    Grandes atores.

    Já o principal problema do nosso herói é justamente seu melhor “amigo” pois Ozu sempre leva nosso protagonista ao mau caminho, mesmo com toda sua malícia descobrimos no último episódio algo bastante chocante; indo para o dublador Yoshino Hiroyuki é um dublador com uma voz bastante reconhecido graças a sua rouquidão(Present Mic de Boku no Hero, Ranta de Hai to Gensou no Grimgar, Iwaizumi Hajime de  Haikyuu!!!!, Saruyama Kenichi de To Love-Ru, Favaro Leone de Shingeki no Bahamut, Arakita Yasutomo de Yowamushi no Pedal e Inumuta Houka de Kill la Kill), tal característica é bem usado no personagem.

    Grande ator²
    Grande ator²

    Enquanto temos um “demônio” também temos um Deus, Kamotaketsunumino-Kami ou deus casamenteiro para simplificar, sempre é mostrado como a referência para nosso herói nos causos dos episódios, sempre é aquele que se destaca nos círculos que nosso herói vive e sempre tem uma solução para os problemas do nosso herói; Fujiwara Keiji é que dar a voz a ele, fora Fujimoto Shiro de Ao no Exorcist, Nohara Hiroshi de Crayon Shin-chan, Maes Hughes de Fullmetal Alchemist, Hatori Zenzou de Gintama, Hannes de Shingeki no Kyojin e Shikada You de Dagashi Kashi, como deus casamenteiro é praticamente um filósofo seu dublador mais leu citações do que atuou como o mesmo.

    Kami-sama pode ser cruel.
    Kami-sama pode ser cruel.

    Já os ícones de ambos os sexos Jougasaki Masaki(Suwabe Junichi: Archer de Fate Series, Freed de Fairy Tail, Itami Youji de GATE , o Rei demônio atual de High School DxD, Aomine Daiki de Kuroko no Basket, Hayama Akira de Shokugeki no Souma,Atobe Keiko de The Prince of Tennis, Kanzaki Tooji de Yowamushi no Pedal e Aizawa Shouta de Boku no Hero Academia) e Hanuki Ryouko(Kaida Yuuko: Elizabeth Mably de  Freezing, Tsukuyo de Gintama, Ryomou Shimei de Ikkitousen, Inoue Jun de Saki, Yomikawa Aiho de Index, Isabela de The promised Neverland e Risty de Queen Blade) são as pessoas mais populares do círculo do nosso herói, sempre falantes e rodeado de amigos, apesar de que seus defeitos são gritantes.

    Um boque de rosas de vidro.
    Um boque de rosas de vidro.

    Indo para as personagens que só aparecem apenas uma cena, mas quando aparecem você sabe que algo que vai acontecer e essa personagem é a adivinhadora[Uranai(占い)] que quando aparece sabemos que nosso herói deve agir; Mayama Ako é uma dubladora pouca conhecida pois alguns trabalhos em animes desconhecidos como Fairy Tail(Ooba Babasaama), Yu Yu Hakusho(Miyuki) e Hoozuki no Reitetsu(Datsueba), sua dublagem foi ok, nada para destacar.

    Nunca encontre ela.
    Nunca encontre ela.

    Por fim vamos falar do instinto mais animal do nosso herói, aquele que sempre se apresenta o desejo do mesmo esta a flor da pele, talvez falar o que ele é seria o spoiler ou até mesmo algo impróprio mas usarei o nome dado a obra pois Johnny é desempenha o espírito cavalar do nosso herói; a voz do personagem pertence a Hiyama Nobuyuki que já trabalhou em Bleach(Madarame Ikkaku),Yu Yu Hakusho(Hiel), Gurren Lagann(Viral), Fatal Fury/The King of Fighters(Joe Higashi), HOTD(Hirano Kouta) e Kill la Kill(Sanageyama Uzu) sempre com sua eloquente voz rouca, tal característica transforma o personagem de maneira cômica.

    Hey Johnny.
    Hey Johnny.

     

    Considerações pessoas

    The Tatami Galaxy possui suas semelhanças com o Nhk ni Youkoso e talvez seja isso que me prendeu a série logo no primeiro episódio, o próprio problema de Hikikomori é trabalhado na série mas semelhanças acabam aqui pois The Tatami Galaxy é muito mais abrangente, ao trabalhar com os problemas do “recém-maduros” jovens japonês que adentram na universidade, que por si só é um mundo totalmente novo.

    Galera querendo acabar com a noite.
    Galera querendo acabar com a noite.

    O trabalho da produção desse anime mostra como cada experiência é diferente com cores destoantes e enquadramentos abstratos, talvez vocês estranhem a primeira olhada mas logo percebem que de fato é compreensível no contexto geral.

    Um belo delírio.
    Um belo delírio.

    Recomendo tal obra com certas ressalvas pois você deve estar de cabeça aberta e ouvido afiado para absorver todo o conteúdo da obra, que não é tão profundo mas faz pensar sobre a vida; uma nota para essa obra é um 09/10 fácil.

    “­—lascou”
    “­—lascou”

    Bem é isso, para o pessoal que assistiu o anime, deixe um comentário sobre a sua experiência com a série para o pessoal que não viu ganhe mais coragem para assistir; e isso é tudo Jonh Vini aqui, a espera de vossos Feedbacks e até mais.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    1 COMENTÁRIO

    Subscreve
    Notify of
    guest

    1 Comentário
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Charles
    Charles
    26 , Agosto , 2019 7:17

    Um anime bem popular com a galera pseudointelectual. Achei bacana na época que vi, nada memorável. Muitos diálogos desnecessários que deixavam a obra maçante, mas tinha seus momentos.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares